Famalicão
Famalicão: Novo polo de apoio ao Hospital de Famalicão vai funcionar “muito em breve”

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a investir 150 mil euros na construção de um polo de apoio ao serviço de urgência do Centro Hospitalar do Médio Ave, em Famalicão.
O edifício, com conclusão anunciada para o início da próxima semana, entrará em funcionamento muito em breve, visando apoiar o hospital no combate à propagação da Covid 19, centralizando o tratamento e avaliação de doentes respiratórios, assegurando uma separação física completa do restante serviço de urgência médico-cirúrgica, aumentando assim a segurança de doentes e profissionais.
“Trata-se de um esforço financeiro, que a Câmara Municipal faz em prol da saúde dos famalicenses, e que surge no âmbito da colaboração institucional que mantemos com o Hospital”, adianta a propósito o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, salientando que “a saúde e a segurança dos famalicenses são a nossa prioridade”.
“A construção do equipamento surge assim como uma resposta ao diagnóstico de necessidades gerado no seio da proteção civil municipal que reúne a rede de instituições de saúde, socorro e segurança do concelho, muito concretamente, às necessidades elencadas pelo hospital de Famalicão” acrescentou.
A Câmara Municipal gera assim condições para que o hospital desenvolva as respostas médicas aos doentes Covid 19, sem comprometer o atendimento a todos os outros pacientes. A divisão da urgência nestas duas áreas permite uma maior segurança e eficiência no tratamento de todos os doentes.
Com uma área aproximada de 400 metros quadrados, este edifício, irá assegurar o tratamento de doentes respiratórios adultos e pediátricos em espaços distintos, com capacidade para mais ou menos 35 pessoas, sendo constituído por sala de emergência, sala de imagiologia e sala de enfermagem.
A área pediátrica é composta por dois consultórios médicos, instalação sanitária, dez lugares para doentes apeados, três doentes em maca e uma sala de tratamento. Por sua vez, a área de adultos será composta por dois consultórios médicos, instalação sanitária, doze lugares para doentes apeados e oito para doentes em maca.
A área reservada a profissionais garante um acesso independente do exterior, dois balneários com instalação sanitária, espaço dedicado para troca de equipamento de proteção individual e uma copa.
Todo o espaço é servido por duas salas de sujos assegurando o apoio ao equipamento de higienização e evacuação de resíduos.

Desporto
Ribeirão FC fez a festa da subida com o empate conquistado frente ao CD da Ponte
O Ribeirão FC ao empatar com CD da Ponte a uma bola sagrou-se campeão do pro nacional da AF de Braga, com este empate e beneficiando da vitória da primeira mão frente ao CD da Ponte por duas bolas a zero, sete anos depois volta a disputar os campeonatos nacionais.
Desporto
Primeiro Ministro dá os parabéns ao Famalicão pela conquista da Taça de Portugal

António Costa, o Primeiro Ministro, felicitou o FC Famalicão pela conquista da Taça de Portugal em futebol feminino.
Numa mensagem publicada no Twitter, António Costa dá os parabéns às atletas famalicenses pelo feito alcançado no Estádio do Jamor.
“Saúdo todos os clubes e atletas que participaram na prova rainha e que contribuem diariamente para o sucesso do nosso futebol feminino”.
Felicito as jogadoras do FC Famalicão pela vitória na final feminina da Taça de Portugal.
— António Costa (@antoniocostapm) May 27, 2023
Saúdo todos os clubes e atletas que participaram na prova rainha e que contribuem diariamente para o sucesso do nosso futebol feminino.#TaçadePortugal
Famalicão
Famalicão: Chuva prevista até quinta-feira

As previsões são do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A semana que hoje começa será marcada, em Vila Nova de Famalicão e toda a zona norte, pelo céu cinzento, temperaturas mais baixas e alguma chuva.
Depois de dias com os termómetros a chegarem aos 30 graus, as temperaturas na região ao longo da próxima semana irão, segundo o IPMA, rondar os 19 a 23 graus.
A chuva deverá manter-se até, pelo menos, quinta-feira. Para o próximo fim de semana já não há previsão de chuva e a temperatura máxima vai subir até aos 25 graus.
-
Famalicãohá 1 semana
Procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima percorreu Arnoso Santa Maria
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Escola D. Maria II recebe alunos e docentes da Finlândia, França e Suécia
-
Bragahá 5 dias
Braga vai oferecer 500 postos de trabalho até 2024 em empresas da área tecnológica
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Inauguradas salas de estudo na Estação Rodoviária