Siga-nos nas redes

Sociedade

Covid-19: Mais 3 mortos e 375 novos infetados nas últimas 24 horas

Publicado

em

Portugal contabiliza hoje mais 3 óbitos provocados pela pandemia e 375 novos casos de infeção, segundo o relatório diário emitido pela Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Faleceu hoje o padre António Vaz Pinto aos 80 anos

Publicado

em

Por

O padre António Vaz Pinto, jesuíta e Alto Comissário para as Migrações e Minorias Étnicas entre os anos 2002 e 2005 morreu esta sexta-feira, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, informou a Companhia de Jesus.

António Vaz Pinto, de 80 anos, estava internado desde 8 de junho, devido a um tumor pulmonar, acrescentou a Província Portuguesa da Companhia de Jesus, recordando que, “com uma vida cheia e intensa”, o jesuíta “foi responsável pela criação e implementação de várias obras da Companhia de grande impacto apostólico”.

“O padre António Vaz Pinto tinha celebrado há dias os seus 80 anos e, aparentemente, encontrava-se bem, tendo festejado o seu aniversário na companhia de muitos familiares e amigos e num ambiente festivo. Contudo, o seu estado de saúde já era grave e três dias depois acabou por ser encaminhado de Évora, onde residia, para um hospital em Lisboa, tendo o seu estado agravado muito rapidamente”, adianta a nota dos jesuítas publicada no Ponto SJ, portal da Companhia de Jesus.

Natural de Arouca, onde nasceu em 2 de junho de 1942, António Vaz Pinto foi responsável pela criação e implementação de várias obras da Companhia de Jesus, entre as quais se destacam os Leigos para o Desenvolvimento (1986), o Centro São Cirilo (2002), no Porto, e o Centro Universitário Padre Manuel da Nóbrega (1975-1984), em Coimbra, e mais tarde o Centro Universitário Padre António Vieira (1984-1997), em Lisboa.

Foi também reitor da Comunidade Pedro Arrupe, em Braga, onde os jesuítas fazem parte da sua formação, e ainda reitor da Basílica do Sagrado Coração, na Póvoa do Varzim. Dirigiu o Centro de Reflexão e Encontro Universitário Inácio de Loyola, no Porto, foi assistente nacional da Comunidade de Vida Cristã (CVX) e foi também o presidente da direção do Centro Social da Musgueira, em Lisboa.

Em 2008, foi nomeado diretor da Revista Brotéria e mais tarde, em 2014, reitor da Igreja de São Roque e capelão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Trabalhou também, durante vários anos, na Rádio Renascença, onde foi assistente entre 1984 e 1997, e colaborou com vários órgãos de comunicação social, acrescenta a Companhia de Jesus.

António Vaz Pinto esteve também na fundação da produtora de conteúdos religiosos Futuro e esteve no projeto inicial da criação da TVI, tendo participou também na criação do Banco Alimentar contra a Fome, em 1992.

Em 30 de janeiro de 2006 foi distinguido pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Grande Oficial Ordem Infante D. Henrique.

Publicou sete livros sobre teologia, filosofia e vida cristã, e dois de memórias, onde conta a história da sua vida.

Dias antes do seu octogésimo aniversário (02 de junho), numa entrevista ao Ponto SJ, o padre António Vaz Pinto confessou-se preparado para morrer, afirmando ter tido “uma vida que valeu a pena viver, com muita alegria e muitos amigos”.

O padre António Vaz Pinto estava, atualmente, e desde 2019, na comunidade dos jesuítas em Évora, onde era Capelão da Santa Casa da Misericórdia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: 4 detidos com 500 doses de cocaína e heroína

Publicado

em

Por

Quatro pessoas foram detidas, esta quarta-feira, em Famalicão, por suspeitas de tráfico de droga, após apreensão de 500 doses de cocaína e heroína, de acordo com a PSP.

Os detidos são três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 42 e 51 anos.

Os detidos encontravam-se já referenciados devido à prática de diversos crimes semelhantes.

Após várias buscas domiciliárias foram encontradas 320 doses de heroína, 200 de cocaína e 10 de liamba, bem como 899 euros em numerário, uma réplica de pistola e duas viaturas.

Estes suspeitos serão apresentados no Tribunal Judicial de Famalicão para aplicação das medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Bairro, Carreira Bente, Ruivães Novais e Delães acolhem sessões de esclarecimento sobre Medidas Ativas de Emprego e Plano de Formação

Publicado

em

Por

A Comissão Social Inter-freguesias de Bairro, Carreira Bente, Ruivães Novais e Delães acolhe, esta quinta-feira, duas sessões de esclarecimento sobre Medidas Ativas de Emprego e Plano de Formação, dinamizadas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional de Vila Nova de Famalicão.

Esta sessão é promovida no âmbito do Laboratório de Proximidade do Programa Famalicão Comunitário, em parceria com o CLDS 4G-Comunidades Incubadoras.

As sessões destinam-se a pessoas desempregadas ou à procura de novas oportunidades de trabalho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Lions Clube oferece cama e cadeirão articulados na fregeusia de Esmeriz

Publicado

em

Por

O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão, dando continuidade à sua jornada de apoio à comunidade, em que nos integramos, ofereceu mais uma cama e um cadeirão articulados, na fregusia de Esmeriz, em Famalicão.

“O pedido resultou de uma necessidade urgente que foi identificada junto do nosso Lions Clube, por forma a permitir dar o necessário apoio a um utente com limitações resultantes da sua condição clínica, e que recomendam a utilização deste tipo de equipamento, na freguesia de Esmeriz”, explica a associação atravéz de um comunicado.

O donativo resulta da parceria de longos anos estabelecida entre o Lions Clube de Vila Nova de Famalicão e o Lions Clube de Roissy Pays de France.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Joane celebra 36º aniversário de elevação a vila

Publicado

em

Por

Já sem restrições, no passado causadas pela pandemia de Covid 19, as festas deste ano decorrem em pleno, durante três dias (1, 2 e 3 de julho) no Parque da Ribeira e inclui diversas atividades, nomeadamente música, comédia, jogos tradicionais, teatro, gastronomia e desporto. A Mostra Associativa também está incluída nas celebrações dos 36 anos da vila de Joane.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão recebe Feira Medieval Viking este fim de semana

Publicado

em

Por

A partir desta quinta-feira e até domingo, o centro da cidade de Famalicão vai recuar no tempo e receber a Feira Medieval Viking promovida pela Escola Profissional Cior sobre o tempo medieval e sobre a presença viking na Península Ibérica.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Alunos representam Famalicão na 2.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

Publicado

em

Por

No dia 27 de junho, o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) esteve presente na iniciativa “A Criar Gerações Boa Onda” do Programa Escola Azul, desenvolvida no âmbito da 2.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que está a decorrer em Lisboa, partilhando com todos os presentes o projeto “bIN, Be part of the solution!” e múltiplas iniciativas e projetos promovidos em parceria com o Município Famalicão, que apoiou a participação do AECCB no evento.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Projeto para a requalificação da capela Santa Catarina já está concluído

Publicado

em

Por

A requalificação da zona envolvente à capela de Santa Catarina, em Calendário, vai avançar. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, na visita que efetuou esta semana à União de Freguesias (UF) de Famalicão e Calendário, que está, precisamente, a celebra as festas em honra de Santa Catarina.  

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Augusto Canário anima festas de S. Pedro em Nine

Publicado

em

Por

A freguesia de Nine vai celebrar as Festas em Honra de S. Pedro, este fim de semana, com um programa de atividades religiosas, culturais e recreativas.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Gaivotas em terra “atacam” cadela no centro da cidade

Publicado

em

Por

Um vídeo captado recentemente em Famalicão mostra gaivotas, no centro da cidade, um avistamento não muito usual, já que o mar fica a 22 quilómetros, em linha, desta localização.

Mais insólito, é o facto de as mesmas terem decidido interagir com uma cadela, fazendo vários voos razantes, de forma a tentarem aroximar-se do animal.

À Fama TV, o autor do vídeo explicou que esta ocorrência tem sido diária e que as gaivotas parecem ter especial atração por esta cadela, já que não interagem com outros cães quando estes estão presentes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Economiahá 3 minutos

Gasóleo fica mais barato 8 cêntimos e gasolina desce 3 cêntimos esta segunda-feira

O preço do gasóleo e gasolina deverá registar um decréscimo na próxima segunda-feira, de acordo com as previsões de fontes...

Paíshá 34 minutos

Faleceu hoje o padre António Vaz Pinto aos 80 anos

O padre António Vaz Pinto, jesuíta e Alto Comissário para as Migrações e Minorias Étnicas entre os anos 2002 e...

Desportohá 40 minutos

Famalicão: Ponta de lança Rafa reforça o Ribeirão FC

O Ribeirão FC anunciou a contratação de Rafa pra a sua equipa sénior principal, que volta agora a disputar a...

Famalicãohá 1 hora

Brufe celebra Santíssimo Sacramento este fim de semana

A freguesia de Brufe está a celebra as festas em honra do Santíssimo Sacramento. A esse propósito a FamaTV foi...

Economiahá 1 hora

Governo: Desconto no imposto sobre combustíveis vai manter-se até agosto

O Governo anunciou esta sexta-feira que o desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) equivalente a uma descida da...

Desportohá 13 horas

Famalicão: Equipa de hóquei em patins do FAC recebida por Mário Passos

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube (FAC) foi recebida esta quinta-feira, 30 de junho, no salão...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Feira Medieval Viking está de regresso ao centro da cidade

A Feira Medieval Viking foi hoje, dia 30 de junho, inaugurada e estará em atividade no centro de Famalicão até...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: 4 detidos com 500 doses de cocaína e heroína

Quatro pessoas foram detidas, esta quarta-feira, em Famalicão, por suspeitas de tráfico de droga, após apreensão de 500 doses de...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Bairro, Carreira Bente, Ruivães Novais e Delães acolhem sessões de esclarecimento sobre Medidas Ativas de Emprego e Plano de Formação

A Comissão Social Inter-freguesias de Bairro, Carreira Bente, Ruivães Novais e Delães acolhe, esta quinta-feira, duas sessões de esclarecimento sobre...

Economiahá 19 horas

Combustíveis: Governo aprova apoio de 17 cêntimos para pesados de mercadorias

O Governo aprovou nesta quinta-feira um apoio extraordinário ao gasóleo profissional para os transportes pesados de mercadorias de 17 cêntimos...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES