Siga-nos nas redes

Sociedade

Governo diz que variante à EN 14 na Trofa é de “imprescindível utilidade pública”

Publicado

em

O Governo declarou de “imprescindível utilidade pública” a construção da variante à Estrada Nacional (EN) 14, entre a Via Diagonal, na Maia, e o Interface Rodoferroviário da Trofa, permitindo, assim, o abate de 21 sobreiros adultos, foi anunciado esta quarta-feira.

A decisão de 27 de maio dos ministros do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, publicada em Diário da República (DR), responde à solicitação da Infraestruturas de Portugal (IP) para abater aquelas árvores na União das Freguesias de Bougado (São Martinho e Santiago), no concelho da Trofa.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O Decreto-Lei n.º 169/2001, de 25 de maio, alterado pelo Decreto-Lei n.º 155/2004, de 30 de junho, impõe que o corte ou a poda de sobreiros e azinheiras sejam requeridos e autorizados pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

No DR lê-se que a IP solicitou “autorização para proceder ao corte de 21 sobreiros adultos em cerca de 0,3870 hectares de povoamentos daquela espécie, localizados na União das Freguesias de Bougado (São Martinho e Santiago), no concelho da Trofa”.

Na publicação, o Governo começar por elencar “o relevante interesse público, económico e social do empreendimento em causa, bem como a sua sustentabilidade, uma vez que vai permitir a resolução das deficientes condições de circulação” e acrescenta o facto da “inexistência de alternativas válidas de localização, uma vez que o traçado do empreendimento em apreço já resulta da avaliação de impacte ambiental e da correspondente declaração de impacte ambiental, bem como da decisão sobre a conformidade ambiental do projeto de execução”.

A isso, junta-lhe o “parecer favorável” da Entidade Regional do Norte da Reserva Agrícola Nacional à utilização das áreas integradas na Reserva Agrícola Nacional (RAN) e o facto de ter sido “declarada a utilidade pública, com caráter de urgência, da expropriação dos bens imóveis necessários à concretização da obra, pelo Despacho n.º 4482/2021, de 3 de maio”.

No documento, o Governo informa ainda que o requerente, a IP, “apresentou projeto de compensação e respetivo plano de gestão, nos termos do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 169/2001, de 25 de maio, na sua redação atual, prevendo a arborização com sobreiros numa área de 0,48 hectares, em terrenos da requerente, na mesma união de freguesias” em terrenos que “possuem condições edafoclimáticas [características definidas através de fatores do meio tais como o clima, o relevo, a litologia, a temperatura, a humidade do ar], adequadas”.

Neste contexto, o Governo decidiu “condicionar o abate dos sobreiros na área do empreendimento identificado no número anterior à aprovação e implementação do projeto de compensação, e respetivo plano de gestão (…) e ao cumprimento das condicionantes da decisão sobre a conformidade ambiental do projeto de execução e de todas as demais exigências legais aplicáveis e condicionantes decorrentes do licenciamento e execução da obra”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 9 minutos

Famalicense Jorge Paulo Oliveira defende criação de comissão para fiscalização do uso de fundos comunitários

O PSD acusou hoje os governos socialistas de terem feito uma execução “medíocre” dos fundos europeus, mas o PS negou...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Jovens com deficiência e profissionais do circo apresentam espetáculo “Da Purga ao Marfim” no Teatro Narciso Ferreira

O espetáculo “Da Purga ao Marfim” junta três jovens amadores com deficiência a profissionais do circo e decorre no sábado...

Desportohá 2 horas

Daniel Santos do GD Natação vence Duatlo de Famalicão no escalão 40-44

O atleta Daniel Santos do GD Natação de Famalicão foi o vencedor do Duatlo de Famalicão no escalão 40-44, alcançando...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Vila de Ribeirão assinala 50 anos do 25 de Abril com exposição e debate esta quinta-feira

A Escola EB 2,3 de Ribeirão dedica todo o ano letivo 2023/2024 à celebração dos 50 anos do 25 de...

Famalicãohá 3 horas

Orquestra Sinfónica do Ave apresenta 3 concertos solidários em Lousado, Fradelos e Santo Tirso

A Orquestra Sinfónica do Ave inicia uma série de três concertos solidários, entre os concelhos de Famalicão e Santo Tirso,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Mercado do Livro traz literatura poesia e musica ao centro da cidade este fim de semana

Entre os dias 20 a 25 de abril, o espaço público volta a ser ocupado pelo livro e pela leitura....

Famalicãohá 3 horas

Roteiro Associativo com o Grupo Motard de Castelões

Neste Roteiro Associativo, conversamos com os responsáveis do Grupo Motard de Castelões, que está a comemorar o seu primeiro aniversário....

Póvoa de Varzimhá 4 horas

Santinha de Balasar foi beatificada há 20 anos. Benção dos doentes realiza-se a 25 de abril no seu Santuário

No período entre os dias 21 e 25 de abril assinalam-se os 20 anos da beatificação de Alexandrina Maria da...

Regiãohá 4 horas

Mulher de 70 anos perde a vida após colisão em Vila do Conde

Uma mulher de 70 anos perdeu a vida, esta quarta-feira, na sequência de uma colisão entre um motociclo e um...

Barceloshá 17 horas

Funeral da menina de 8 anos falecida em trágico acidente em Barcelos realiza-se esta quinta-feira

Realiza-se esta quinta-feira o funeral de Gabriela Moreira, a menina de 8 anos que perdeu a vida na sequência de...

Arquivo

Mais Vistos