Siga-nos nas redes

Sociedade

Atualização: Sobe para três o número de mortos e 27 feridos no despiste de autocarro a caminho de Fátima

Publicado

em

O despiste de um autocarro de passageiros na zona da Mealhada causou três mortos e pelo menos quatro feridos graves. Os passageiros, da zona de Guimarães, seguiam para Fátima.

O despiste ocorreu no sentido Norte-Sul da A1, numa zona entre Aveiro e a Mealhada. O autocarro transportava cerca de 30 pessoas, da localidade de Figueiredo, em Guimarães, com destino a Fátima.

Fonte da GNR, no local, confirmou que o acidente causou dois mortos e quatro feridos graves. Balanço feito cerca das 12 horas, aumentou para três as vítimas mortais. Há, ainda, 27 feridos, quatro dos quais graves.

Dos feridos, 17 foram evacuados para os hospitais de Coimbra e Aveiro, até ao meio-dia.

Segundo a GNR, terá rebentado um pneu do autocarro, que entrou em despiste, atravessou a autoestrada e embateu num “poste de grandes dimensões” no sentido contrário. Não atingiu mais viaturas e ficou imobilizando na berma da A1, no sentido Sul-Norte.

O acidente ocorreu pelas 9.29 horas, ao quilómetro 112 da A1, pouco depois da saída para a Mealhada. O autocarro, que seguia no sentido Norte-Sul, encontra-se neste momento em sentido contrário.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Aveiro, foram mobilizados 121 bombeiros, apoiados por 52 viaturas e um helicóptero.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: PAN questiona Câmara Municipal sobre centrais fotovoltaicas no concelho

Publicado

em

A Comissão Política da Concelhia do Partido Pessoas Animais e Natureza (PAN) solicitou esclarecimentos à Câmara Municipal de Famalicão no seguimento da notícia veiculada pelo jornal Notícias de Famalicão, relativamente à possível instalação de centrais fotovoltaicas no concelho.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Casa e aqueduto em Castelões classificados como monumentos de interesse público

Publicado

em

 A Casa da Quinta de Santiago e o respetivo aqueduto, na freguesia de Castelões, concelho de Vila Nova de Famalicão, foram classificados como monumento de interesse público, segundo portaria hoje publicada em Diário da República.

Assinada pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Alexandra Rodrigues Cordeiro, a portaria refere que a Casa da Quinta de Santiago, de fundação medieval, está referenciada desde o início de Quinhentos, tendo permanecido na posse da mesma família até meados do século XX.

Acrescenta que o edifício atual configura um solar barroco, sendo o conjunto arquitetónico completado por um aqueduto situado num pequeno vale entre os lugares de Santiago e da Bouça, e pertença da Casa de Santiago.

“Presumivelmente erguido no século XVIII, é de feição muito semelhante ao aqueduto de Vila do Conde, constituindo um testemunho raro deste tipo de obras. Embora na atualidade alguns arcos se encontrem tapados, e a caleira que conduz a água do tanque de recolha tenha sido parcialmente destruída pelas obras da autoestrada Famalicão-Guimarães, o resto da estrutura conserva-se intacto”, lê-se ainda na portaria.

A sua construção teve como objetivo a condução de água de duas linhas para a casa e terras da Quinta de São Tiago.

O aqueduto é constituído por 17 arcos de volta perfeita, de traçado irregular, e seu estado de conservação é “razoável”, mas necessita de limpeza da vegetação existente, de forma a não deteriorar a pedra.

Para a secretária de Estado, a classificação daquele conjunto justifica-se pelo seu interesse como “testemunho notável de vivências ou factos históricos, pelo seu valor estético, técnico e material intrínseco, pela sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística, pela sua extensão e pelo que nele se reflete do ponto de vista da memória coletiva”.

Pesaram também na classificação as “circunstâncias suscetíveis de acarretarem diminuição ou perda da sua perenidade ou integridade”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão sob “Aviso Amarelo” devido ao calor esta quinta-feira. São esperados 35.º graus

Publicado

em

Famalicão está, esta quinta-feira, sob Aviso Amarelo, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Com temperaturas máximas a rondar os 35.º graus, a taxa de exposição aos raios ultravioleta é de 9, apenas um ponto abaixo do valor máximo.

Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou na terça-feira a adoção de medidas de proteção adicionais nos próximos dias, face ao aumento gradual da temperatura no continente, com “atenção especial” aos grupos mais vulneráveis ao calor.

Entre as recomendações emitidas, a autoridade de saúde salienta a necessidade de dar “atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor”, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.

A DGS aconselha ainda a aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00.

Devem também ser evitadas as atividades desportivas e de lazer no exterior que exijam grandes esforços físicos, escolhidas as horas de menor calor para viajar de carro e os doentes crónicos ou sujeitos a medicação ou dietas específicas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do SNS 24.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Brisa compra Centro de Inspeções de Famalicão por preço não divulgado

Publicado

em

A empresa de inspeção técnica de automóveis Controlauto, do grupo Brisa, anunciou hoje ter chegado a acordo para a aquisição da congénere Globaltest, que opera na região norte do país, por um valor não divulgado.

A empresa de inspeção técnica de automóveis liderada por Eduardo Ramos passa a controlar os cinco centros da Globaltest instalados em Famalicão, Barcelos, Gaia e Oliveira de Azeméis.

“Esta operação faz parte dos planos de crescimento da Controlauto e também do grupo Brisa”, refere a empresa em comunicado.

Segundo salienta, “a rede de centros de inspeção Controlauto será mais abrangente do ponto de vista geográfico, designadamente no norte do país, onde a Globaltest opera cinco centros de inspeção automóvel, com uma experiência de quase 30 anos”.

Ainda de acordo com a empresa, “a operação foi comunicada nos termos legais à Autoridade da Concorrência, aguardando a sua aprovação para a conclusão do negócio”.

Citado no comunicado, o presidente do conselho de administração da Controlauto, Eduardo Ramos, afirma que “a aquisição da Globaltest é relevante para a consolidação da liderança da Controlauto e do seu compromisso com a segurança rodoviária dos automobilistas portugueses”.

Constituída em 1993, a Controlauto presta serviços de inspeção técnica a veículos automóveis ligeiros e pesados em Portugal.

Com a operação agora anunciada, a empresa diz “aumenta[r] a capacidade de acesso dos portugueses a um serviço de inspeção automóvel de elevada qualidade, com impacto na segurança rodoviária e na redução da pegada de carbono do tráfego automóvel”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Homem encontrado morto no Rio Cávado entre Braga e Vila Verde

Publicado

em

Um homem foi hoje encontrado morto no rio Cávado, numa zona entre Braga e Vila Verde, desconhecendo-se ainda as circunstâncias da ocorrência, disse fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro de Braga.

Segundo a fonte, o alerta foi dado por um popular pelas 18:13, que deu conta de um “corpo a boiar”.

“O caso está registado como afogamento, mas não sabemos as circunstâncias da ocorrência”, acrescentou.

O cadáver seria retirado por volta das 19:00.

A ocorrência está a ser investigada pela GNR.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Imobiliária investe 25 milhões em fábrica de casas sustentáveis em Esposende e cria 50 postos de trabalho

Publicado

em

O promotor imobiliário Vanguard Properties investiu 25 milhões de euros numa fábrica de casas sustentáveis em Esposende, que vai criar, no imediato, mais de 50 postos de trabalho diretos, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município acrescenta que se prevê que o número de postos de trabalho chegue aos 100 nos anos seguintes.

Diz ainda que se trata de “uma unidade de referência mundial” no que à construção sustentável, com capacidade para fabricar mais de mil casas por ano, “que sairão de Esposende para todo o mundo”.

“Com este investimento, a unidade industrial de Esposende produzirá as estruturas para os projetos sustentáveis da Comporta e Muda Reserve, garantindo que todos os edifícios construídos sejam neutros em emissões de carbono”, sublinha.

Para o presidente da Câmara, Benjamim Pereira, este investimento “é mais uma prova da qualidade do tecido empresarial instalado em Esposende e da capacidade do concelho em atrair novos investimentos”.

Tal facto, acrescenta, resulta, em larga medida, “da política favorável ao investimento, por via de incentivos fiscais e municipais atribuídos a investidores, como fatores estratégicos e de estímulo da economia do território”.

“A Câmara de Esposende disponibiliza, como fatores estratégicos e de estímulo, um conjunto de incentivos (reduções e isenções) a investidores privados e institucionais, consciente da emergente necessidade em disponibilizar um ambiente favorável ao investimento”, lê-se ainda no comunicado.

No âmbito do regulamento de incentivo ao investimento, já foram apoiadas mais de 50 empresas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Verão: Portugal sob temperaturas máximas elevadas nos próximos dias

Publicado

em

Todos os distritos de Portugal continental, exceto Faro, vão estar quinta e sexta-feira sob aviso amarelo devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo para os 17 distritos do continente vai vigorar entre as 9.00 de quinta-feira e as 18.00 de sexta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

As temperaturas vão subir a partir desta quarta-feira em Portugal continental, podendo atingir os 40 graus Celsius na quinta-feira em algumas regiões.

Para os próximos dias estão previstas temperaturas mínimas entre os 15 e os 20 graus Celsius e máximas a variar entre os 35 e os 40, podendo ser superiores em alguns locais principalmente no Vale do Tejo, interior do Alentejo, Algarve e sotavento algarvio.

Segundo o IPMA, a partir de hoje, um “fluxo do quadrante leste na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, estendendo-se em crista até à Europa Central, transportará uma massa de ar quente e seco sobre o território do continente”.

Por causa do tempo quente, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou na terça-feira a adoção de medidas de proteção adicionais nos próximos dias, face ao aumento gradual da temperatura no continente, com “atenção especial” aos grupos mais vulneráveis ao calor.

Entre as recomendações emitidas, a autoridade de saúde salienta a necessidade de dar “atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor”, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.

A DGS aconselha ainda a aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00.

Devem também ser evitadas as atividades desportivas e de lazer no exterior que exijam grandes esforços físicos, escolhidas as horas de menor calor para viajar de carro e os doentes crónicos ou sujeitos a medicação ou dietas específicas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do SNS 24.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Veículo incendeia-se junto às portagens, na freguesia de Cruz

Publicado

em

Um veículo ligeiro incendiou-se, na tarde desta quarta-feira, nas imediações das portagens na freguesia de Cruz, no sentido Braga-Famalicão.

Deste acidente não resultaram quaisquer feridos, apenas danos materiais.

O alerta foi registado cerca das 14:40.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Festas de S. Marçal animam Esmeriz este fim de semana

Publicado

em

A freguesia de Esmeriz prepara-se para receber, já no próximo fim de semana, as festas em honra de S. Marçal, para as quais são esperados muitos visitantes.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Rotary entrega equipamentos ao Instituto de S. José em Oliveira S. Mateus

Publicado

em

O Rotary Club de Famalicão doou material ortopédico e sanitário ao Instituto de S. José, de Oliveira S. Mateus, no valor de 3 mil euros.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Famalicãohá 27 minutos

Famalicão: PAN questiona Câmara Municipal sobre centrais fotovoltaicas no concelho

A Comissão Política da Concelhia do Partido Pessoas Animais e Natureza (PAN) solicitou esclarecimentos à Câmara Municipal de Famalicão no...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Casa e aqueduto em Castelões classificados como monumentos de interesse público

 A Casa da Quinta de Santiago e o respetivo aqueduto, na freguesia de Castelões, concelho de Vila Nova de Famalicão,...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão sob “Aviso Amarelo” devido ao calor esta quinta-feira. São esperados 35.º graus

Famalicão está, esta quinta-feira, sob Aviso Amarelo, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, de acordo com o...

Famalicãohá 2 horas

Brisa compra Centro de Inspeções de Famalicão por preço não divulgado

A empresa de inspeção técnica de automóveis Controlauto, do grupo Brisa, anunciou hoje ter chegado a acordo para a aquisição...

Famalicãohá 4 horas

Roteiro Associativo.

Esta semana em destaque, a Marcha da Lagoa. Vencedora das Marchas Antoninas 2022.

Bragahá 16 horas

Homem encontrado morto no Rio Cávado entre Braga e Vila Verde

Um homem foi hoje encontrado morto no rio Cávado, numa zona entre Braga e Vila Verde, desconhecendo-se ainda as circunstâncias...

Bragahá 17 horas

Imobiliária investe 25 milhões em fábrica de casas sustentáveis em Esposende e cria 50 postos de trabalho

O promotor imobiliário Vanguard Properties investiu 25 milhões de euros numa fábrica de casas sustentáveis em Esposende, que vai criar,...

Paíshá 19 horas

Verão: Portugal sob temperaturas máximas elevadas nos próximos dias

Todos os distritos de Portugal continental, exceto Faro, vão estar quinta e sexta-feira sob aviso amarelo devido ao tempo quente,...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Veículo incendeia-se junto às portagens, na freguesia de Cruz

Um veículo ligeiro incendiou-se, na tarde desta quarta-feira, nas imediações das portagens na freguesia de Cruz, no sentido Braga-Famalicão. Deste...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Festas de S. Marçal animam Esmeriz este fim de semana

A freguesia de Esmeriz prepara-se para receber, já no próximo fim de semana, as festas em honra de S. Marçal,...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES