Siga-nos nas redes

País

Duas famílias, incluindo uma grávida e duas crianças despejadas após ocupação ilegal em Gaia

Publicado

em

Duas famílias, incluindo uma grávida e duas crianças menores, foram esta terça-feira despejadas das casas que ocuparam ilegalmente no bairro de Cabo-Mor, em Vila Nova de Gaia, e aguardam uma “solução definitiva”, descreveu o movimento Habitação Hoje.

“São duas famílias que precisam urgentemente de ajuda porque não sabem o que o futuro lhes reserva. Estamos a falar de mães solteiras com filhos, de um casal em que a mulher está grávida e também de animais de estimação. As soluções temporárias não resolvem nada”, disse Bernardo Alves do movimento Habitação Hoje.

Em causa estão casas que pertencem ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e estão localizadas no bairro de Cabo-Mor, na freguesia de Mafamude, no centro de Vila Nova de Gaia.

Admitindo que as casas foram ocupadas ilegalmente, em junho do ano passado, o mesmo movimento descreveu que estavam 11 famílias “em risco” de despejo neste bairro.

Bernardo Alves descreveu que “por coação ou porque encontraram soluções”, sete famílias “foram saindo do bairro, mas permaneceram quatro e, dessas quatro, duas estão a ser despejadas hoje [24 de maio]”.

“Uma é um casal com um filho de três anos e um bebé a caminho. Outra é uma mãe que vive sozinha com um filho menor e outro maior de idade e um cão”, descreveu.

A agência Lusa contactou o Comando Metropolitano da PSP do Porto que confirmou ter “uma ocorrência relacionada com despejos por ocupação ilegal” em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, e remeteu outros pormenores para mais tarde.

De acordo com Bruno Alves, os despejos foram levados a cabo por funcionários do tribunal na presença de agentes da PSP e de funcionários da Segurança Social.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Temperaturas muito altas trazem “noites tropicais” a partir de quarta-feira

Publicado

em

Por

A partir de quarta-feira prevê-se que as temperaturas aumentem com termómetros a atingir mais de 30°C na maior parte do país, com temperaturas até 40 graus “nas regiões e vales interiores do Tejo e Sado, com valores ocasionais mais elevados não sendo excluídos”, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Espera-se também que as temperaturas mínimas aumentem, com “noites tropicais (mínimas acima dos 20°C) previstas em algumas regiões”.

O aumento das temperaturas, a partir de meados desta semana, deve-se à “circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores”, que “transportará uma massa de ar quente e seco sobre o país”.

“A tendência aponta para uma persistência de valores de temperaturas elevadas nos dias seguintes, pelo que é provável que sejam emitidos avisos de tempo quente”, o IPMA também menciona.

Tendo em conta estas condições meteorológicas, associadas a “baixos valores de humidade relativa do ar”, o IPMA alerta para um “aumento significativo do perigo de incêndios rurais”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Uber gerou 7 mil empregos em Portugal entre 2013 e 2019 e cresceu 71%

Publicado

em

Por

A plataforma Uber, que comemora oito anos de existência em Portugal, divulgou hoje um estudo que indica que entre 2013 e 2019, o número de empresas no setor cresceu 71%, tendo sido criados mais de sete mil empregos.

Segundo a UBER, o relatório “Uber e o TVDE em Portugal: A tecnologia ao serviço da comunidade”, sobre o impacto económico-social do setor TVDE em Portugal, e dados até janeiro de 2022 do Instituto Nacional de Estatística (INE) demonstram o “impacto positivo” que o modelo flexível teve no país e na atividade do transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros (que inclui serviço de táxi e TVDE).

“Entre 2013, ano anterior ao lançamento da operação da Uber em Portugal, e 2019, o número de empresas no setor cresceu 71%. O emprego no setor cresceu 51% e foram criados mais de 7.000 empregos líquidos. O volume de negócios aumentou 84% em comparação com o período anterior à entrada da Uber em Portugal”, pode ler-se no documento.

Desde 2013 até 2019, a receita fiscal total do setor aumentou 43% e, mesmo em 2020, “um ano em que todas as atividades ligadas à mobilidade foram fortemente afetadas pelas restrições resultantes da pandemia” de covid-19, os dados do INE indicam que o número de empresas do setor “cresceu ainda assim 7,1% e o número de empregos cresceu 2,8%”.

Atualmente, de acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes citado no relatório, existem mais de 39.000 motoristas TVDE, exercendo a atividade através de mais de 9.500 empresas licenciadas como Operadores de TVDE.

De acordo com o relatório, o equilíbrio conseguido em Portugal a partir de 2018 com a entrada em vigor do regime jurídico do TVDE que regula a atividade “tem permitido dar uma resposta flexível e ajustada às múltiplas necessidades de motoristas, utilizadores e comunidades em todo país”.

O documento revela também que a flexibilidade das oportunidades de trabalho está ajustada às preferências e às necessidades individuais dos motoristas ativos na plataforma da Uber em Portugal, com 68% a indicarem a possibilidade de escolher onde e quando trabalham, assim como as aplicações que melhor respondem às suas necessidades, como sendo o que mais valorizam no TVDE.

Segundo a Uber, 45% dos motoristas ativos nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e nos distritos de Faro, Coimbra e Braga fizeram viagens em mais do que um distrito ou área metropolitana.

“Só em 2019, Portugal recebeu utilizadores Uber oriundos de 81 países. Para dar resposta a esta procura turística, no verão de 2019, 72% dos motoristas das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e dos distritos de Coimbra e Braga que mudaram temporariamente para outras regiões durante a época alta turística fizeram-no mudando-se para o Algarve, em resposta ao aumento da procura”, é revelado no relatório.

Ainda de acordo com o estudo, em Lisboa e no Porto 23% das viagens são viagens isoladas de sentido único, ou seja, os utilizadores não usam a Uber para voltar ao seu ponto de partida, nem para seguir para um segundo destino, indicando uma multi-modalidade de meios de transporte.

Por outro lado, apenas 24% das viagens realizadas através da aplicação da Uber em Lisboa e no Porto são feitas “em alturas de pico [entre as 07:00 e 10:00 ou entre as 16:00 e as 19:00], indicando a preferência por meios de transporte mais eficientes durante as horas de ponta e aliviando congestionamento nesses períodos”.

No relatório é relembrado o compromisso de sustentabilidade que a Uber tem vindo a desenvolver em Portugal desde 2016, ano em que foi lançado o serviço de viagens em veículos 100% elétricos pela primeira vez a nível mundial.

Em 2020, a Uber assumiu o compromisso de eletrificar, até 2025, pelo menos 50% dos quilómetros percorridos na Área Metropolitana de Lisboa e outras seis capitais europeias. Entre 2020 e a primeira metade de 2021, a percentagem de quilómetros 100% elétricos percorridos na plataforma na AML aumentou 55% para mais de 9%.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Aqui perto: Câmara Municipal define multa de 750 euros para quem urinar no mar

Publicado

em

Por

A Câmara Municipal de Vigo em Espanha introduziu uma proibição de urinar nas suas praias este Verão, com a medida incluindo a proibição de urinar na areia ou no mar, punível com uma multa de 750 euros.

Os regulamentos de praia de Vigo emitidos este Verão, declaram que “a evacuação fisiológica no mar ou na praia” não é permitida. Para o presidente da câmara, Abel Caballero, este costume constitui uma violação das regras de higiene e saúde e a proibição de urinar também ajudará a mitigar os impactos ambientais, de acordo com o site Heraldo.

A medida pioneira e sem precedentes já gerou uma onda de reações.

Até agora, o município não foi capaz de responder como, na prática, a medida será aplicada. Contudo, para ajudar a motivar uma mudança no comportamento dos frequentadores das praias, pretendem instalar uma ampla rede de casas de banho ao longo das praias.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Jovem de 23 anos esfaqueado nas costas em Gaia. PSP identificou 2 suspeitos de 17 anos

Publicado

em

Por

Um jovem de 23 anos foi esfaqueado nas costas, na madrugada deste domingo, no decorrer das Festas do São Pedro da Afurada, em Gaia.

Tudo terá acontecido já perto das 05:00.

Elementos da PSP conseguiram intercetar dois suspeitos de 17 anos.

Os factos serão agora remetidos para a PJ do Porto que irá investigar o sucedido.

O ferido foi transportado para o Hospital Eduardo Santos Silva, pelos Bombeiros Voluntários de Coimbrões.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Ministra Ana Catarina Mendes elogia “heroínas” da seleção lusa de futsal

Publicado

em

Por

A ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, definiu hoje as jogadoras da seleção portuguesa de futsal como “heroínas”, apesar da derrota na final do Europeu.

“Mereciam [a taça], conquistaram a nossa admiração”, reagiu Ana Catarina Mendes, através da conta oficial do Ministério na rede social Twitter.

Na mesma nota, acompanhada de uma fotografia das jogadoras portuguesas de futsal, as mesmas são identificadas como heroínas, “mulheres de grande coragem, de sentimentos ou virtudes excecionais” e “mulheres que provocam admiração”.

A seleção feminina portuguesa de futsal perdeu hoje em Gondomar a final do Europeu de futsal diante da Espanha, por 4-1 no desempate por grandes penalidades, depois de igualdades a 2-2 no tempo regulamentar e a 3-3 no prolongamento.

Também o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, comentou o desfecho da final, dizendo que o mesmo em nada altera “a crença no trabalho e consistente” da seleção.

“[O vice-título] não deixa de ser um novo momento de afirmação do desporto feminino numa sociedade em que a igualdade ainda tem caminho por fazer e para o qual a federação continuará a contribuir da forma mais ativa possível”, assinalou ainda Fernando Gomes, que endereçou igualmente os parabéns à Espanha.

Espanha revalidou hoje o título de campeão europeu de futsal feminino, ao vencer Portugal, mantendo o pleno do historial da competição, ao voltar a vencer a seleção portuguesa, depois do triunfo na final de 2017, também em Gondomar, por 4-0.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Cerveja faz bem ao intestino e não engorda -diz estudo do CINTESIS

Publicado

em

Por

Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), no Porto, concluíram que “beber cerveja faz bem à microbiota intestinal”, fator que tem sido associado à prevenção de doenças crónicas como a obesidade.

Em comunicado, o CINTESIS revela que o estudo, publicado no “Journal of Agricultural and Food Chemistry” e que também envolveu investigadores da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas, concluiu que “beber cerveja faz bem à microbiota intestinal”.

“O consumo de cerveja contribui para a melhoria da composição da microbiota intestinal, fator que tem sido associado à prevenção de doenças crónicas muito comuns, tais como a obesidade, a diabetes e as doenças cardiovasculares”, refere o comunicado, divulgado esta segunda-feira.

No decorrer da investigação, a equipa recrutou homens saudáveis, entre os 23 e 58 anos, para participarem num ensaio, ao longo de quatro semanas, que consistia em beber diariamente 330 mililitros (ml) de cerveja, com ou sem álcool.

Os resultados provaram que o consumo de cerveja, bebida que resulta da fermentação de cereais, “aumenta a diversidade da microbiota intestinal, sem aumentar o peso e a massa gorda”.

Ao mesmo tempo, os investigadores concluíram que a ingestão desta bebida “não interfere significativamente em biomarcadores cardiometabólicos”, como a glicose, colesterol e triglicéridos.

“Curiosamente, a fosfatase alcalina, um importante biomarcador de danos no fígado, rins e ossos, diminuiu no decurso do ensaio”, salienta o CINTESIS, acrescentando que o benefício da cerveja na saúde intestinal “provou ser independente do teor alcoólico”, ou seja, ocorre quer a cerveja tenha álcool ou não.

Os investigadores acreditam que o efeito benéfico da cerveja poderá estar ligado com os polifenóis presentes na bebida, à semelhança do que acontece com o vinho tinto.

Citados no comunicado, os investigadores salientam que o estudo “vem demonstrar que este tipo de bebidas ricas em polifenóis, no caso a cerveja, é uma abordagem interessante para aumentar a diversidade da microbiota intestinal”.

O estudo, que foi liderado pelas investigadoras Ana Faria e Conceição Calhau, contou ainda com a participação de outros especialistas do CINTESIS.

Foto: ELTON MONTEIRO/LUSA

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Deco diz que preço da pescada subiu 46%, óleo 38% e frango 31% desde o início da guerra. Conheça aqui a lista completa

Publicado

em

Por

A Deco revelou que o preço dos produtos essenciais aumentou em cerca de 20 euros desde o início da guerra na Ucrânia.

Pescada fresca, salmão, óleo de cozinha, frango e bolachas Maria foram os cinco produtos que mais aumentaram desde então, com aumentos de mais de 26%, de acordo com as contas efetuadas pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco).

A invasão russa da Ucrânia acelerou ainda mais o aumento dos preços da energia e dos transportes, agravando a escalada dos preços da matéria-prima. Esta tendência já se reflete na taxa de inflação em Portugal, que em Junho atingiu 8,7%, o valor mais alto desde 1992, e também se reflete a nível europeu, com os preços a acelerarem 8,6% na zona Euro no mês passado, o valor mais alto em duas décadas.

Entre os produtos que registaram o maior aumento de preços desde o início da guerra a Deco destaca a “pescada fresca (+ 46%), salmão (+ 40%), óleo de cozinha 100% vegetal (+ 38%), frango inteiro (+ 31%), wafer Maria (+ 26%), farinha de bolo (+ 23%), bife de peru (+ 21%), café torrado moído (+ 21%), arroz carolino (+ 21%) e costeletas de porco (+ 20%).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Corpo de pescador desaparecido encontrado em Afife

Publicado

em

Por

O corpo de um pescador, que estava desaparecido desde ontem à tarde, foi encontrado este domingo de manhã, em Afife, Viana do Castelo.

Segundo o Comandante da Capitania do Porto de Viana do Castelo, Rui Lampreia, o cadáver terá sido localizado por outro pescador que estava no local, cerca das 8 horas desta manhã.

A vítima, que reside no distrito de Braga, tinha saído de casa para pescar no sábado, mas não voltou a casa o que levou o filho a alertar a autoridade marítima.

O pescador, de 57 anos, terá desaparecido na praia da Ínsua, a sul do Forte do Cão, e devido aos ferimentos que apresenta na cabeça suspeita-se que possa ter sofrido uma queda.

O corpo já foi removido para o Instituto de Medicina Legal. 

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Marcelo promete apoiar TAP

Publicado

em

Por

Esta sexta-feira, dia 1 de julho, Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu a iniciativa da TAP em assinalar os cem anos da travessia aérea do Atlântico Sul e prometeu apoiar a empresa enquanto cumprir missões nacionais.

O chefe de Estado afirmou que “o tempo mudou, as companhia de aviação hoje estão em concorrência umas com as outras”, mas defendeu que a TAP “tem a obrigação de ter uma memória nacional, de cumprir o interesse nacional, que as outras não têm”.

Segundo o Presidente da República, “aquilo que explica por que é que os portugueses na grande maioria aceitam contribuir financeira para a TAP é porque acreditam que ela de quando em vez tem missões nacionais como esta”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

GNR reforça fiscalização nas estradas até ao mês de setembro

Publicado

em

Por

A GNR reforçou hoje o patrulhamento e a fiscalização nas estradas portuguesas com o objetivo de garantir a segurança rodoviária durante as deslocações na época de verão, numa operação que vai terminar até 11 de setembro.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana indica que intensificou, desde hoje, “as ações de patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes das vias rodoviárias com o objetivo de garantir a sua segurança” durante as deslocações efetuadas no verão”.

A GNR justifica esta operação, denominada “Hermes – Viajar em Segurança” 2022, com o aumento “substancial de tráfego” durante esta altura do ano em “consequência do afluxo de turistas estrangeiros, de emigrantes e das deslocações de cidadãos nacionais para locais de veraneio no gozo das suas férias”.

Durante a operação, a GNR vai privilegiar “uma atuação preventiva nos principais eixos rodoviários, designadamente autoestradas, itinerários principais, itinerários complementares e estradas nacionais, “orientando o esforço nos principais períodos de deslocação” nas vias mais críticas e com maior volume de tráfego, com o objetivo de “combater a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, proporcionando-lhes uma deslocação em segurança”.

Segundo a corporação, os militares vão incidir a fiscalização nos “comportamentos de risco” que colocam em causa a segurança rodoviária, como manobras perigosas de ultrapassagem, mudança de direção, inversão do sentido da marcha, cedência de passagem, distância de segurança e circulação na via mais à direita, condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas, condução sem habilitação legal, excesso de velocidade, incorreta ou não utilização do cinto de segurança e uso do telemóvel ao volante.

Na operação de 2021, a GNR fiscalizou 260.538 condutores e detetou 2.971 crimes de âmbito rodoviário, 1.964 das quais por excesso de álcool e 1.007 por falta de habilitação legal, e 86.340 infrações rodoviárias.

Aquela força de segurança destaca as 35.198 infrações por excesso de velocidade, as 4.320 contraordenações por excesso de álcool, 3.513 por falta ou uso incorreto de cinto de segurança/sistema de retenção para crianças e 2.443 por uso indevido do telemóvel.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Paíshá 10 horas

Temperaturas muito altas trazem “noites tropicais” a partir de quarta-feira

A partir de quarta-feira prevê-se que as temperaturas aumentem com termómetros a atingir mais de 30°C na maior parte do...

Desportohá 11 horas

A palavra “Famalicão” foi uma das mais mencionadas no Twitter este domingo

Os rumores da contratação de Owen Beck, defesa esquerdo do Liverpool, assim como de Guga, avançado do FC Porto (já...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Dia da Cidade celebra-se este sábado nos Paços do Concelho

“É uma forma de valorizarmos o nosso percurso coletivo e os seus protagonistas e de mostrarmos o orgulho que sentimos...

Famalicãohá 12 horas

Hélder Pereira eleito líder do CDS-PP de Famalicão

Hélder Pereira viu confirmada a eleição para a liderança da Concelhia de Famalicão do CDS PP. Foram 168 os militantes...

Paíshá 12 horas

Uber gerou 7 mil empregos em Portugal entre 2013 e 2019 e cresceu 71%

A plataforma Uber, que comemora oito anos de existência em Portugal, divulgou hoje um estudo que indica que entre 2013...

Paíshá 12 horas

Aqui perto: Câmara Municipal define multa de 750 euros para quem urinar no mar

A Câmara Municipal de Vigo em Espanha introduziu uma proibição de urinar nas suas praias este Verão, com a medida...

Desportohá 12 horas

Famalicão: Inês e Tânia do Liberdade FC medalhadas no campeonato distrital absoluto

Disputou-se nos dias 1 e 2 de julho, na Pista do Estádio 1º de Maio, em Braga, os Campeonatos Absolutos do...

Paíshá 15 horas

Jovem de 23 anos esfaqueado nas costas em Gaia. PSP identificou 2 suspeitos de 17 anos

Um jovem de 23 anos foi esfaqueado nas costas, na madrugada deste domingo, no decorrer das Festas do São Pedro...

Desportohá 16 horas

Ministra Ana Catarina Mendes elogia “heroínas” da seleção lusa de futsal

A ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, definiu hoje as jogadoras da seleção portuguesa de futsal como “heroínas”,...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: MP quer que alunos que faltaram a Cidadania fiquem à guarda da escola “durante o período escolar”

O Ministério Público (MP) quer que os dois alunos de Vila Nova de Famalicão proibidos pelos pais de frequentarem a...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES