Siga-nos nas redes

Famalicão

Continental Mabor cria novo parque industrial de mais de 42 milhões de euros com 55 postos de trabalho

Publicado

em

O Governo declarou a utilidade pública da expropriação de terrenos para a criação do parque industrial da Continental Mabor em Lousado, Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga.

O despacho, assinado pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, sublinha que se trata de um projeto reconhecido com o estatuto de Potencial Interesse Nacional (PIN), prevendo um investimento de 42 milhões de euros e a criação de 55 postos de trabalho diretos.

Alude ainda à “idoneidade e credibilidade” do promotor, à “comprovada” viabilidade económica do modelo projetado e à “suscetibilidade de sustentabilidade ambiental”.

O projeto tem a pronúncia favorável de todas as entidades com direito de voto que integram a Comissão Permanente de Apoio ao Investidor, da Câmara de Vila Nova de Famalicão, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e do Instituto do Turismo de Portugal.

Com o parque industrial, a Continental pretende expandir a unidade fabril e as áreas de armazenagem, bem como criar infraestruturas (designadamente, estacionamento e balneários) para servir o aumento de trabalhadores esperado.

O objetivo é potenciar a oferta de pneus fabricados na unidade de Lousado, diversificar o portfólio de produtos e aumentar a produção.

No entanto, a empresa não conseguiu adquirir 55 das frações de terrenos necessárias para construir o parque industrial, por recusa da proposta, falta de resposta dos proprietários ou falta de interesse na contraproposta, pelo que, em novembro de 2018, decidiu requerer a expropriação por utilidade pública, agora concedida.

O despacho do ministro Siza Vieira data de 08 de abril.

A fábrica da Continental em Lousado conta com cerca de 2.300 trabalhadores, tendo já produzido 350 milhões de pneus desde que, há 30 anos, se instalou naquela freguesia de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga.

Em 2019, a faturação ascendeu a 833 milhões de euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Desespero nas urgências de Famalicão. Espera já ultrapassa oito horas

Publicado

em

O relato chega-nos de vários doentes que estão, esta terça-feira, dia 6 de dezembro, na sala de espera das urgências do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) de Famalicão.

Segundo o relato de um utente, há pessoas que foram atendidas pela triagem às 11h00 da manhã, e mesmo com pulseira amarela, continuam, passadas oito horas, na sala de espera sem serem vistas por um médico.

“Cheguei aqui às 15h00 e fui chamado pela triagem e até agora (19h00) estou à espera. Tenho pulseira amarela. É uma vergonha. Está tudo parado e só chamam pessoas para a triagem”, relatou à FamaTV o mesmo utente, que nos enviou as imagens.

Segundo o mesmo doente, o mesmo caos está instalado nas urgências pediátricas, com dezenas de crianças na sala de espera.

A FamaTV tentou, entretanto, o contacto com o administrador do CHMA, António Barbosa, até ao momento sem sucesso.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Atropelamento em Bente Cardal

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira ocorreu um atropelamento em Bente Cardal, junto à Ribapão. Os Bombeiros de Famalicão foram acionados, tendo seguido uma viatura e dois bombeiros para o local.

A vítima é uma mulher com cerca de 60 anos, que sofreu ferimentos ligeiros e foi transportada para o hospital de Famalicão.

Imagens e vídeo amadores no local:

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Partido Chega promoveu debate sobre situação política no país

Publicado

em

No dia 1 de dezembro, a Comissão Política Concelhia do Partido Chega de Famalicão, organizou uma palestra inserida no seu Ciclo de Jornadas Políticas, que teve como orador o jovem estudante de Ciências Políticas, youtuber e influencer, Gonçalo Sousa.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Chef Álvaro Costa traz doces e outros sabores de Natal à Praça-Mercado

Publicado

em

O Chef Álvaro Costa, que ao longo deste ano assumiu a função de Chef residente da cozinha experimental da Praça – Mercado Municipal de Famalicão, vai realizar neste mês de dezembro dois showcookings com preparação de sugestões para a mesa de Natal.

A primeira sessão decorreu no passado sábado, 3 de dezembro, com a preparação de aletria com lima e pera. No dia 10 de dezembro a sessão repete-se, mas com a preparação de um Arroz de Galo com Figos Secos.

O programa “Chef Residente” é um programa que decorreu ao longo do ano, com uma ligação profunda à gastronomia e ao território.

