Siga-nos nas redes

Sociedade

Coligação apresenta Nuno Melo como candidato à Assembleia Municipal de Famalicão

Publicado

em

A apresentação pública de Nuno Melo como candidato à presidência da Assembleia Municipal de Famalicão marca a rentrée da Coligação Mais Ação Mais Famalicão na campanha às eleições autárquicas de 26 de setembro. A cerimónia está marcada para as 19 horas do próximo domingo.

Ler mais em opiniãopublica.pt

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Câmara apresenta Brigada de Resgate Animal no Dia Mundial do Animal

Publicado

em

A Câmara Municipal de Famalicão apresenta amanhã, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, a Brigada de Resgaste Animal de Famalicão, uma equipa associada ao CROA – Centro de Recolha Oficial Animal de Famalicão com prontidão de resposta 24 horas por dia, 7 dias por semana, para a recolha de animais abandonados.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Hackers atacam autarquias: Câmara de Barcelos alvo de ataque automático

Publicado

em

O município de Barcelos foi vítima de um ataque informático, uma situação que está a causar “graves limitações”, anunciou hoje a Câmara.

Em comunicado, a Câmara do distrito de Braga refere que em causa está um ataque ‘ransomware’, um tipo de software malicioso utilizado por cibercriminosos.

“Os serviços da Divisão de Sistemas de Informação e Monitorização Administrativa estão a trabalhar no sentido de remediar a situação”, concluiu a autarquia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Casal que furtou 175 litros de combustível detido pela GNR

Publicado

em

A GNR deteve hoje um homem, de 40 anos, e uma mulher, de 30, por furto de combustível no concelho de Barcelos, no distrito de Braga, anunciou aquela força.

Em comunicado, a GNR refere que se trata de uma investigação envolvendo mais de uma dezena de furtos de combustível nos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Barcelos, Santo Tirso e Vila do Conde.

Os suspeitos foram detidos em flagrante, quando se encontravam a furtar gasóleo do depósito de duas viaturas, num estaleiro de obras.

No seguimento da ação policial, foi realizada uma busca domiciliária que permitiu apreender 175 litros de gasóleo, 17 bidões para transporte de combustível, uma viatura, um telemóvel e diverso material associado àquele tipo de furto.

Os suspeitos vão ser presentes na terça-feira ao Tribunal de Barcelos, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Pescadores das Caxinas resgatados em incêndio fizeram missa de agradecimento na famosa “Igreja do Barco”

Publicado

em

Os pescadores das Caxinas, em Vila do Conde, que foram resgatados, esta terça-feira, na sequência de um incêndio na embarcação “Filipa Miguel”, onde seguiam, ao largo de São Miguel, Açores, foram recebidos no Aeroporto Sá Carneiro, pelo presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa.

Depois deste momento, os pescadores e comitiva participaram numa missa de agradecimento por este salvamento, na Igreja dos Navegantes, a famosa “igreja do barco”, um local carregado de simbolismo, pro prestar homenagem à comunidade piscatória local.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Programa Erasmus + em destaque no arranque do ano letivo da CIOR

Publicado

em

A Escola Profissional CIOR, de V N de Famalicão, leva a cabo, várias mobilidades no
âmbito do programa Erasmus +, assim como uma série de atividades e iniciativas de acolhimento e
integração dos novos alunos.

Assim, de 3 a 21 deste mês, um grupo de 14 alunos e 2 professores a frequentar o curso de eletrónica e automação, da Escola Secundária de Eletrotecnia e Telecomunicações de Constança, Roménia, vai realizar um período de estágio na CIOR, onde, entre outras atividades práticas, os alunos terão de desenvolver uma fonte de alimentação e um amplificador.

Do programa previsto, consta ainda visitas à Universidade Lusíada, Universidade do Minho e a empresas do setor.
No decorrer desta semana, 2 professores da escola alemã, Taatliche Fachoberschule Schwandorf, encontram-se na CIOR para reuniões de parceiros e de trabalho para o relatório final do Projeto “Train, work and Succeed in Europe” e fortalecimento de cooperação para mobilidades Erasmus+.

” Neste tempo de crise e de incerteza que a Europa está a enfrentar, o espírito e a missão do Erasmus+, pela sua natureza, são também uma forma de manter a coesão, a cooperação e a solidariedade entre países e povos a favor do desenvolvimento e da paz”, refere, a propósito, Paula Pereira, da direção da escola, acrescentando ser este o grande “desígnio da Europa”.

No programa de mobilidades de alunos da CIOR, no decorrer deste mês, um grupo de 6 alunos finalistas do curso de animação sociocultural irá realizar um estágio de dois meses, em Malta. Outro grupo de alunos finalistas do curso de mecatrónica automóvel rumará para Vicenza, Itália, seguido de um grupo de alunos finalistas do curso de produção metalomecânica, que terá com destino Málaga, Espanha.

Estes estágios serão realizados em prestigiadas empresas e instituições
parceiras da CIOR.

Este mês ficará ainda marcado por uma série de iniciativas no âmbito da
comemoração do Erasmus Days 2022.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Bombeiro perde a vida após colisão entre dois camiões na A29

Publicado

em

Um bombeiro com cerca de 45 anos, morreu, esta segunda-feira, em Esmoriz, na sequência de uma colisão entre dois camiões, na A29, que se encontra neste momento cortada.

Outras duas pessoas ficaram feridas.

Ambas viaturas seguiam no sentido sul-norte, tendo uma destas embatido na outra, que se encontrava parada na berma da estrada.

A vítima mortal pertencia à corporação dos Bombeiros de Esmoriz, a mesma que se encontra agora no local do acidente.

Foto: César Pinho / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Hospital de Braga registou 102 casos de violência sobre profissionais só em 2021

Publicado

em

O Hospital de Braga registou, em 2021, um total de 102 situações de violência sobre profissionais de saúde, o que significa um aumento de 25% face ao ano anterior, anunciou hoje o presidente do Conselho de Administração.

Falando no lançamento da campanha “Braga respeita quem cuida”, João Porfírio Oliveira sublinhou que aquele número supera as notificações registadas no período pré-pandemia de covid-19.

“A violência no setor da saúde tem um elevado impacto e provoca importantes repercussões nas instituições hospitalares, afetando o desempenho dos profissionais e a qualidade da prestação de cuidados, pelo que a sua diminuição se revela um desafio não só em Portugal, como em todo o mundo”, defendeu.

Nesse sentido, o Hospital de Braga tem vindo a implementar diversas medidas que visam prevenir a violência, física e psicológica, no local de trabalho e apoiar as vítimas, como a criação do código de boa conduta “Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho”, a otimização da plataforma de registo de eventos adversos e a promoção da notificação por parte dos profissionais de saúde.

Segundo João Porfírio Oliveira, os balcões de atendimento dos internamentos e as consultas externas são dos locais mais sensíveis, pelo que foram dotados de botões de pânico.

O hospital promoveu ainda a reformulação dos gabinetes de consulta, para assegurar que existe sempre “um ponto de fuga” para o profissional, bem como a colocação de acrílicos nos balcões de atendimento das consultas externas.

Foi também implementado um sistema de botão de pânico portátil nos Serviços de Psiquiatria e de Urgência de Obstetrícia, um projeto-piloto que se pretende alargar para outros serviços do hospital.

O hospital também criou o Gabinete de Apoio ao Profissional.

“Não obstante, sentimos que é necessária uma ampla consciencialização da comunidade para os impactos da violência no setor da saúde, a sensibilização da sociedade para prevenção deste fenómeno e o incentivo da notificação de eventos adversos por parte dos profissionais de saúde.

Nesse sentido, foi hoje lançada a campanha “Braga respeita quem cuida”, que junta o hospital, a PSP, a Câmara, o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Cávado 1, o Sporting Clube de Braga, os Transportes Urbanos de Braga (TUB) e a Autoridade para as Condições do Trabalho.

A campanha passará pela colocação de cartazes de sensibilização em diversos espaços do hospital e em todos os ecrãs dos autocarros dos TUB, pela colocação de ‘outdoors’ e mupis por toda a cidade de Braga, a realização de uma formação da PSP para os profissionais de saúde do hospital e uma ação conjunta, em dia de jogo, com o Sporting Clube de Braga.

“Sabemos que o contexto da prestação de cuidados de saúde pode gerar ambientes vulneráveis, causadores de consequências para a saúde física e mental dos nossos profissionais, sendo por isso necessária uma ativa vigilância dos riscos associados e prontas ações para os mitigarmos”, disse ainda João Porfírio Oliveira.

Segundo números da Direção-Geral da Saúde, hoje mencionados na apresentação da campanha, 50% dos profissionais de saúde são vítimas, por ano, de violência física ou psicológica.

Em Portugal, por dia, pelo menos quatro profissionais de saúde são agredidos.

No ACES Cávado 1, e segundo o diretor executivo, Domingos Sousa, um inquérito feito há cerca de dois meses concluiu que 56% dos profissionais que ali exercem já foi vítima de violência.

Em 53% dos casos tratou-se de violência verbal, havendo ainda assédio moral (24%), violência física (10%) e assédio sexual (4%).

“Começa a ser uma situação avassaladora”, referiu Domingos Sousa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Mulher que trabalhava em casa de alterne terá saltado de carro em andamento para evitar violação

Publicado

em

Um homem está a ser julgado no Tribunal de Matosinhos, respondendo por um crime de violação, alegadamente cometido em setembro de 2019, depois de ter conhecido a acusante numa casa de alterne, onde esta trabalhava, em Famalicão.

Os dois terão acordado dirigir-se para um motel, no Porto, para terem relações sexuais, a troco de 400 euros, de acordo com a CM.

Durante a viagem, de madrugada, o alegado agressor terá tentado, em primeira instância, ter relações sexuais com esta no areal da praia da Apúlia, em Esposende, mas a mulher terá recusado os avanços do homem.

Mais tarde, ainda de acordo com a acusação, o suspeito terá parado o carro na zona industrial da Varziela, em Vila do Conde, onde terá arrastado a mulher para fora do carro, agredindo-a e forçando a ter relações sexuais na via pública.

Depois disto, a acusação relata que o homem ofereceu-se para transportar a mulher para casa, algo que a suposta vítima aceitou, por ser de madrugada.

Mais tarde, quando atravessavam a A28, em Matosinhos, o suspeito terá tentado forçar a mulher a mais atos sexuais, ameaçando-a com uma nova violação, num edifício abandonado naquela zona.

Neste momento, a vítima terá saltado do carro em andamento, acabando por ficar ferida e receber auxílio de outros condutores que a viram na autoestrada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Corpo de Tânia Fernandes encontrado no rio. Estava desaparecida desde 24 de setembro

Publicado

em

Foi encontrado, esta segunda-feira, o corpo de Tânia Fernandes, desaparecida desde 24 de setembro, em Cabanas de Tavira.

O seu corpo foi retirado do rio Gilão, na manhã desta segunda-feira, por elementos da Polícia Marítima e bombeiros, já se encontrando em pré decomposição, de acordo com a CM.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: 6.ª Corrida REN Pedome / Oliveira Santa Maria realiza-se a 22 de outubro

Publicado

em

Realiza-se a 22 de outubro a 6.ª Corrida REN Pedome / Oliveira Santa Maria, um evento que pretende fomentar a prática de desporto junto das comunidades.

Com o apoio da REN pelo 2.º ano consecutivo, todas as partidas e chegadas serão feitas na Subestação da REN de Riba de Ave, localizada em Oliveira Santa Maria.

O evento será dividido em três corridas, a primeira destinada a benjamins, infantis, iniciados e juvenis.

A segunda sob o mote da solidariedade e sustentabilidade. “Loving The Planet”, e a 3.ª prova, destinada a juniores, séniores e veteranos.

As inscrições para a corrida e caminhada deverão ser feitas online através de https://www.cyclonessports.com/index.php/253-6-corrida-de-pedome

Também poderão efetuar inscrições presencialmente nas juntas de Freguesia de Pedome e Oliveira Santa Maria.

Na vertente solidária, por cada inscrição da corrida ou caminhada, 1 euro reverte diretamente para os Bombeiros Voluntários de Riba de Ave.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Câmara apresenta Brigada de Resgate Animal no Dia Mundial do Animal

A Câmara Municipal de Famalicão apresenta amanhã, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, a Brigada de Resgaste Animal de Famalicão, uma equipa...

Barceloshá 6 horas

Hackers atacam autarquias: Câmara de Barcelos alvo de ataque automático

O município de Barcelos foi vítima de um ataque informático, uma situação que está a causar “graves limitações”, anunciou hoje...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Casal que furtou 175 litros de combustível detido pela GNR

A GNR deteve hoje um homem, de 40 anos, e uma mulher, de 30, por furto de combustível no concelho...

Regiãohá 6 horas

Pescadores das Caxinas resgatados em incêndio fizeram missa de agradecimento na famosa “Igreja do Barco”

Os pescadores das Caxinas, em Vila do Conde, que foram resgatados, esta terça-feira, na sequência de um incêndio na embarcação...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Programa Erasmus + em destaque no arranque do ano letivo da CIOR

A Escola Profissional CIOR, de V N de Famalicão, leva a cabo, várias mobilidades noâmbito do programa Erasmus +, assim...

Economiahá 7 horas

Governo propõe aumento salarial de 4,8% para a função pública

O Governo apresentou hoje aos sindicatos da função pública a proposta de aumentos salariais para 2023, com as estruturas sindicais...

Paíshá 8 horas

Bombeiro perde a vida após colisão entre dois camiões na A29

Um bombeiro com cerca de 45 anos, morreu, esta segunda-feira, em Esmoriz, na sequência de uma colisão entre dois camiões,...

Bragahá 8 horas

Hospital de Braga registou 102 casos de violência sobre profissionais só em 2021

O Hospital de Braga registou, em 2021, um total de 102 situações de violência sobre profissionais de saúde, o que...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Mulher que trabalhava em casa de alterne terá saltado de carro em andamento para evitar violação

Um homem está a ser julgado no Tribunal de Matosinhos, respondendo por um crime de violação, alegadamente cometido em setembro...

Desportohá 11 horas

Famalicão: Novas imagens mostram fuga de adeptos segundos antes da chegada das autoridades

Novas imagens, que agora surgem nas redes sociais, mostram a violência da rixa causada por adeptos do futebol que se...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES