Famalicão
Famalicão: Professor do AECCB acusado de mais de 30 crimes de assédio e abuso sexual

Começa esta quarta-feira, no Tribunal de Guimarães, a fase de debate instrutório referente ao processo que acusa Fernando Silvestre, professor do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), de mais de 30 crimes de assédio e abuso sexual de menores dependentes.
O processo data já de janeiro de 2019, de acordo com a fonte da Famatv, altura em que foram apresentadas as queixas que originaram a acusação por parte do Ministério Público.
O professor em questão é licenciado em Ciências Religiosas e docente de Educação Moral Religiosa e Católica (EMRC) do AECCB desde o ano letivo 2000/2001. Foi no âmbito escolar que, desde 2005, foi responsável pelo Grupo de Teatro O Andaime, tendo sido este o contexto de ocorrência das alegadas acusações. Em causa estão várias vítimas que eram, à data dos acontecimentos, menores de idade e cujo número a fonte da Famatv não precisou, contudo, garantiu serem mais de dez.
Após a apresentação de queixa às autoridades, o professor foi suspenso durante alguns meses do AECCB. Todavia, findo o período de suspensão, regressou à escola, na qual, à data de hoje, ainda é professor de EMRC. Quanto ao grupo de teatro, chegou ao fim ainda em janeiro de 2019.
Contactado pelo Famatv, Carlos Teixeira, diretor do AECCB, optou por não prestar declarações.
Depois de quase três anos, começa esta quarta-feira o debate instrutório, no Tribunal de Guimarães, que ditará se o professor famalicense seguirá para julgamento.

Famalicão
Famalicão dedica este fim de semana à doçaria da época -“Páscoa Doce”

Nos dias 1 e 2 de abril, o evento “Páscoa Doce”, inserido na programação da Semana Santa de Vila Nova de Famalicão, terá lugar na Alameda D. Maria II. A iniciativa é resultado de uma colaboração estreita com a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão e contará com a presença de mais de uma dezena de pastelarias e produtores locais. O mercado estará aberto no sábado, dia 1 de abril, das 10h00 às 22h00 e no domingo, dia 2 de abril, das 10h00 às 19h00.
O Presidente da Câmara Municipal irá visitar o espaço no sábado, 1 de abril, a partir das 17h30.
Além do mercado de doces, o evento também inclui uma performance de dança pela Apolo Famalicão (sábado, 10h30), um concerto de metais pela ARTAVE (sábado, 15h00), uma ‘Conversa e Prova de Vinhos Verdes’ com a presença de um enólogo (sábado, 17h00) e, como novidade deste ano, o ‘1.º Concurso de Doces Caseiros de Páscoa’, que começa no sábado às 15h00.
A organização da Semana Santa de Famalicão é da responsabilidade da Confraria das Santas Chagas de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão, com o apoio da Câmara Municipal e da Paróquia de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão, bem como de empresas e associações locais.
Famalicão
Famalicão: Associação de Moradores das Lameiras inaugura “Jardim da Poesia”

A Associação de Moradores das Lameiras (AML) celebrou, a 21 de março, o Dia Mundial da Poesia com a inauguração do “Jardim da Poesia”. O evento realizou-se no Jardim do Centro Social das Lameiras e contou com a presença do presidente da Direção da AML, Jorge Faria, colaboradores e utentes do setor infanto-juvenil e séniores.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Famalicão
Cineasta famalicense Mário Macedo apresenta-se no festival de Cannes

Mário Macedo, natural de Famalicão, é um dos quatro jovens cineastas portugueses que irão apresentar-se no Festival de Cannes, em maio próximo. Através do programa “La Factory des Cinéastes” da “Quinzaine des Réalisateurs” de Cannes, em França, que teve lugar no Norte de Portugal, Mário Macedo irá apresentar uma curta-metragem que desenvolveu em colaboração com a cineasta iraniana Dornaz Hajiha.
A curta-metragem está a ser filmada na região do Porto e do Vale do Ave e será apresentada na 55ª edição da “Quinzena dos Realizadores”, uma sessão independente que decorre em paralelo com o Festival de Cannes, de 16 a 27 de maio. Este ano, o evento dará destaque à produção cinematográfica do Norte de Portugal.
O filme terá a sua estreia mundial em Cannes e será uma oportunidade para impulsionar mercados e projetos internacionais.
Os quatro realizadores portugueses selecionados para este programa – Mário Macedo, André Guiomar, Melanie Pereira e Mariana Bártolo – foram escolhidos pela produtora portuguesa Bando à Parte, de Rodrigo Areias, com sede em Guimarães. A seleção foi feita através de um processo de candidatura nacional que valorizou o currículo e a existência de projetos futuros, incluindo a perspetiva de desenvolver uma longa-metragem. Mário Macedo foi um dos cineastas que se destacou neste critério.
Mário Macedo tem no seu currículo curtas-metragens como “Terceiro Turno” (2021), “Miki Kalafat” (2021), “A Volta da Revolta” (2018), “Maria Sem Pecado” (2016) e “Tio Rui” (2011). As obras do cineasta têm sido apresentadas na programação da Casa das Artes de Famalicão, em particular nos ciclos do Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Alunos do Agrupamento Camilo promovem consumo da água da torneira para beber
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Universidade Lusíada promove Jornadas de Engenharia com foco no desenvolvimento regional
-
Desportohá 5 dias
Futsal: SC Cabeçudense/FC Famalicão, sobe à II divisão Nacional
-
Famalicãohá 4 dias
Primeira Caminhada pelo Património Religioso de Famalicão deu a conhecer pontos de interesse religioso na abertura da Semana Santa