Famalicão
Famalicão estabelece meta de 60 mil árvores até 2030

No passado sábado, dia 25 de março, durante a Semana do Ambiente, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão anunciou a sua nova meta ambiental para 2030. A autarquia assinou um protocolo de cooperação com a associação ambiental local H2Ave, com o objetivo de promover e gerir de forma mais sustentável o arvoredo municipal.
O presidente da Câmara explicou que a meta atual de 30 mil árvores será alcançada ainda este ano e que é hora da comunidade famalicense abraçar uma nova meta. Ele também destacou projetos urbanísticos, como o Parque Verde Urbano do Pelhe e a expansão do Parque de Sinçães, que contribuirão para a nova meta.
O protocolo assinado com a H2Ave estabelece que a associação irá colaborar com a autarquia na gestão, substituição e plantação de árvores nos ecossistemas urbanos, rurais e ripícolas do concelho. A H2Ave irá ainda propor e promover programas de capacitação à população e sugerir a arborização de áreas ao abrigo de projetos ambientais municipais.
Por sua vez, a autarquia compromete-se a apoiar as ações da H2Ave e promover ações de arborização e projetos ambientais em parceria com a associação. Refira-se que a H2Ave tem como objetivo a promoção ambiental e valorização da zona envolvente do Rio Ave, assegurando uma harmonia entre o meio ambiente, as populações e o desenvolvimento socioeconómico.

Famalicão
Famalicão: “Musaranho” de Bordalo II é a nova atração da Praça D. Maria II
A Praça D. Maria II, em Famalicão conta a partir de hoje com o “Musaranho” a nova obra do escultor Bordalo II.
A obra foi desenvolvida a partir de mais de 1000 brinquedos antigos e danificados, doados por crianças do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho e foi inaugura esta segunda-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente.
O “Musaranho” tem cerca de 4 metros de altura e a escolha deste animal não foi ao acaso.
Desporto
Famalicão: Petizes e traquinas do Bairro FC visitaram a Cidade do Futebol onde treinam os seus ídolos da Seleção Nacional

Os escalões de petizes e traquinas do Bairro Futebol Clube, visitaram, este sábado a Cidade do Futebol, local onde decorrem os treinos dos atletas da Seleção Nacional, em Oeiras.
Estes pequenos grandes atletas ficaram assim a conhecer o espaço frequentado pelos seus ídolos, uma “experiência perdurará por muitos anos na memória de cada um deles e delas”, afirmam os responsáveis do clube.
Garantindo que valeu todo o esforço em prol desta viagem, os adultos, que acompanharam os petizes e traquinas salientam o “sorriso rasgado que foi constante a cada porta que se abria”.
Estes agradecem a oportunidade à Federação Portuguesa de Futebol, assim como a todas as entidades envolvidas na concretização desta iniciativa.
Desporto
Jorge Silva não vai voltar a candidatar-se à presidência do FC Famalicão

O atual presidente do Futebol Clube Famalicão, Jorge Silva, não se voltará a candidatar, nas próximas eleições do clube, a 16 de junho, informou, esta segunda-feira, o próprio durante uma entrevista ao canal do clube.
Para esta decisão, o presidente alega motivos pessoais, nomeadamente o desgaste familiar.
Depois de oito anos na liderança deste projeto, Jorge Silva diz abandonar o cargo deixando para trás uma herança diferente da que encontrou, salientando os frutos da criação da Academia FC Famalicão, que considera ser “o segredo, a essência e a base de tudo o que está a
acontecer hoje, no clube“, chgando mesmo a afirmar que a formação do clube se encontra, neste momento, num “patamar de excelência”, que possibilita a disputa de competições, “de igual para igual”, frente aos melhores clubes, situação que não se verificava anteriormente, de acordo com o mesmo.
Nesta fase de despedida, Jorge Silva lembra o sucesso recente da equipa de futebol feminino, que apenas 4 anos após a sua fundação, já conquistou uma Taça de Portugal.
Jorge Silva, em mensagem aos famalicenses, pede que “observem o FC Famalicão com orgulho
e que percebam que todos são necessários neste projeto.” O presidente finaliza a mensagem a
pedir que “amem e valorizem com orgulho a instituição – FC Famalicão”.
Em março deste ano, Jorge Silva já havia indicado a possibilidade de não se recandidatar, possibilidade que deixou “no ar”.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Chuva e máximas de 20.º graus esta segunda-feira
-
Paíshá 1 semana
Faleceu teclista dos Ornatos Violeta Elísio Donas aos 48 anos
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Trabalhadores da Transdev iniciam hoje greve de 48 horas
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão Barcelos e Braga somaram 47 acidentes de viação em menos de uma semana. PSP apela à responsabilidade