Sociedade
Árvore de Natal de 34 metros volta à Avenida dos Aliados no Porto

Depois de um ano de interregno devido à pandemia, o Porto terá este ano a tradicional Árvore de Natal em frente à câmara municipal, estando a ligação das iluminações em 80 ruas prevista para 1 de dezembro.
“Ao contrário do ano passado, a Praça General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, acolherá a Árvore de Natal da cidade, que terá cerca de 34 metros de altura por 15,5 metros de largura, não sendo visitável no seu interior”, revelou o município .
Em 2020, devido à pandemia de covid-19, a autarquia cancelou a instalação daquela estrutura em frente aos Paços do Concelhos, tendo ainda decidido não realizar o tradicional fogo de fogo-de-artifício na noite de passagem de ano, que nos últimos anos tem levado milhares de portuenses e visitantes à Avenida dos Aliados.
A autarquia explicou que à semelhança do ano passado, o município celebrou com a Associação de Comerciantes do Porto um contrato para o apoio na coordenação e implementação do projeto de iluminações de Natal na cidade, estando prevista a colocação de iluminação natalícia num total de 80 localizações – sensivelmente o mesmo número do ano passado – entre ruas, praças, largos e jardins da cidade.
O número de ornamentações/peças decorativas foi reforçado, passando de 792 em 2020 para 881 em 2021.
Salientando que as iluminações de Natal da cidade do Porto assumem uma importância relevante no estímulo ao comércio, especialmente por força do contexto pandemia, a autarquia refere ainda que vai financiar esta iniciativa, no montante global de 550 mil euros, o mesmo valor contratualizado em 2020.
À Associação de Comerciantes do Porto, enquanto gestora do contrato, cabe o acompanhamento da execução técnica, material e financeira do contrato.
À semelhança dos anos anteriores, a definição dos locais a iluminar foi articulada entre a câmara e a Associação de Comerciantes do Porto, tendo em atenção os fluxos de público pelas zonas de maior presença de comércio tradicional e os pontos de interesse da cidade nesta época festiva, num total de 23 zonas, onde se incluem as ruas de Santa Catarina, Sá da Bandeira, Bolhão ou Fernandes Tomás, entre muitas outras.
A ligação das iluminações de Natal na cidade está prevista para o feriado de 1 de dezembro.

Famalicão
Famalicão: Dois condutores detidos com excesso de álcool este fim de semana

Este fim de semana, dois condutores, com 64 e 46 anos, foram detidos pela PSP, em Famalicão, por condução de veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei.
Os Polícias procederam à detenção dos dois
cidadãos, tendo acusado uma TAS entre 1,35 e 2,32 g/l no sangue,
respetivamente.
Famalicão
Bombeiros Voluntários Famalicenses em destaque no desafio “Bombeiro d’Areia”

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses participaram, este fim de semana, no desafio “1.º Bombeiro D’Areia Portugal”, realizado pelos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, onde se destacarm pela sua performance.
Neste, que foi um dia “de superação e o mais importante um dia de confraternização”, o coletivo dos Bombeiros Voluntários Famalicenses conquistou o 11.º lugar entre as 23 equipas em competição.
Prometendo um foco ainda maior na próxima edição, os “Guitas” agradecem aos seus atletas envolvidos na prova, assim com a todos os seus apoiantes.

Famalicão
PSD Famalicão lembra protagonismo do Município na criação do Campus da Proteção Civil em Bairro

Os dirigentes do núcleo famalicense do Partido Social Democrata elaboraram um comunicado, enviado à redações, considerando a recente visita de uma delegação do Partido Socialista, ao Campus da Proteção Civil, na freguesia de Bairro, no concelho de Famalicão, e as suas afirmações após tal presença.
Comunicado:
” 1. O Campus da Proteção Civil, inaugurado em 1 de julho de 2022, é uma referência a nível nacional, contemplando um Centro Municipal de Proteção Civil, um Heliporto e uma Base de Apoio Logístico – esta última construída mediante protocolo celebrado entre o Município de Vila Nova de Famalicão e a ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), sem qualquer custo para a ANEPC, já que o Município assumiu os encargos com todo o edificado, nomeadamente ao nível das rendas e manutenção das diversas valências;
- O Campus da Proteção Civil está instalado numa área de cerca de 30.000 m2, após um longo processo de negociação entre o Município de Famalicão e a entidade proprietária do recinto, do qual resultou um acordo de arrendamento;
- O papel ativo e a postura determinada da Câmara Municipal, assumindo uma responsabilidade que cabia à Administração Central, foi condição absolutamente decisiva para a concretização desta relevante infraestrutura em Bairro, donde goza de uma localização privilegiada para as operações em toda a região;
- Por muito que o PS apregoe que o Campus da Proteção Civil “é um dos mais recentes investimentos do Governo em Famalicão” – certamente referindo-se aos meios humanos e aéreos, e outros –, não pode ocultar que esta infraestrutura é uma realidade no nosso concelho graças à intervenção da Câmara Municipal de Famalicão. E disso deu devida nota o Ministro da Administração Interna, José Luis Carneiro, na cerimónia de inauguração do Campus;
- Mas há outros exemplos em que a intervenção da Câmara Municipal foi absolutamente decisiva para a concretização de investimentos estruturantes, substituindo-se à Administração Central. Veja-se o caso da Loja do Cidadão de Famalicão, inaugurada em 2021, em que foi responsabilidade direta do Município a realização das obras necessárias à construção e instalação dos serviços, num investimento de 2 milhões de euros;
- Não basta chamar a si os louros de obra feita; é preciso, de facto, fazê-la. É essa marca que caracteriza a ação governativa da Coligação Mais Ação, Mais Famalicão, com uma gestão séria e responsável ao serviço de todos os famalicenses”, explicam.
-
Desportohá 1 semana
Luís Moura vence 3 Horas Noturnas BTT 2023
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Município investiu 28 milhões de euros na Educação
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Município aderiu à Rede de Cidades e Vilas que Caminham
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Mário Passos encerra celebrações dos 10 anos da Casa da Juventude