Siga-nos nas redes

Guimarães

Guimarães: Homem detido enquanto tentava agredir esposa com barra de ferro

Publicado

em

A GNR de Guimarães deteve um homem por violência doméstica, em Guimarães, na passada quarta-feira.

No seguimento de uma denúncia de violência doméstica, os militares ao chegarem ao local, constataram que o agressor de 54 anos apresentava fortes indícios de embriaguez, injuriando diversas vezes a sua esposa à frente do filho de ambos.

Em comunicado às redações, a GNR explica que ” com uma barra metálica, foi possível verificar que o agressor desferia golpes em diversos bens da habitação, enquanto ameaçava de morte a vítima”. Ao tentar agredir a esposa com a barra, o agressor foi impedido e detido pelos militares.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Guimarães, tendo ficado sujeito às medidas de coação de proibição de se aproximar da ofendida e da sua residência, num raio de 1000 metros, de a contactar, por qualquer meio, controlado por pulseira eletrónica, obrigação de se sujeitar a tratamento da sua dependência alcoólica e proibição de deter qualquer tipo de arma branca ou de fogo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Guimarães

Homem de 70 anos em scooter perde a vida após colisão com carro em Guimarães

Publicado

em

Um motociclista, com cerca de 70 anos, perdeu a vida, esta segunda-feira, na sequência de uma colisão contra um carro, em Guimarães.

A vítima mortal foi ainda atropelada por outro veículo ligeiro depois do embate inicial, com a sua scooter.

As equipas de socorro destacadas para o local acabaram por declarar o óbito no local do acidente.

A GNR investiga agora a ocorrência.

O alerta foi registado cerca das 17:44.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

PJ deteve homem suspeito de atear fogo em Guimarães

Publicado

em

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem suspeito da autoria de um incêndio florestal em Guimarães, registado em finais de julho, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PJ refere que o incêndio ocorreu em 27 de julho, na freguesia de Prazins (Santa Eufémia) e consumiu cerca de 1.000 metros quadrados de área florestal, constituída principalmente por espécies arbustivas e arbóreas.

“O presumível autor é um homem com 42 anos, que recorreu a chama direta para a ignição do incêndio”, acrescenta.

Diz ainda que, face às condições atmosféricas registadas naquele momento, em que se conjugavam altas temperaturas com um grau de humidade baixo, aliadas à disponibilidade de combustível, “o incêndio evoluiu e colocou em perigo várias habitações e a mancha florestal situada nas proximidades”.

“Só não atingiu outras proporções devido à pronta e eficaz intervenção dos bombeiros das Caldas das Taipas, que assim evitaram a sua descontrolada propagação”, sublinha.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Adepto agride polícias durante jogo entre o Vitória SC e o Puskás e acaba detido

Publicado

em

A PSP deteve um adepto de futebol no jogo de quinta-feira entre o Vitória Sport Clube e o Puskás Akadémia FC, que decorreu Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, por agressão e resistência à autoridades.

Em comunicado, a PSP informa que este adepto, que foi detido na sequência do arremesso para o interior do recinto desportivo de um tubo de uma bandeira, estava proibido de frequentar recintos desportivos pela Autoridade para a Prevenção Contra a Violência no Desporto.

Segundo explica o Comando Distrital de Braga da PSP, na segunda parte do jogo da 1.ª mão da 2.ª ronda de qualificação de acesso à Europa Conference League, os agentes de serviço dirigiram-se ao local onde o adepto, responsável pelo arremesso do tubo de um a bandeira, se encontrava para o identificar.

O adepto, assim como outros adeptos, ofereceu resistência à PSP, “reagindo violentamente agredindo e coagindo os polícias. Tal viria a culminar numa intervenção policial com vista à reposição da ordem”, acrescenta a nota.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Várias pessoas atacadas por cães junto ao estádio em Guimarães incluindo homem de 81 anos

Publicado

em

Três pessoas, incluindo um homem de 81 anos, foram atacadas, por dois cães, junto ao Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, avança o JN.

Tudo aconteceu no final da manhã do último sábado e a filha do homem de 81 anos garantiu que pelo menos seis pessoas foram atacadas, depois de ter sido chamada pelo progenitor para lhe prestar assistência no local.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Jovem bombeiro de 17 anos não sobreviveu após queda de carro em cima do seu corpo em Barcelos

Publicado

em

Um jovem de 17 anos, vítima de um acidente numa oficina, em Barcelos, na passada sexta-feira, acabou por falecer esta segunda-feira,

Pedro Barroso, terá ficado debaixo do peso de um automóvel que caiu em cima do seu corpo, enquanto este realizava uma manutenção, debaixo da viatura.

