Siga-nos nas redes
Publicidade

Famalicão

Famalicenses CeNTI e Citeve criam fibras têxteis a partir de pasta de eucalipto

Publicado

em

O Centi e Citeve, ambos localizado em Famalicão, levam a cabo a criação de fibras têxteis rastreáveis e funcionais a partir de pasta de eucalipto.

Em conjunto com a Caima, uma das mais antigas fábricas de celulose do país
pertencente ao Grupo Altri (referência europeia no setor da pasta de papel), estes visam não só
valorizar um recurso nacional, incluindo-o em processos de valor acrescentado, como também
minimizar a importação de fibras celulósicas, nomeadamente da Ásia, assegurando uma
resposta local/europeia, economicamente viável e mais sustentável.

“A inexistência, a nível nacional, de processos de transformação da pasta [de celulose] em
fibra é um fator limitativo a nível técnico e económico para esta área geográfica [Portugal e
grande parte da Europa]. Com este Projeto, prevê-se, por isso, a capacitação técnica e
tecnológica para responder localmente às necessidades crescentes de consumo de pastas,
fibras e têxteis”, revelam os investigadores.

Neste momento, a produção de fibras celulósicas têxteis, com base em pastas solúveis, atinge quase 8 milhões de toneladas, sendo que a China representa quase 70% da quota global. Portanto, o grande desafio do consórcio é desenvolver uma solução alternativa à escala europeia que minimize a importação de fibras e reduza a pegada ecológica. No entanto, a inovação não se limita apenas a isso, pois os cientistas destacam a inclusão de agentes ativos e funcionais, como propriedades antimicrobianas, antiestáticas e retardantes de chama, nas fibras celulósicas têxteis, algo inovador em relação ao que existe atualmente no mercado.

Outro fator diferenciador dessas fibras celulósicas é a incorporação de agentes de rastreabilidade durante a fase de produção da pasta, o que permite identificar a matéria-prima e reconhecer o produto e suas características em relação aos materiais provenientes de outras fontes. De acordo com os responsáveis, a rastreabilidade ao longo da cadeia de valor é considerada uma mais-valia, permitindo à Caima não só rastrear seu produto, a pasta, como também oferecer essa mesma funcionalidade aos seus clientes. Até agora, fibras de Lyocell foram produzidas em uma unidade piloto construída especificamente para este fim, sendo as primeiras a serem desenvolvidas em território nacional. Também estão em teste fibras de Lyocell funcionalizadas com propriedades antibacterianas e retardantes de chama, bem como uma solução de rastreabilidade. Até o final do Projeto, previsto para junho deste ano, o consórcio espera validar essas soluções/ resultados, além de produzir fibras de Viscose com as novas propriedades.

O Eucalyptus globulus, a espécie florestal mais cultivada em Portugal, é a base dessas fibras têxteis inovadoras – Lyocell e Viscose. Segundo dados do 6º. Inventário Florestal Nacional (IFN6 2015) e da Carta de Uso e Ocupação do Solo de Portugal Continental de 2018 (COS2018), a área de eucalipto ronda os 740 Mha como espécie dominante, o que corresponde a 21% da área florestal, sendo a maioria plantações desta espécie.

Os investigadores afirmam que a pasta solúvel de Eucalyptus globulus para a produção de Lyocell é algo escassamente estudado e sistematizado, e os estudos existentes são breves e muito empíricos. Assim, o Projeto Fiber4Fiber está a contribuir para enriquecer o conhecimento técnico do setor e valorizar os recursos naturais nacionais, fomentando a sua utilização em processos com maior valor acrescentado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Entretenimento

ANTONINAS 2023: Maninho Anima noite chuvosa

Publicado

em

Por

Emissão em direto da fama Rádio e Televisão
PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicense Paulo Brandão abandona Theatro Circo após 10 anos numa “decisão partilhada”

Publicado

em

 O diretor artístico do Theatro Circo, Paulo Brandão, vai deixar o cargo, 10 anos depois de o assumir, devendo a substituição ser anunciada antes da ‘rentrée’, anunciou hoje a administração da sala de Braga.

“Depois de um ciclo longo de mais de uma década, marcado por uma afirmação qualitativa e quantitativa da sua programação cultural, é chegada a hora da renovação da direção artística do Theatro Circo. Esta mudança surge no momento certo para estruturar o novo ciclo que começa com a preparação de Braga 2025 Capital Portuguesa da Cultura e que tem como horizonte a estratégia Braga 2030”, pode ler-se num comunicado assinado pela administradora executiva do Theatro Circo, Cláudia Leite.

Em declarações à Lusa, Cláudia Leite explicou que Paulo Brandão permanece em funções até ao final do mês e que sai fruto de uma “decisão partilhada”, tendo havido “uma intenção de reestruturação e renovação”.

“É natural nestes lugares haver momentos de renovação e entendemos que seria o momento para o fazer e a altura ideal”, afirmou a administradora executiva, acrescentando que a programação está fechada até ao final do ano, o que vai permitir uma transição “tranquila e serena”.

Questionada sobre se vai ser aberto um concurso público ou se vão ser endereçados convites, Cláudia Leite disse que é uma decisão que está em aberto até ao final do mês, estando ainda a ser fechado o perfil da pessoa que deverá suceder a Brandão.

No texto hoje divulgado, a administração da sala municipal agradeceu a Paulo Brandão “a entrega, a qualidade e a irreverência com que pensou, estruturou e executou mais de uma década de programação de reconhecido relevo local, nacional e internacional”.

No mesmo comunicado, a administração do Theatro Circo realçou que a instituição está hoje “mais bem preparada” para enfrentar desafios como: “uma maior integração infraestrutural do setor cultural, um aprofundamento das ligações com as diferentes fibras que compõem o rico tecido cultural da cidade, um retrabalhar das disciplinas artísticas que sobem ao nosso palco e a procura da inovação na relação com a comunidade e na mediação de públicos”.

O ciclo de 10 anos na direção artística do Theatro Circo foi o segundo momento de Brandão à frente do espaço bracarense, depois de um período entre 2006 e 2010.

A Lusa tentou contactar Paulo Brandão, mas tal não foi possível em tempo útil.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Campo de festas de Delães recebe Arraial Santos Populares a 17 de junho

Publicado

em

O Agrupamento de Escuteiros 89, da freguesia de Delães, realiza, no dia 17 de junho, sábado, um “Arraial dos Santos Populares”, onde não irá faltar animação e música ao vivo.

O encontro tem lugar marcado no Campo das Festas de Delães, a partir das 15:00.

A música ao vivo inicia-se a partir das 21:00.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Entretenimentohá 6 horas

ANTONINAS 2023: Maninho Anima noite chuvosa

Famalicãohá 10 horas

Famalicense Paulo Brandão abandona Theatro Circo após 10 anos numa “decisão partilhada”

 O diretor artístico do Theatro Circo, Paulo Brandão, vai deixar o cargo, 10 anos depois de o assumir, devendo a...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Campo de festas de Delães recebe Arraial Santos Populares a 17 de junho

O Agrupamento de Escuteiros 89, da freguesia de Delães, realiza, no dia 17 de junho, sábado, um “Arraial dos Santos...

Entretenimentohá 12 horas

ANTONINAS: Maninho atua esta noite em Famalicão

Famalicãohá 12 horas

Famalicão espera fim de semana de chuva e máximas de 23.º graus

Famalicão espera um sábado e domingo com períodos de chuva e temperaturas máximas a oscilar entre os 22.º e 23.º...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Vermoim atribui mais um cheque de apoio à natalidade à mais nova habitante da freguesia

A Junta de Freguesia de Vermoim, em Famalicão, atribuiu mais um cheque de apoio à natalidade local, desta vez entregue...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Marchas Antoninas Infantis realizam-se na próxima segunda-feira às 14:30

Já foi reagendada a Marcha Antonina Infantil, inicialmente agendada para esta sexta-feira, mas depois cancelada devido ao mau tempo. Entretanto,...

Desportohá 14 horas

FC Famalicão: Colombatto alvo de processo disciplinar após alegados insultos a Pepe do FC Porto

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou ter instaurado um processo disciplinar ao argentino Santiago Colombatto, do...

Famalicãohá 15 horas

Mostra de talentos “Bernardino Got Talent” esta sexta-feira em Joane

A Escola Secundária Padre Benjamin Salgado, na freguesia de Joane, em Famalicão, realiza, esta sexta-feira, o espetáculo “Bernardino Got Talent”,....

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: CESPU recebe forum ‘Pensar as Cidades’ a 16 de junho

A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) vai acolher, no próximo dia 16 de junho, o fórum intitulado...

Arquivo

Mais Vistos