O showcooking é de participação gratuita e começa às 16h00.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Grupo Desportivo de Natação de Famalicão sobe à 1.ª Divisão Nacional

Publicado

em

O Grupo Desportivo de Natação de Famalicão, fez uma vez mais história nos Campeonatos Nacionais de Clubes, este fim de semana, nas Piscinas Municipais de Estarreja, ao sagrar-se vice-campeão nacional de Clubes, uma classificação que lhes garantiu subida à 1ª divisão da federação portuguesa da modalidade.

A Natação de Famalicão, totalizou 405 pontos, ao longo das 38 provas realizadas, conquistando um fabuloso 2ª lugar da classificação geral, no sector masculino, entre os 27 Clubes nacionais que disputaram a 2ª divisão nacional de Clubes.

Na competição feminina, a Natação Famalicense, esteve em excelente nível, classificando-se no 1º terço da tabela, entre os 27 clubes participantes, classificando-se no 9º lugar da geral.
“Estamos de regresso ao nosso lugar. Ser FAMA é ser de Primeira”, são as palavras do treinador Pedro Faia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Conheça os resultados da Divisão de Honra da AF Braga

Publicado

em

Disputou-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a décima-primeira jornada da Divisão de Honra da AF Braga. Os resultados das equipas famalicenses foram os seguintes: Desp. S. Cosme 0-2 FC Roriz; GFC Pousa 2-1 GD Louro; CD Lousado 2-1 UD Vila Chã 3 UD Calendário 0-1 Marca; Bairro FC 2-1 ACR Guilhofrei e GD Pedralva 1-1 CRP Delães.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Conheça os resultados do Distrital da 1ª Divisão

Publicado

em

Disputou-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a nona jornada do Distrital da primeira divisão com os seguintes resultados por parte das equipas famalicenses: UD Palvoreira 2-1 GD Fradelos; São Cláudio 0-4 Ruivanense AC; CRP Delães “B” 0-8 GD S. Cristovão; Águias de Tabuadelo 2-1 AD Gondifelos e Opeário FC 3-1 ACRD Nespereira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Conheça os resultados da 13ª jornada do Pró Nacional da AF Braga

Publicado

em

Disputou-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a 13ª jornada do Pró Nacional da AF Braga. Os resultados das equipas famalicenses foram os seguintes: AD Ninense 1-0 SC Cabreiros; Os Sandinenses 0-2 GD Joane; Ribeirão FC 3-0 GD Serzedelo e CD Celoricense 1-0 AD Oliveirense.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Praça-Mercado de Famalicão recebe Comunidades [en]Coro e Mostras Comunitárias de Natal

Publicado

em

As Comunidades [en]Coro estão de regresso e têm protagonizado concertos de Natal na Praça – Mercado Municipal. Até ao próximo dia 18 de dezembro, vão subir ao palco do mercado municipal cerca de 10 coros comunitários famalicenses com atuações aos domingos e feriados, pelas 16h00 e as 17h00. A novidade deste ano, vai para as Mostras Comunitárias de Natal, que acontecem em simultâneo, em redor do recinto dos concertos, das 13h30 às 18h30.

A iniciativa Comunidades [en]Coro é desenvolvida pelo Município de Vila Nova de Famalicão através das Comissões Sociais Inter-Freguesias (CSIF) do concelho desde 2019, e conta este ano, pela primeira vez, com a presença de artesãos, produtores e associações locais, numa autêntica ode às comunidades de freguesia famalicenses.

As atuações arrancaram no passado dia 1 de dezembro, com a atuação da CSIF da Área Urbana (Famalicão, Calendário, Antas, Abade de Vermoim, Brufe e Gavião) e da CSIF de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos, tendo-se seguido as atuações dos coros comunitários da CSIF de Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro e da CSIF de Bairro, Carreira, Bente, Delães, Ruivães e Novais, ontem, dia 4 de dezembro.

Já os próximos concertos têm lugar no dia 8 de dezembro e serão protagonizados por cidadãos das CSIFs de Vale do Pelhe (Cruz, Vale S. Cosme, Telhado, Portela, Requião e Vale S. Martinho), e de Joane, Vermoim, Pousada de Saramagos e Mogege. Segue-se o domingo, dia 11, em que atuam as comunidades das CSIFs de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas e de Landim, Avidos, Lagoa e Seide. A iniciativa termina no dia 18 de dezembro com os coros da CSIF de Vale do Este (Arnoso Sta. Maria, Arnoso Sta. Eulália, Sezures, Lemenhe, Mouquim, Jesufrei e Nine) e da CSIF de Castelões, Oliveira S. Mateus, Oliveira Sta. Maria, Riba de Ave e Pedome.

De referir que os concertos das Comunidades [en]Coro estão a ser transmitidos em direto no site do Município em www.famalicao.pt/diretos e na página de facebook oficial em www.facebook.com/municipiodevnfamalicao.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Tribunal pode decidir esta sexta-feira se irmãos de Famalicão ficam sob tutela da escola. Pai pede que o apoiem na audiência

Publicado

em

Está marcado para esta sexta-feira, no tribunal de Famalicão, uma audiência em que poderá ficar decidido se os dois irmão famalicenses, que faltaram sistematicamente às aulas de Cidadania por ordem do pai, podem ou não ficar sob a tutela da escola ruante o período escolar.

Mesquita Guimarães, pai de ambos, pede, aos que se identificam com a sua causa para comparecerem junto ao Tribunal de Famalicão, no mesmo dia, cerca das 09:00, e que ali permaneçam até ao final da sessão, avança o Observador.

Em causa está o percurso escolar dos dois irmãos, menores de idade que, apesar das notas muito satisfatórias obtidas nas restantes disciplinas, foram chumbados à disciplina de Cidadania por o pai destes alegar objeção de consciência.

Os pais alegam que a educação para a cidadania é uma competência deles e sublinham que lhes suscitam “especiais preocupação e repúdio” os módulos “Educação para a igualdade de género” e “Educação para a saúde e sexualidade”, que fazem parte da disciplina em questão.

Dizem ainda que os restantes módulos da disciplina são uma “perda de tempo”.

Consideram que a educação no sistema público não pode seguir nem impor diretrizes filosóficas, estéticas, políticas, ideológicas ou religiosas.

Como tal, proibiram os filhos de frequentar aquela disciplina, defendendo que ela deveria ser facultativa, a exemplo da Educação Moral e Religiosa.

O Ministério da Educação já disse que o objetivo não é a retenção, mas sim a criação, a título excecional, de planos de recuperação, conforme previsto na lei, para que os alunos não sejam prejudicados por uma decisão que lhes é imposta pelo encarregado de educação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Desportohá 7 horas

Mundial 2022: Portugal vence Suíça por 6-1 e está nos quartos de final da competição

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os quartos de final do Mundial de 2022, ao golear a Suíça...

Famalicãohá 9 horas

Desespero nas urgências de Famalicão. Espera já ultrapassa oito horas

O relato chega-nos de vários doentes que estão, esta terça-feira, dia 6 de dezembro, na sala de espera das urgências...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Atropelamento em Bente Cardal

Na tarde desta terça-feira ocorreu um atropelamento em Bente Cardal, junto à Ribapão. Os Bombeiros de Famalicão foram acionados, tendo...

Paíshá 18 horas

Agricultura vai continuar com dificuldades mesmo que a inflação pare

“Mesmo que a inflação pare”, o preço dos produtos agrícolas aumentará “durante algum tempo”, adverte o líder da PAC, que...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Partido Chega promoveu debate sobre situação política no país

No dia 1 de dezembro, a Comissão Política Concelhia do Partido Chega de Famalicão, organizou uma palestra inserida no seu...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Chef Álvaro Costa traz doces e outros sabores de Natal à Praça-Mercado

O Chef Álvaro Costa, que ao longo deste ano assumiu a função de Chef residente da cozinha experimental da Praça...

Desportohá 18 horas

Grupo Desportivo de Natação de Famalicão sobe à 1.ª Divisão Nacional

O Grupo Desportivo de Natação de Famalicão, fez uma vez mais história nos Campeonatos Nacionais de Clubes, este fim de...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Conheça os resultados da Divisão de Honra da AF Braga

Disputou-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a décima-primeira jornada da Divisão de Honra da...

Desportohá 19 horas

Famalicão: Conheça os resultados do Distrital da 1ª Divisão

Disputou-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a nona jornada do Distrital da primeira divisão...

Desportohá 19 horas

Famalicão: Conheça os resultados da 13ª jornada do Pró Nacional da AF Braga

Disputou-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a 13ª jornada do Pró Nacional da AF...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES