Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: PSP cria sistema para combater violência nos hospitais

Publicado

em

 A PSP revelou hoje que criou pontos oficiais de contacto em todo o país para prevenir e monitorizar a ocorrência de episódios de violência no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que no ano passado aumentaram 16%.

Inês Lemos, do departamento de operações da Polícia de Segurança Pública, avançou que no âmbito do programa de policiamento de proximidade “Saúde em Segurança” foram criados pontos oficiais de contacto da PSP em todos os concelhos onde existe esta polícia.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Segundo aquela oficial da PSP, os agentes que integram os pontos oficiais de contacto estão hoje a receber formação, juntamente com os efetivos que a polícia tem diariamente em alguns hospitais.

Inês Lemos precisou que são 150 os polícias que estão a frequentar hoje a formação, que conta com a participação do coordenador do gabinete de segurança na saúde, médicos e representantes das cinco administrações regionais de saúde (ARS).

“Na formação são abordados os procedimentos e a forma de atuar junto dos profissionais de saúde, mas também a forma como se devem realizar as reuniões e a articulação com os pontos oficiais de contacto do SNS”, disse.

De acordo com Inês Lemos, os “grandes pontos” desta formação passam pela prevenção e monitorização dos episódios de violência, conselhos de segurança e organização do SNS”.

A oficial da PSP explicou que os pontos oficiais de contacto estão criados em praticamente todos os concelhos do país e são “pontos de ligação com o SNS, que reúnem, fazem uma articulação a nível regional e local e dão diretrizes ao efetivo”.

“Estamos a falar de polícias do norte ao sul do país e serão eles o elo de ligação não só para o SNS, como também para a PSP para levar a cabo todo esta ação e policiamento”, disse.

De acordo com a PSP, o gabinete de segurança na saúde registou 961 casos de violência em hospitais e centros de saúde em 2021, um aumento de cerca de 16% em relação a 2020.

Inês Lemos referiu que a maior parte da violência registada é psicológica, nomeadamente assédio e ameaças, e é sobretudo praticada por utentes ou familiares contra médicos, enfermeiros e assistentes.

“Em janeiro deste ano foi aprovado o plano de ação para a prevenção da violência no setor da saúde e este plano preconiza um policiamento de proximidade. Daí que a PSP tenha criado o programa Saúde em Segurança”, explicou.

A oficial da PSP acrescentou que este programa tem três fases, designadamente a formação, que está a decorrer hoje, a articulação dos pontos oficiais de contacto com o SNS e a realização de ações de sensibilização junto dos profissionais de saúde.

Inês Lemos precisou que no âmbito das ações de sensibilização os polícias integrados no programa “Saúde em Segurança” vão passar aos profissionais de saúde conceitos de segurança, formas de atuação em situações de violência e como podem organizar o consultório com mais condições de segurança.

A PSP vai ainda, durante o mês de abril, aumentar o policiamento nos hospitais e centros de saúde.

Segundo a PSP, este programa tem como principais funções “aumentar o policiamento junto das unidades de saúde e prevenir este tipo de fenómenos”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Barceloshá 7 horas

Funeral da menina de 8 anos falecida em trágico acidente em Barcelos realiza-se esta quinta-feira

Realiza-se esta quinta-feira o funeral de Gabriela Moreira, a menina de 8 anos que perdeu a vida na sequência de...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Jovem de 18 anos com deficiência motora agredido com soqueira na Praça D. Maria II

Um jovem de 18 anos que padece de uma deficiência motora terá sido agredido com uma soqueira por dois outros...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão espera quarta-feira de sol e “máximas” de 25.º graus

Famalicão espera, esta quinta-feira, mais um dia de sol, parcialmente nublado, de acordo com as previsões meteorológicas do Instituto Português...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão é palco de momento inédito no jazz português “25 de Abril em Jazz”

Famalicão é palco do concerto de jazz inédito “25 de Abril em Jazz”, a realizar Paços do Concelho de Vila...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Agrupamento de Escolas D. Sancho I recebe grupo de alunos e professores da Croácia

Agrupamento de Escolas D. Sancho Irecebeu um grupo de cinco alunos e três professores Escola Básica Dobrisa Cesarié, Osijek, da...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Amadeu Dinis assume presidência da ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais

O diretor da CIOR, escola profissional de Famalicão foi escolhido como o novo presidente da ANESPO, Associação Nacional de Escolas...

Famalicãohá 12 horas

1200 alunos visitaram a feira do secundário em Vale São Cosme

A “Feira do Ensino Secundário 2024 – Escolhe o Teu Futuro!” decorre a partir de hoje, terça-feira, no CIEES, em...

Paíshá 13 horas

Governo vai apresentar plano de emergência perante falta de professores. Uma situação “gravíssima”

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou hoje que o Governo vai apresentar “em breve” um plano...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Abastecimento de água cortado na Travessa Eixidos esta quinta-feira

A zona da Travessa Eixidos e área envolvente irá registar um corte no abastecimento de água, esta quinta-feira, informou a...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Despiste rodoviário faz um ferido em Joane

Uma pessoa ficou ferida, ao final desta manhã, na sequência do despiste de um veículo ligeiro, na Rua Padre Benjamim...

Arquivo

Mais Vistos