Siga-nos nas redes

Sociedade

Vacinação para pessoas a partir dos 60 anos já pode ser agendada

Publicado

em

Já se encontra disponível o agendamento para a vacinação contra a Covid-19 para pessoas sem doenças associadas que tenham 60 anos ou mais.

Até agora, o agendamento estava disponível apenas para pessoas com 65 ou mais anos.

A mudança da faixa etária estava prevista apenas para o final da próxima semana, mas acabou por ficar disponível já este domingo.

agendamento está disponível no site da Direção-Geral da Saúde.

A medida visa dar continuidade ao aumento do ritmo de vacinação – que atingiu na quinta-feira pela primeira vez cerca de 100 mil doses administradas -, com vista a ter toda a faixa etária acima dos 60 anos de idade vacinada com pelo menos a primeira dose “até ao final de maio ou na terceira semana de maio”, como antecipou em 21 de abril a ministra da Saúde, Marta Temido.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicense José Barroso é o “Chef de Hotel do Ano” no Dubai (VÍDEO)

Publicado

em

O chef famalicense José Barroso foi distinguido, recentemente na entrega de prémios “Caterer Awards 2022” como “Hotel Headchef of the Year”, ou “Chef de Cozinha de Hotel do Ano”, num evento realizado no Dubai.

O apresentador do prémio salientou várias qualidades de José Barroso, que consegue, como ninguém estabelecer uma “forte harmonia”, não só entre os ingredientes e os sabores que apresenta, como também entre as partes da recepção, serviço e cozinha que gere.

“Já está a ser um ano bom”, diz o apresentador, referindo-se à Estrela Michelin ganha em junho deste ano, pelo trabalho demonstrado no “Tasca by José Avillez”, localizado no Dubai, que recebe assim mais uma distinção.

O prémio foi recebido de forma efusiva pelo chef e sua comitiva, que assim festejam mais um prémio de gigante reputação no mundo hoteleiro, desta vez entregue pela mão do ” Caterer Middle East Awards”, que reúne a nata da indústria alimentar e de bebidas do Médio Oriente para celebrar o seu sucesso, num dos mercados mais competitivos.

Os Caterer Middle East Awards são como nenhum outro prémio na região, na medida em que a ênfase está na celebração dos profissionais dedicados que fazem da cena culinária do Médio Oriente uma das mais excitantes do mundo, em vez de simplesmente coroar os estabelecimentos líderes do mercado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Falta de mão de obra obriga à contratação de 400 marroquinos para a agricultura

Publicado

em

Portugal e Marrocos lançaram as bases de um projecto-piloto para 400 trabalhadores marroquinos que virão trabalhar este ano na agricultura portuguesa, anunciaram os ministros do Trabalho e Emprego.

A implementação do acordo de mobilidade dos trabalhadores entre Portugal e Marrocos deverá ter lugar este ano e será assinado um protocolo com a Confederação dos Agricultores de Portugal (PAC), afirmou a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, ao lado da ministra marroquina responsável pela Inclusão Económica e Emprego.

A reunião que precedeu o anúncio aos media, no Ministério do Trabalho, foi considerada “muito frutuosa” por ambos os funcionários governamentais e serviu para definir os próximos passos para garantir a chegada de trabalhadores e “emprego decente”.

Ana Mendes Godinho garantiu que a assinatura do acordo entre Portugal e Marrocos reflecte a visão que os dois líderes partilham sobre emprego e direitos humanos.

Os trabalhadores marroquinos terão a oportunidade de se submeter a um período de formação antes de viajarem para Portugal, onde aprenderão a língua e a cultura, de acordo com as declarações dos dois ministros.

As agências de emprego portuguesas e marroquinas irão articular o trabalho necessário para que os trabalhadores marroquinos viajem para Portugal e sejam integrados no mercado de trabalho, “nas melhores condições”.

De acordo com Ana Mendes Godinho, esta é “uma boa oportunidade” para ambos os países.

“Decidimos, em conjunto, lançar um projecto-piloto que começa agora mesmo, envolvendo 400 trabalhadores na agricultura”, de uma forma regulada que beneficia todas as partes, disse a ministra.

Em Portugal, são identificadas áreas específicas que necessitam de mão-de-obra, bem como a forma como esta se irá processar.

Para o ministro marroquino, o acordo representa “uma nova geração” de acordos para “emprego decente”, em resposta às necessidades da economia portuguesa e no respeito dos direitos humanos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Portugueses desperdiçam 1 milhão de toneladas de alimentos por ano. 100 quilos por pessoa

Publicado

em

Os portugueses desperdiçam anualmente um milhão de toneladas de alimentos, o que equivale a quase 100 quilos por pessoa, alerta o Movimento Unidos contra o Desperdício.
No âmbito do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, assinalado na próxima quinta-feira, o Movimento diz em comunicado que também no resto do mundo os valores do desperdício alimentar são “extremamente preocupantes”.

Citando um estudo, o Movimento refere que se o desperdício alimentar fosse um país, estaria entre os 7% mais ricos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Sociedade

Auchan promove campanha de recolha de alimentos para a Animalife este fim de semana

Publicado

em

A Auchan volta a associar-se à Animalife, associação que tem como missão combater o abandono de animais de estimação em Portugal, para mais uma campanha solidária a favor dos animais. A iniciativa visa a recolha de alimentos e bens essenciais.

Assim, neste fim de semana de 1 e 2 de outubro, o cliente pode fazer a doação de alimentos e outros bens para cães e gatos apoiados pela Animalife, a voluntários da Associação que estarão nas lojas.

“Em virtude das crescentes dificuldades que a Animalife tem vindo a enfrentar ao longo dos anos, no sentido de conseguir continuar a apoiar todas as instituições de apoio a animais que são suas parceiras, abrangendo o mais possível o território nacional, voltamos a reforçar esta parceria através da disponibilização dos nossos espaços e colaboradores. A campanha de recolha de alimentos e bens essenciais é uma iniciativa que acontece em parceria com a Animalife desde 2018”, refere Paulo Monteiro, Diretor de Responsabilidade Social e Corporativa da Auchan Retail Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Parque da Devesa faz 10 anos

Publicado

em

Faz hoje precisamente dez anos que a qualidade de vida em Vila Nova de Famalicão conheceu uma nova etapa, com a inauguração do tão desejado Parque da Devesa. O maior espaço verde do concelho assinala esta quarta-feira, 28 de setembro, a passagem da primeira década e o Município vai evocar a data com uma exposição que ilustra como ao longo destes anos a Devesa passou a ser muito mais que um parque.

“Devesa 10. Muito mais que um parque”, assim se chama a exposição fotográfica que é inaugurada esta quarta-feira, às 17h00, e que vai estar patente na Casa do Território até ao final de janeiro, com entrada livre.  

“A Devesa ultrapassou em muito o seu propósito inicial de ser um parque verde urbano, transformando-se num prolongamento do quotidiano dos famalicenses”refere a propósito o presidente da autarquia, Mário Passos, que encara a construção da Devesa “como uma das maiores obras públicas de sempre no município”.

A par da exposição, que pretende demonstrar a íntima ligação deste equipamento à comunidade e a forma como os famalicenses se apropriaram do parque, individualmente ou de forma coletiva, os primeiros dez anos de vida da Devesa vão também ser comemorados com um vasto programa de atividades agendado para os dias 5, 8 e 9 de outubro, com visitas orientadas, exercício físico, entre outras.

Destaque para uma manhã dedicada ao desporto, com aulas de zumba e yoga, para um EcoMercadinho e para um piquenique no parque, no dia 5 de outubro. Para o dia 8 está marcada a ação de sensibilização “Beatas no Chão? Não!”, às 10h00, e a conferência “Cultura Castreja e a vivência do Sagrado”, às 15h00. No dia 5, às 16h00, e no dia 9, às 09h30, há visitas orientadas pelo parque. Do programa do último dia, 9 de outubro, destaque ainda para o concerto dos Terra Batida, às 18h00, no anfiteatro do parque.

Com 27 hectares, refira-se que o Parque da Devesa é um local privilegiado de contacto com a natureza, lazer, convívio e desporto, configurando-se como um veículo de excelência para a educação ambiental e para a sustentabilidade, e como uma mais-valia cultural, cívica e ética, propondo-se a contribuir para o crescimento integral dos cidadãos no respeito pelas pessoas, pela natureza pelas gerações futuras.

A sensibilização para a proteção dos recursos naturais, através da dinamização de atividades que promovam o aumento da biodiversidade, a alteração de atitudes e comportamentos, e que disseminem boas práticas ambientais, é uma das componentes essenciais da missão do parque.

Mais informações em www.famalicao.pt ou em www.parquedadevesa.com.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão celebra Dia Mundial da Música com ópera, concertos e duo de guitarras

Publicado

em

A efeméride do Dia Mundial da Música é assinalada em de Famalicão, no próximo fim de semana, dias 1 e 2 de outubro, com três espetáculos, na Casa das Artes e no Teatro Narciso Ferreira (TNF).

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Ladrões levam mota de 20 mil euros de condomínio de luxo onde vivem jogadores do SC Braga

Publicado

em

Um condimínio de luxo na freguesia de Real, onde estão hospedados diversos jogadores so SC Braga foi assaltado esta madrugada, resultando no roubo de uma mota de 20 mil euros.

De acordo com a CM, os assaltos registados neste condomínio são quase diários, provocando um clima de terror nos moradores, nos últimos seis meses.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Coligação faz balanço “fantástico” de um ano de mandato de Mário Passos

Publicado

em

“Prestação fantástica”. É este o balanço que a coligação PSD/CDS-PP fez, na última segunda-feira, de um ano de mandato de Mário Passos e da sua equipa.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

PS/Famalicão: Eduardo Oliveira apresenta moção focada nas autárquicas de 2025

Publicado

em

“Continuar a crescer para servir Famalicão” é o título da moção estratégica da candidatura de Eduardo Oliveira à presidência da Comissão Política do Partido Socialista (PS) de Famalicão, cujas eleições se realizam no próximo dia 8 de outubro.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Do Porto a Lisboa em uma hora e 15 minutos é a promessa na nova linha de alta velocidade

Publicado

em

 A nova linha de alta velocidade Porto-Lisboa, que pretende ligar as duas principais cidades do país em apenas uma hora e 15 minutos no serviço direto, não terá paragens e será construída em três fases.

“Esta linha estará totalmente integrada com o resto da rede ferroviária nacional. As cidades [do Porto e de Lisboa] serão servidas nas estações centrais”, disse Carlos Fernandes, do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP).

Numa apresentação que decorre esta manhã em Campanhã, no Porto, Carlos Fernandes avançou que a nova linha de alta velocidade terá via dupla e ligará o Porto e Lisboa numa hora e 15 minutos.

A construção está dividida em três fases, estando a primeira, o troço entre Porto e Soure, prevista concluir até 2028.

Neste que é, disse o responsável, o “troço mais congestionado da Linha do Norte”, o tempo de percurso estimado será de uma hora e 59 minutos.

O segundo troço, entre Soure e Carregado, que deve estar concluído até 2030, e deverá diminuir o tempo de percurso para uma hora e 19 minutos.

A terceira fase, entre Carregado e Lisboa, “será construída mais tarde”, disse Carlos Fernandes, e permitirá atingir a duração final de uma hora e 15 minutos de toda a ligação.

Carlos Fernandes garantiu, ainda, que estão previstas “múltiplas ligações” entre a linha de alta velocidade e o resto da rede ferroviária.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 10 minutos

Famalicense José Barroso é o “Chef de Hotel do Ano” no Dubai (VÍDEO)

O chef famalicense José Barroso foi distinguido, recentemente na entrega de prémios “Caterer Awards 2022” como “Hotel Headchef of the...

Paíshá 2 horas

Falta de mão de obra obriga à contratação de 400 marroquinos para a agricultura

Portugal e Marrocos lançaram as bases de um projecto-piloto para 400 trabalhadores marroquinos que virão trabalhar este ano na agricultura...

Paíshá 3 horas

Portugueses desperdiçam 1 milhão de toneladas de alimentos por ano. 100 quilos por pessoa

Os portugueses desperdiçam anualmente um milhão de toneladas de alimentos, o que equivale a quase 100 quilos por pessoa, alerta...

Sociedadehá 3 horas

Auchan promove campanha de recolha de alimentos para a Animalife este fim de semana

A Auchan volta a associar-se à Animalife, associação que tem como missão combater o abandono de animais de estimação em Portugal,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação foi apresentado e GAPQ já reagiu

Decorreu na Casa das Artes, esta terça-feira, 27 de setembro, a apresentação do Plano Municipal para a Igualdade e Não...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Parque da Devesa faz 10 anos

Faz hoje precisamente dez anos que a qualidade de vida em Vila Nova de Famalicão conheceu uma nova etapa, com...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão celebra Dia Mundial da Música com ópera, concertos e duo de guitarras

A efeméride do Dia Mundial da Música é assinalada em de Famalicão, no próximo fim de semana, dias 1 e...

Bragahá 5 horas

Ladrões levam mota de 20 mil euros de condomínio de luxo onde vivem jogadores do SC Braga

Um condimínio de luxo na freguesia de Real, onde estão hospedados diversos jogadores so SC Braga foi assaltado esta madrugada,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Coligação faz balanço “fantástico” de um ano de mandato de Mário Passos

“Prestação fantástica”. É este o balanço que a coligação PSD/CDS-PP fez, na última segunda-feira, de um ano de mandato de...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Parque da Devesa nasceu há 10 anos

O Parque da Devesa celebra 10 anos de existência. Foi inaugurado a 28 de setembro de 2012, dando resposta a...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES