Famalicão
ASAE apreendeu 17 toneladas de mel e acabou por encerrar estabelecimento no Norte

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 17 toneladas de mel e suspendeu a atividade de um estabelecimento industrial localizado no Norte do país, foi esta segunda-feira anunciado.
Em comunicado, no qual a ASAE não especifica o local da apreensão, esta autoridade descreve que foi determinada a apreensão de 17.525 quilos de mel, num valor estimado superior a setenta mil euros, e foi “suspensa a atividade do estabelecimento, dado o operador económico não se encontrar devidamente licenciado para a atividade apícola”.
A operação da ASAE foi desencadeada através da Brigada de Indústrias da Unidade Regional do Norte, numa ação de fiscalização direcionada a estabelecimentos de processamento de mel e produtos apícolas “localizados na zona Norte do país”, lê-se no comunicado.
A ASAE acrescenta que a indústria que foi suspensa não possuía o Número de Controlo Veterinário (NCV) e que foram identificadas “manipulações abusivas e ausência de rastreabilidade dos produtos armazenados”.
O destino dos produtos seria o mercado de retalho, indicou a mesma fonte.
“O representante do estabelecimento foi advertido de que o não cumprimento imediato da ordem de suspensão ou a sua violação posterior constitui a prática de crime de desobediência previsto e punido pelo Código Penal”, refere a ASAE.
Na mesma nota de imprensa, esta autoridade reforça que “a produção apícola tem, em resposta às crescentes exigências do consumidor, vindo a evoluir para a profissionalização e regulamentação do setor, carecendo, entre outros elementos, todos os estabelecimentos de processamento de mel e de outros produtos apícolas, da aprovação da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), com o respetivo NCV”.
A ASAE garante ainda que “continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos e de forma a garantir a segurança alimentar dos produtos disponibilizados aos consumidores”.

Entretenimento
Famalicão: Vale S. Cosme mostra força associativa na Mostra Comunitária
A freguesia de Vale S. Cosme, em Famalicão, é palco, este fim de semana, da Mostra Comunitária. Um evento que pretende servir de montra para o que de melhor se faz nesta localidade.
Já este sábado decorreram diversas iniciativas.
Para este domingo estão agendadas a Caminhada Castro da Boca – Mini Trail, às 09h00, 4.ª Edição do Passeio de Carros e Motas Clássicas e uma aula de karaté, a partir das 10h00 e Mega aula de Zumba, às 11h00.
No período da tarde terão lugar a Eucaristia Solene e Procissão em Honra dos padroeiros da freguesia e o encerramento do evento, cerca das 18h00, com o corte do bolo da freguesia.
Desporto
BTT: Luís Pereira e Raquel Cunha vencem no Concelhio de Resistência BTT de Vale de S. Cosme
Os betetistas Luís Pereira e Raquel Cunha venceram a prova de BTT concelhio de Vale de S. Cosme.
S. Cosme recebeu a 7.ª prova, da 3.ª edição da competição.
O campeonato termina em outubro em Joane.
Famalicão
Teatro: “Mulheres de Shakespeare” na Casa das Artes de Famalicão

A Casa das Artes de Famalicão apresenta esta noite a peça Mulheres de Shakespeare, que será mais tarde apresentada também no teatro Helena Sá e Costa, no Porto, a partir de 11 de outubro.
Mulheres de Shakespeare” foi criado pelas autoras Fátima Vieira e Matilde Real, conta com encenação de Carlos Pimenta e com a atriz Emília Silvestre e a cantora Sofia Fernandes.
Os papéis femininos são marcantes nas obras de Shakespeare. Embora relegadas para segundo plano, por contingências certamente mais sociais do que dramatúrgicas, o autor inglês mostra-nos, apesar de tudo, como influenciam de forma decisiva as decisões dos homens, que se assumem como centro de decisão e poder.
-
Famalicãohá 2 dias
Lés a Lés nas festas de S. Miguel o Anjo, em Calendário
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Casa das Artes apresente documentário sobre a vida de Laura Poitras “Toda a Beleza e Carnificina” a 21 de setembro
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Partido Socialista assinalou regresso aos trabalhos com convívio no Louro
-
Desportohá 5 dias
Famalicão: Ribeirão FC recebe Santa Clara este domingo para a Taça de Portugal