Pedro Barroso era estagiário nos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Incêndios: Idoso de 83 anos detido em Guimarães suspeito de atear fogo florestal

Publicado

em

 Um idoso, de 83 anos, foi detido pela autoria de um incêndio florestal numa freguesia do concelho de Guimarães, distrito de Braga, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

“Numa zona de vegetação herbácea, mato e arvoredo, com condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, associado às elevadas temperaturas e muito baixa humidade, o autor é suspeito de ter ateado dois focos de incêndio, próximos um do outro, colocando em risco toda aquela área, só não produzindo danos mais graves pela pronta intervenção da população e dos bombeiros”, refere a PJ, em comunicado.

A PJ, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, acrescenta que a detenção, fora de flagrante delito, ocorreu no sábado, dia do incêndio, com a colaboração da GNR.

O detido foi presente às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações periódicas trissemanais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

GNR, esposa e pais acusados de burla de 400 mil euros conhecem acórdão em Guimarães

Publicado

em

Quatro arguidos, entre os quais um militar da GNR de Fafe, distrito de Braga, e a mulher, acusados de branqueamento e de burla superior a 400 mil euros, conhecem hoje o acórdão no Tribunal de Guimarães.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), os outros dois arguidos são os pais do militar da GNR, acrescentando que, através de um esquema de burlas, os arguidos conseguiram mais de 400 mil euros, os quais permitiram uma vida de luxo ao GNR e à mulher, auditora de justiça.

A acusação sustenta que o esquema passou por o pai do GNR, “muito conhecido, considerado e com boa reputação na sua área de residência, acolitado pela sua mulher sempre que necessário, pedir dinheiro emprestado a pessoas que nele confiavam, geralmente pessoas de idade, enganando-as com uma simulada situação de urgência e aflição”.

O MP considerou indiciado que o militar da GNR, “tendo, conjuntamente com a sua mulher, rendimentos modestos, mas pretendendo, além do mais, viajar, frequentar hotéis e restaurantes de luxo, adquirir roupas de marcas dispendiosas e viaturas de gama alta, engendrou um esquema” para obter as quantias monetárias necessárias àquela vida de luxo, “à custa de terceiros”.

Ao esquema, segundo o MP, aderiram a mulher e os pais do militar da GNR.

O pai do GNR alegaria uma falsa prisão iminente do seu filho, decorrente de problemas com a justiça e/ou com uma também falsa possível expulsão daquela força policial.

“No contexto da alegação, o dinheiro seria necessário para acudir a pagamentos devidos em tribunal, para evitar os referidos desfechos”, acrescenta a acusação.

Com base naquele argumentário, que sofreria “pequenas variações” conforme a circunstância e o interlocutor, os arguidos conseguiram que 29 ofendidos, nalguns casos marido e mulher, lhes entregassem, de 2016 a 2019, o montante global de 406.999 euros.

O MP diz que “parte substancial” deste montante financiou um “elevado” nível de vida económico do militar da GNR e da mulher.

Os arguidos estão ainda acusados de terem feito circular estas quantias por contas bancárias, com operações para dificultar a sua rastreabilidade, e de as terem reconvertido em inúmeros bens.

A leitura do acórdão está marcada para as 13:45.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Mais de 30 cantinas escolares de Guimarães fechadas devido a greve

Publicado

em

Mais de 30 cantinas escolares de Guimarães estão hoje encerradas e cerca de quatro mil refeições ficaram por servir, devido à greve dos trabalhadores dos refeitórios escolares do concelho, de acordo com o sindicato.

O balanço da greve foi feito aos jornalistas por Francisco Figueiredo, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte, após a manifestação de cerca de 70 trabalhadoras da empresa Uniself, que se concentraram na manhã de hoje em frente ao edifício da Câmara Municipal de Guimarães, exigindo melhores condições contratuais e salariais.

Empunhando cartazes como “aumentos salariais, já!, exigimos aumentos salariais, exigimos respeito pelos direitos, não ao horário parcial, exigimos horários completos”, as cerca de sete dezenas destas trabalhadoras também entoavam cânticos como “câmara [de Guimarães] escuta, os trabalhadores estão em luta”.

Segundo Francisco Figueiredo, a adesão à greve de hoje “foi uma grande resposta” à Uniself, empresa que “mantém contratos de grande precariedade com cerca de 150 dos 200 trabalhadores”, que exercem a atividade profissional nas cantinas das escolas do concelho de Guimarães, no distrito de Braga.

O dirigente sindical contou que, na segunda-feira, houve uma reunião com a Uniself, na qual a empresa “não apresentou qualquer proposta e se recusou a aumentar os salários precários da esmagadora maioria” destas profissionais, razão pela qual a greve se manteve.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Homem de 61 anos agride PSP e ameaça técnica que lhe tinha de trocar pulseira eletrónica em Guimarães

Publicado

em

Um homem de 61 anos, foi detido, na madrugada desta terça-feira, em Guimarães, depois de ter ameaçado uma técnica dos Serviços da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, que estava destacada para trocar a pulseira eletrónica do suspeito.

De acordo com a PSP, o suspeito foi informado que se ia proceder à referida troca da pulseira, tendo o mesmo brandido um varão de madeira em direção à Técnica.

Neste sentido, foi-lhe ordenado para largar o varão, contudo nunca acatou as ordens dos Polícias, tendo ainda ferido um dos polícias com o respetivo varão.

Pelo exposto, foi o cidadão de 61 anos detido, sendo presente hoje no Tribunal Judicial de Guimarães.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Homem que denunciou venda ilegal de tabaco acabou espancado e quase nu amarrado dentro de um curral em Guimarães

Publicado

em

Dois homens, de 57 e 58 anos, foram detidos pelo sequestro, em 01 de dezembro de 2021, de um outro homem, no concelho de Guimarães, distrito de Braga, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

“Os factos, motivados por vingança, foram perpetrados contra o ofendido, o qual foi atraído por um dos indivíduos que, com o auxílio de um segundo, o introduziram numa viatura, ali o privando de liberdade. Nestas circunstâncias, foi a vítima alvo de agressões e transportada até uma habitação, onde foi manietada e mantida sob sequestro, com tratamento cruel e degradante”, conta a PJ, em comunicado.

De acordo com a CM, tudo terá acontecido como retaliação por, supostamente, a vítima ter denunciado um negócio de venda de tabaco ilegal dos suspeitos.

Acabou preso num curral com uma corda, quase nu, de acordo com a mesma fonte.

Os detidos, residentes na cidade de Guimarães e com antecedentes criminais, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

Os dois homens estão indiciados pelos crimes de sequestro, de roubo e de ofensas à integridade física.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: 20 trabalhadores subcontratados pela Continental despedidos. GNR chamada à empresa

Cerca de 20 trabalhadores da Continental Mabor, subcontratados pela multinacional Schnellecke, foram informados, esta terça-feira, que iriam ser despedidos, uma...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Feira das Cebolas recebe mostra comunitária de Gondifelos

A Feira das Cebolas está agendada para o fim de semana de 27 e 28 de agosto e irá decorrer...

Desportohá 11 horas

Famalicão: Rui Sabino sagra-se campeão nacional nos juvenis de ciclismo de estrada

O famalicense Rui Sabino, da União Ciclismo da Trofa, sagrou-se campeão nacional de juvenis de ciclismo de estrada, na prova...

Desportohá 11 horas

Já estão abertas as inscrições para a Liga de Futsal de Famalicão

A Liga Futsal Famalicão (LFF) informou, esta terça-feira, através de comunicado à imprensa, que se encontram abertas as inscrições para...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Companhia de seguros Macedo’s de Ruivães comprada pela multinacional francesa Vermus

A histórica companhia de seguros Macedo’s, de Famalicão, foi comprada pela multinacional francesa Vermus, numa transacção cujo valor não foi...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Requião organiza festa de “Compra e Venda”

A nona edição da Festa da Compra e Venda realiza-se no próximo fim de semana, dias 13 e 14 de...

Paíshá 14 horas

Avião de combate aos incêndios ficou inoperacional devido à falta de combustível

Um avião de combate a incêndios Canadair tornou-se inoperacional em Portugal devido à falta de combustível. Segundo o Correio da...

Paíshá 15 horas

Calor: Produtores de gelo com dificuldades em satisfazer encomendas. Espanha já começou racionamento

Os supermercados em Espanha estão a limitar o número de embalagens de gelo que vendem por cliente, enquanto em Portugal,...

Paíshá 15 horas

Porto: Crimes violentos e graves estão a aumentar

O Comando Metropolitano do Porto da PSP registou um decréscimo de 4,5% de criminalidade geral em 2021, destacando-se uma diminuição...

Paíshá 15 horas

Edifício mais alto de Portugal será construído em Gaia por 150 milhões e terá 100 metros de altura

O edifício Skyline de 28 andares será construído em Vila Nova de Gaia e deverá custar aos seus investidores israelitas...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES