Sociedade
Atualização: Sobe para três o número de mortos e 27 feridos no despiste de autocarro a caminho de Fátima

O despiste de um autocarro de passageiros na zona da Mealhada causou três mortos e pelo menos quatro feridos graves. Os passageiros, da zona de Guimarães, seguiam para Fátima.
O despiste ocorreu no sentido Norte-Sul da A1, numa zona entre Aveiro e a Mealhada. O autocarro transportava cerca de 30 pessoas, da localidade de Figueiredo, em Guimarães, com destino a Fátima.
Fonte da GNR, no local, confirmou que o acidente causou dois mortos e quatro feridos graves. Balanço feito cerca das 12 horas, aumentou para três as vítimas mortais. Há, ainda, 27 feridos, quatro dos quais graves.
Dos feridos, 17 foram evacuados para os hospitais de Coimbra e Aveiro, até ao meio-dia.
Segundo a GNR, terá rebentado um pneu do autocarro, que entrou em despiste, atravessou a autoestrada e embateu num “poste de grandes dimensões” no sentido contrário. Não atingiu mais viaturas e ficou imobilizando na berma da A1, no sentido Sul-Norte.
O acidente ocorreu pelas 9.29 horas, ao quilómetro 112 da A1, pouco depois da saída para a Mealhada. O autocarro, que seguia no sentido Norte-Sul, encontra-se neste momento em sentido contrário.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Aveiro, foram mobilizados 121 bombeiros, apoiados por 52 viaturas e um helicóptero.

Famalicão
Famalicão: professores voltam a sair à rua para dizer que a luta não vai parar
Cerca de meia centena de docentes concentraram-se ao final da tarde desta quarta-feira, na ponte sobre o Rio Ave entre Ribeirão e Trofa na Nacional 14. A iniciativa partiu de um grupo de professoras dos agrupamentos de escolas D. Sancho I e Camilo castelo Branco e inclui também um protesto automóvel, embora com menor expressão.
País
Aceite o desafio e feche a torneira da água por uma hora

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Água e, para marcar o tema, a APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas lançou um desafio a todos os portugueses: que, durante uma hora mantenham as torneiras fechadas.
Assim, entre as 22h e as 23h de hoje, os portugueses são convidados a fechar as torneiras pelo período de 60 minutos, no contexto de uma “iniciativa que estimula a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado”, pode ler-se no site da APDA.
A ideia passa por tentar fazer com que, durante essa hora, não se registe qualquer consumo de água nas casas portuguesas, “num gesto deliberado e consciente”.
O Dia Mundial da Água comemora-se anualmente a 22 de março, com o intuito de relembrar a importância da água e de uma utilização responsável deste recurso indispensável para a vida humana.
Famalicão
Famalicão: Paróquia de Arnoso Santa Maria promove Semana Santa

A Confraria do Senhor dos Passos de Santa Maria de Arnoso promove, uma vez mais, as celebrações da Semana Santa. Começam no Domingo de Ramos, dia 2 de abril, pelas 10h30, momento em que será feita a bênção dos ramos no Alto do Calvário, no exterior da Capela do Senhor dos Passos.
Em seguida, inicia-se a procissão dos Ramos em direção à Igreja Paroquial, onde será celebrada a eucaristia, “e lembrados os quadros dos acontecimentos dolorosos de Jesus que irão ser vividos ao longo da Semana Santa, através das leituras da narração da Paixão do Senhor segundo São Mateus”, diz a Confraria em nota enviada à imprensa.
Na Quinta-feira Santa, 6 de abril, às 21h00, na Igreja Paroquial, será lembrado o início da Paixão do Senhor com o Lava-Pés (aos Apóstolos), seguido da Ceia do Senhor e no final a Procissão do Senhor “Ecce Homo”, onde a imagem do Senhor da Cana Verde seguirá até ao Alto do Calvário. Na Sexta-Feira Santa, 7 de abril, pelas 21h00, terá lugar a Via Sacra, seguida da Procissão do Enterro do Senhor, que começa no Alto do Calvário em direção à Igreja Paroquial.

Já na conclusão do tríduo Pascal da Semana Santa, no dia 8 de abril, sábado, às 22h00, terá lugar a celebração da Vigília Pascal, momento para comemorar a redenção pelo mistério da Ressurreição de Cristo.
“São inúmeras as razões para participar nestes momentos de oração, carregados de intenso simbolismo e constituindo claras manifestações da Fé, rumo à grande festa pascal, o Domingo da Ressurreição do Senhor”.
Desporto
FC Famalicão: Diogo Costa renova até 2026

A SAD do Futebol Clube de Famalicão renovou o contrato com Diogo Costa. O defesa esquerdo, 19 anos, prorrogou a ligação contratual com o clube até ao final da temporada 2025/2026.
O capitão da equipa sub-23 tem uma ligação umbilical ao Futebol Clube de Famalicão, tendo ingressado em 2016/17. Ali cumpriu todas as etapas de formação. O jovem atuou nos Campeonatos Nacionais de sub-15, sub-17 e sub-19, estando atualmente a evoluir na Liga Revelação, competição na qual totaliza 22 jogos pela equipa sub-23.
“Sinto-me concretizado e muito feliz pela confiança que o clube volta a demonstrar nas minhas qualidades”, afirmou, salientando encarnar os valores de “raça e paixão que o clube transmite e que os adeptos pedem aos jogadores da equipa”, diz a nota do clube à imprensa.
“É mais uma demonstração de que o clube está atento ao trabalho que está a ser feito nas camadas jovens. Conseguimos perceber que a formação está a melhorar significativamente e o clube tem transmitido uma mensagem de confiança no valor dos jogadores dos sub-23, sub-19 e sub-17”.
Famalicão
Famalicão: Alunos do Agrupamento Camilo promovem consumo da água da torneira para beber

No dia que se celebra o Dia Mundial da Água, os alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Famalicão, estão a realizar uma ação de sensibilização para o consumo da água da rede pública.
Esta manhã, estiveram na Praceta Cupertino de Miranda e nos Paços do Concelho.
Da parte da tarde, estão na Praça 9 de Abril e no Parque da Juventude, em frente à Escola Secundária Camilo Castelo Branco.


País
Maus tratos a animais estão a aumentar, mas só 14% dos casos seguem para acusação

Os números dizem que os maus-tratos a animais está a aumentar. Desde 2019, menos de 14% dos casos seguiram para acusação.
Os dados revelados pelo Jornal de Notícias referem que entre 2019 e 2022 foram abertos mais de 7.700 inquéritos relativos a este crime, sendo que desses mais de 6.600 foram arquivados.
A criminalização dos maus-tratos a animais de companhia ocorreu em 2014, e passou a exigir uma alteração do Código Penal, que prevê penas de multa e de prisão para quem maltrate ou mate um animal sem motivo legítimo.
Mas, na verdade, grande parte das acusações não resulta na criminalização dos atos porque o Tribunal Constitucional considera que própria lei entra em conflito com outros direitos consagrados.
País
Relógios adiantam uma hora na madrugada de domingo

Os ponteiros do relógio vão ser adiantados 60 minutos na madrugada de domingo, dia 26 de março, em Portugal, para a hora legal de verão.
Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser adiantados uma hora quando for 01:00, passando a ser 02:00,
Na Região Autónoma dos Açores, a alteração será feita às 00:00, mudando para a 01:00.
A hora legal voltará a mudar em 29 de outubro, para o regime de inverno.
O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva (lei comunitária) de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão, recorda o Jornal Oficial da União Europeia.
O solstício do verão acontece a 21 de junho às 14:58.
Famalicão
Famalicão: Construção de nova superfície comercial na zona norte da cidade gera preocupação

O impacto que a edificação de uma superfície comercial terá no tráfego rodoviário, o estacionamento e a situação em que situação ficará o Hospital de Famalicão foram algumas das principais preocupações manifestadas na sessão pública de esclarecimento sobre a nova Unidade de Execução Urbanística da área norte da cidade, que abrange a zona envolvente à unidade hospitalar.
Ler mais em opiniaopublica.pt
Famalicão
Famalicão: PSP detém homem por exercício ilegal da atividade de segurança privada

A PSP deteve hoje, quarta-feira, um homem em Famalicão pela prática do crime de exercício ilícito da atividade de segurança privada
Em comunicado, o comando distrital de Braga da PSP conta que , pelas 00h35, na cidade de Famalicão, os agentes detiveram “um cidadão com 63 anos de idade, por se encontrar a exercer a atividade de vigilante sem estar devidamente habilitado”.
O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Famalicão.
Famalicão
Famalicão: Parque da Devesa promove nova campanha de limpeza de pontas de cigarro

Inserida na Semana da Floresta e da Água, o Parque da Devesa, em Famalicão, promove, este sábado, dia 25 de março, mais uma ação “EcoLimpeza: Beatas no Chão? Não!”.
esta ação de limpeza de pontas de cigarro, com início marcado para as 15h00, contará com a ajuda de um grupo de escuteiros e com a presença da mascote da Resinorte, que ajudará a sensibilizar os utilizadores do parque para este problema ambiental.
A campanha é aberta também a todos os que queiram participar. Para isso, basta aparecer ao Parque da Devesa na tarde do próximo sábado.