Siga-nos nas redes

Famalicão

MP recebeu 17 denúncias de abusos sexuais de crianças na Igreja Católica em Portugal

Publicado

em

O Ministério Público abriu 10 inquéritos a partir das 17 denúncias anónimas reportadas pela Comissão Independente (CI) para o Estudo de Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica em Portugal, divulgou esta quinta-feira a Procuradoria-Geral da República (PGR).
“Foram instaurados 10 inquéritos, sendo que um deles concentra seis das participações e outros dois (inquéritos), duas (participações) cada um”, de acordo com a PGR, referindo que estão a ser tratados pelo Gabinete da Família, da Criança e do Jovem, da PGR. Entre os dois inquéritos que concentram duas denúncias cada, um deles foi arquivado e outro continua em investigação.

Dos inquéritos instaurados, sete encontram-se em investigação e três (na sequência de quatro situações denunciadas) foram arquivados: um por prescrição, outro porque se apurou que os factos já tinham sido julgados e alvo de condenação num outro processo e um terceiro por falta de provas.

Na véspera, a CI divulgou, em comunicado, que o MP arquivou quatro das 17 queixas reportadas.

“Sobre depoimentos recebidos pela CI e que configurem possíveis situações não prescritas pela lei portuguesa, as mesmas serão sempre enviadas diretamente para o MP e Polícia Judiciária, quando exista já nesta instância queixa anteriormente reportada”, explicou a comissão.

A CI sublinhou ainda que se mantém atenta aos testemunhos recebidos, referindo que o último balanço foi feito a 10 de julho, indicando terem sido validados 352 inquéritos e encaminhado 17 casos para o MP.

Sobre o caso noticiado pelo jornal Observador, que dá conta de que o atual cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, “teve conhecimento de uma denúncia de abusos sexuais de menores relativa a um sacerdote do Patriarcado e chegou mesmo a encontrar-se pessoalmente com a vítima, mas optou por não comunicar o caso às autoridades civis e por manter o padre no ativo com funções de capelania”, a CI referiu que “não revela nomes de alegados abusadores, de vítimas que pedem o anonimato e/ou possíveis locais de ocorrência de tais atos”.

Numa nota enviada à agência Lusa, o Patriarcado de Lisboa confirmou na quarta-feira a receção de uma queixa contra um padre na década de 1990 e manifestou-se “totalmente disponível” para colaborar com as autoridades no “apuramento da verdade” sobre os casos de abuso sexual por membros da Igreja, garantindo que o atual patriarca se encontrou “duas décadas depois” com a vítima e que esta “não quis divulgar o caso”.

De acordo com a mesma nota, “o sacerdote está atualmente hospitalizado” e à Comissão Diocesana de Proteção de Menores não chegou “qualquer denúncia ou comunicação sobre o caso”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Luzes de Natal trazem brilho ao centro da cidade

Publicado

em

As luzes de Natal já estão em funcionamento desde o dia 1 de dezembro. Veja algumas imagens do espírito natalício espalhado pelo centro urbano.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: GD Joane vence em casa do líder

Publicado

em

Em jogo a contar para a 13ª jornada do Pró Nacional da AF Braga, o GD de Joane foi vencer ao terreno do líder, Os Sandinenses, por duas bolas a zero. Com este triunfo, a equipa joanense subiu para o terceiro lugar da tabela classificativa com 26 pontos e tem ainda menos um jogo.

Em primeiro continuam Os Sandinenses com 32 pontos e o segundo o Ponte com 27, mas com mais uma partida que a formação joanense. Os Sandinenses averbaram a sua primeira derrota ao cabo de 13 jornadas disputadas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: FAC e Riba d’Ave HC jogam fora este domingo

Publicado

em

As duas equipas famalicenses de hóquei em patins a competir na primeira divisão têm hoje jogo fora. O Famalicense Atlético Clube (FAC) vai defrontar o HC Braga, pelas 17 horas. Já o Riba d’Ave Hóquei Clube vai jogar frente ao FC Porto, às 18 horas.

O adversário do FAC ocupa, neste momento, a posição 10 da tabela, imediatamente atrás da equipa do FAC. Já o FC Porto está em quarto lugar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Apresentado o Projeto de Enduro 2023

Publicado

em

Na passada sexta-feira, 2 de dezembro, foi apresentado, na Junta de Freguesia de Mogege, o Projeto de Enduro 2023 do piloto famalicense Ballas Junior.

Ballas junior referiu que o próximo ano no Enduro será uma época de aprendizagem e de muitos desafios. Foi também revelado que o “Sr. Dakar”, o também piloto famalicense Paulo Marques irá apadrinhar este jovem piloto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Ana Marinho convocada para a Seleção Nacional

Publicado

em

A atleta joanense do Clube Desportivo de S. Salvador do Campo, Ana Marinho, está convocada para representar a Seleção Nacional.

A atleta vai estrear-se no Campeonato da Europa de Corta-Mato. A jovem, que ainda no passado fim de semana se sagrou Vice-Campeã Nacional de Corta-Mato Longo em Juniores, vai representar a seleção nacional no escalão de sub-20, numa competição a decorrer em Turim, Itália, no dia 11 de dezembro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Futebol Feminino: FC Famalicão enfrenta hoje o SC Braga

Publicado

em

A equipa feminina do FC Famalicão joga, este domingo, às 15 horas, frente à equipa do SC Braga. Esta será a oitava jornada da Liga BPI.

Recorde-se que a equipa famalicense soma 12 pontos no campeonato, ocupando o quinto lugar da tabela.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Grande Simulacro da Associação Humanitária dos Bombeiros Famalicenses realiza-se hoje

Publicado

em

Este sábado a  Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, vai realizar um Grande Simulacro no Edifício da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, inserido no Programa dos 95 anos desta Associação.

O mesmo terá o seu início pelas 15h00m.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Inaugurada árvore de Natal de croché

Publicado

em

Ao final da tarde desta sexta-feira, 2 de dezembro, foi inaugurada uma árvore de Natal feita em rosetas de croché de 20 centímetros, num total de seis metros e meio de altura.

O momento de inauguração desta árvore feita com um material diferente contou ainda com crianças da comunidade escolar a cantar, a chegada do pai Natal, entre outras dinâmicas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Homem de 42 anos ferido após despiste na freguesia de Delães

Publicado

em

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de um automóvel, na zona da Curva do Conde, na Estrada Nacional 310, na freguesia de Delães em Famalicão.

As forças de socorro e segurança destacadas para o local totalizam 12 operacionais e quatro veículos de apoio.

O alerta foi registado às 18:03.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Projeto “ADN” da Pasec é o vence Programar em Rede 2022

Publicado

em

Explorar e valorizar o “ADN” de Famalicão por via das artes é o intuito da Pasec – Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais, a grande vencedora da edição 2022/2023 do Programar em Rede, iniciativa promovida pelo Município de Famalicão que disponibiliza uma verba até ao máximo de 10 mil euros para financiar um projeto cultural que seja apresentado em rede por várias entidades do concelho.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Luzes de Natal trazem brilho ao centro da cidade

As luzes de Natal já estão em funcionamento desde o dia 1 de dezembro. Veja algumas imagens do espírito natalício...

Desportohá 18 horas

Famalicão: GD Joane vence em casa do líder

Em jogo a contar para a 13ª jornada do Pró Nacional da AF Braga, o GD de Joane foi vencer...

Paíshá 19 horas

Papa nomeia D. Carlos Azevedo para o Comité para as Ciências Históricas

D. Carlos Azevedo, antigo bispo auxiliar de Lisboa, foi nomeado pelo Papa Francisco para delegado do Comité Pontifício para as...

Economiahá 21 horas

GALP estima diminuição na fatura da eletricidade já em Janeiro

A empresa diz que estima uma diminuição no valor das facturas a partir de Janeiro numa carta aos clientes, delineando...

Mundohá 21 horas

Procuradoria-Geral do Irão anuncia fim da polícia da moralidade

O Irão aboliu a polícia da moralidade, uma força que detinha especialmente mulheres que não usavam o véu islâmico de...

Regiãohá 22 horas

Esposende: Agitação marítima leva ao fecho da barra marítima

A barra marítima de Esposende encontra-se fechada a toda a navegação este domingo, devido à agitação marítima, segundo a Autoridade...

Paíshá 23 horas

Saúde: Eficiência na gestão de recursos no Norte será superior à de Lisboa e Vale do Tejo

Manuel Pizarro admitiu que a eficiência na gestão de recursos no Norte será superior à de Lisboa e Vale do...

Desportohá 23 horas

Famalicão: FAC e Riba d’Ave HC jogam fora este domingo

As duas equipas famalicenses de hóquei em patins a competir na primeira divisão têm hoje jogo fora. O Famalicense Atlético...

Desportohá 23 horas

Famalicão: Apresentado o Projeto de Enduro 2023

Na passada sexta-feira, 2 de dezembro, foi apresentado, na Junta de Freguesia de Mogege, o Projeto de Enduro 2023 do...

Desportohá 24 horas

Famalicão: Ana Marinho convocada para a Seleção Nacional

A atleta joanense do Clube Desportivo de S. Salvador do Campo, Ana Marinho, está convocada para representar a Seleção Nacional....

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES