Siga-nos nas redes

País

Ministra da Saúde reconhece falta de “resposta” dos hospitais públicos e privados

Publicado

em

A resposta à pandemia de covid-19 está a ser apenas suportada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), face à ausência de soluções proporcionadas pelos setores privado e social, revelou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

Em declarações na audição conjunta da Comissão da Saúde e da Comissão de Orçamento e Finanças, na Assembleia da República, a governante recusou qualquer “prurido” ideológico no recurso a outros setores, face a uma interpelação do CDS sobre a possibilidade de requisição, reiterando que o Governo está “a negociar desde há vários meses” e que não desistiu da negociação com os demais parceiros no sistema nacional de saúde.

“Não temos tido respostas à doença covid fora do SNS. Não temos tido, ora por razões infraestruturais, ora por razões de dificuldade e de incerteza, perfeitamente compreensíveis e que tentaremos negociar e acomodar. Não queiram envolver o SNS, os portugueses e a atividade assistencial em guerras que não existem. Estamos cá para trabalhar e servir os portugueses, não para servir guerras que não interessam a ninguém”, afirmou.

No momento de maior tensão até ao momento na discussão na sala do plenário do parlamento, Marta Temido fez questão de lembrar a autorização pelo Conselho de Ministros de hoje de “uma despesa de 33 milhões de euros para atividade realizada fora do SNS” em diversos hospitais para responder a populações com necessidades assistenciais.

“Estamos disponíveis para o fazer sempre que seja necessário e interessados em fazê-lo sempre que seja necessário”, frisou a ministra, sem deixar de sublinhar a exigência do Governo na gestão do orçamento de 12 mil milhões de euros para o SNS: “Temos o dever de gastar esta verba adequadamente e de retirar a máxima eficiência possível dos meios que são postos à nossa disposição”.

Paralelamente, Marta Temido rebateu críticas ao uso da telemedicina como forma de recuperação da atividade assistencial no SNS em função dos constrangimentos colocados pela covid-19, ao defender que este método foi também uma aposta de “outros países como forma de reagir e manter respostas às necessidades assistenciais” e sustentou a sua validade com o cumprimento de diversos critérios.

“Esta atividade é sempre realizada por um profissional de saúde, é objeto de registo e tem um conjunto de requisitos para que possa ser contabilizada como atividade de saúde. Não há uma menor valia, embora haja uma diferenciação óbvia entre um contacto presencial e um contacto à distância”, notou, adiantando ainda que o “ministério da Saúde está a construir um referencial de validação deste tipo de atividade”.

Ainda sobre meios de atendimento à distância, Marta Temido avançou no início da audição que a linha SNS24 atingiu um novo máximo de chamadas, passando de “uma média, no início da pandemia, de 3.500 chamadas para 41.664 chamadas recebidas” na terça-feira.

Portugal contabiliza hoje mais 46 mortos relacionados com a covid-19 e 4.410 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 2.740 mortes e 161.350 casos de infeção, estando hoje ativos 67.157 casos, mais 1.857 do que na quarta-feira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Mulher de 75 anos ferida gravemente após despiste com o marido de 81 em Arcos de Valdevez

Publicado

em

Por

Uma mulher de 75 anos ficou hoje ferida com gravidade na sequência do despiste da viatura em que seguia, no lugar de Ínsua, freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, disse fonte dos bombeiros locais.

Fonte dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez adiantou que a mulher foi transportada ao Hospital de Braga.

Um homem de 81 anos, condutor da viatura, sofreu ferimentos ligeiros e foi transportado ao hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

O despiste ocorreu às 08:53. Ao local compareceram nove operacionais e três viaturas dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, um carro-patrulha com três militares da GNR e a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Arcos de Valdevez.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Mais 14 casos de varíola do macaco detetados esta segunda-feira em Portugal. 37 infetados no total

Publicado

em

Por

Mais 14 casos da varíloa do macaco foram detetados em Portugal, esta segunda-feira, informou a Direção-Geral da Saúde, aumentando assim o número total de infetados em Portugal para 37.

As regiões afetadas são o Norte, Lisboa, Vale do Tejo e Algarve.

As amostras já analisadas indicam tratar-se da variante África Ocidental, a menos agressiva.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Governo prevê ganhar 129 milhões em multas de trânsito. Mais 47 milhões do que em 2021

Publicado

em

Por

O Governo português espera arrecadar em multas de trânsito cerca de 129 milhões de euros, assim o diz o valor inscrito no Orçamento do Estado de 2022.

Este valor apresenta um aumento de 47 milhões de euros face ao valor total de 2021 e está ainda em discussão na Assembleia da República.

O excesso de velocidade é a infração mais detetada ao Código da Estrada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

ASAE: Nove detidos por venda irregular de bilhetes para a Taça de Portugal

Publicado

em

Por

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, deteve nove pessoas em flagrante pelo crime de especulação e venda irregular de bilhetes para a final da Taça de Portugal de futebol.

O comunicado final sobre a operação realizada pela ASAE, divulgado hoje à tarde, faz o balanço das situações detetadas e refere nove casos de anúncio de “venda de bilhetes acima do seu valor facial, pretendendo obter vantagem patrimonial indevida”.

“Foram ainda apreendidos 30 bilhetes com valores faciais que oscilam entre 15 e 20 euros, encontrando-se os bilhetes à venda acima do seu valor oficial, chegando a ser pedidos cerca de 100 euros por bilhete, com margens de lucro a atingir os 500% de lucro por bilhete”, lê-se no texto.

Este tipo de crime de especulação é “punível com pena de prisão de seis meses a três anos e multa não inferior a 100 dias”, recorda a ASAE.

O jogo da final da Taça foi hoje disputado entre FC Porto e Tondela, no Estádio Nacional, em Oeiras, Lisboa, com os ‘dragões’ a vencerem por 3-1.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Português Rafael Leão eleito o melhor jogador do campeonato italiano

Publicado

em

Por

O futebolista internacional português Rafael Leão foi eleito o melhor jogador da Série A na época 2021/22, em que o AC Milan, a sua equipa, se sagrou campeã italiana 11 anos depois.

Em comunicado, a Liga informou da atribuição do troféu de melhor jogador, após o jogo da última jornada com o Sassuolo, ao avançado português, que fechou a época com 11 golos e 10 assistências.

Rafael Leão, de 22 anos, conquistou o seu primeiro título no futebol sénior na terceira temporada no emblema italiano, e terminou a época como melhor marcador dos milaneses, a par do francês Oliver Giroud.

Da parte da Liga, o dirigente Luigi De Siervo enalteceu as características de Leão, “um símbolo do AC Milan campeão” e um futebolista “imprevisível, na força atlética e velocidade, que o tornam um jogador de topo”.

A Liga nomeou ainda Maignan (AC Milan) como melhor guarda-redes da época 2021/22, Stefano Pioli (AC Milan) o treinador e Brozovic (Inter) o melhor médio.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Hospital de Braga reconhece “sérios constrangimentos” na urgência de Obstetrícia

Publicado

em

Por

O Hospital de Braga reconheceu “sérios constrangimentos” na urgência de Obstetrícia devido à saída de cinco obstetras, depois de o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) ter denunciado escalas com número de clínicos “abaixo dos mínimos” estabelecidos.

O hospital adiantou que “está a tentar” contratar clínicos prestadores de serviços como “solução temporária de recurso”.

A administração do hospital reconheceu que “tem vindo a constatar sérios constrangimentos em completar a escala de trabalho do Serviço de Urgência de Obstetrícia”, explicando que é uma “situação motivada pela saída, por aposentação ou rescisão, de cinco médicos obstetras”.

“Como soluções temporárias de recurso, o Conselho de Administração está a tentar garantir a contratação de médicos prestadores de serviço, tendo igualmente reorganizado as escalas de trabalho e alterado a dotação, de modo a assegurar a prestação de cuidados de saúde de forma regular às grávidas e parturientes da região”, adianta a administração.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denunciou na sua página na internet que o conselho de administração do Hospital de Braga “impôs escalas de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia abaixo dos mínimos estabelecidos pelo Colégio da Especialidade para um Hospital de Apoio Perinatal Diferenciado”.

Segundo o SIM, o Hospital de Braga realiza mais de 2.500 partos anuais, pelo que deve ter cinco especialistas em presença física, podendo o quarto especialista ser substituído por um médico interno da especialidade do 5º ao 6º ano e o quinto especialista por um médico interno do 2º ao 6º ano.

De acordo com o sindicato, o conselho de administração do hospital determinou a alteração da dotação para quatro elementos “com efeitos imediatos”, ou seja, “para uma equipa que devia ter cinco médicos especialistas, o conselho de administração do Hospital de Braga impôs [sexta-feira] uma equipa de apenas três médicos especialistas”.

O sindicato deu ainda conta de que apelou aos seus associados para que “deem entrada de minutas de exclusão de responsabilidade face à carência de recursos humanos das equipas de urgência”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Fernando Pimenta e João Duarte ganham medalhas de ouro na final da Taça do Mundo de canoagem

Publicado

em

Por

A dupla portuguesa Fernando Pimenta/João Duarte conquistou hoje a medalha de ouro na final A do K2 1.000 metros da Taça do Mundo de Racice, na República Checa, primeira etapa deste circuito de canoagem de velocidade.

A equipa portuguesa cumpriu a distância em 3.16,09 minutos, deixando o par segundo classificado, formado pelos dinamarqueses Christian Farstad e Gustav Bock, a 1,16 segundos, enquanto os australianos Pierre Westhuyzen e Noah Havard ficaram no terceiro lugar, a 1,95 segundos.

Esta foi a segunda medalha de ouro conquistada por Fernando Pimenta na presente Taça do Mundo, depos da conquistada no sabado na prova de K1 1.000, numa competição em que Portugal conta ainda com uma medala de bronze, conquistada por Teresa Portela na Final A dos K1 500 metros, igualmente no sábado.

Nas finais já disputadas na manhã de hoje, realce ainda para o quarto lugar de Teresa Portela na Final A de K1 200 metros, tendo terminado a 36 centésimos de segundo da medalha de bronze e a 78 da vencedora, a eslovena Anja Osterman.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Pai morre e filho fica ferido após colisão entre mota e camião do lixo

Publicado

em

Por

Um homem morreu e o seu filho ficou ferido na sequência de uma colisão da mota em seguiam contra um camião do lixo, na Estrada Nacional 2, em Loulé, avança a CM.

21 operaionais foram destacados para o local.

A GNR e um equipa de psicólogos também foi destacada.

O alerta foi registado às 16:52.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Papa Francisco pede paz em vez de raiva aos líderes mundiais

Publicado

em

Por

O papa Francisco pediu hoje paz para os líderes das nações, defendendo que se deve sobrepor à raiva e à intolerância.

“Quanto mais agitado sentirmos o coração, quanto mais sentirmos nervosismo, intolerância e raiva, mais devemos pedir paz ao Senhor”, declarou o líder da Igreja Católica antes da oração Regina Coeli, que substitui o Angelus durante o período pascal.

Francisco declarou que “nenhum pecado, nenhum fracasso e nenhum rancor deve desanimar na hora de pedir o dom do Espírito Santo”.

O papa já condenou em diversas ocasiões a violência e pediu paz para países como a Ucrânia, onde se disponibilizou para ir a pedido do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, embora tenha admitido depois numa entrevista ao jornal argentino La Nación que não iria.

“De que serviria, se no dia seguinte a guerra continuaria?”, declarou ao jornal.

Francisco já disse ao jornal italiano Corriere della Sera que pediu uma reunião em Moscovo com o Presidente russo, Vladimir Putin, que ordenou a invasão da Ucrânia, mas que ainda não recebeu resposta.

Falando perante novos embaixadores junto da Santa Sé em março passado, apontou que, além da Ucrânia, há conflitos “que recebem pouca ou nenhuma atenção, especialmente dos meios de comunicação”, mas que não podem ser ignorados.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Idoso de 84 desaparecido há cinco dias encontrado com vida pela GNR

Publicado

em

Por

O ​​​​​​​homem de 84 anos que estava desaparecido desde quarta-feira à noite em Cadafaz, no concelho de Gavião, distrito de Portalegre, foi encontrado, este domingo, com vida e transportado para o hospital de Abrantes, revelou fonte da GNR.

A fonte do Comando Territorial de Portalegre da GNR indicou que o homem foi encontrado, por um familiar, numa zona de eucaliptal situada perto da povoação de Cadafaz, por volta das 11.40 horas. Segundo a mesma fonte, o homem estava “debilitado”, pelo que foi transportado para as urgências do hospital de Abrantes.

O homem, que “sofre de demência”, estava desaparecido da sua residência, em Cadafaz, de onde tinha saído cerca das 20 horas de quarta-feira, tendo a mulher dado o alerta para o desaparecimento à GNR, cerca das 22.45 horas.

As buscas envolveram militares da GNR e bombeiros da corporação de Gavião, além de familiares e amigos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Paíshá 31 minutos

Mulher de 75 anos ferida gravemente após despiste com o marido de 81 em Arcos de Valdevez

Uma mulher de 75 anos ficou hoje ferida com gravidade na sequência do despiste da viatura em que seguia, no...

Paíshá 3 horas

Mais 14 casos de varíola do macaco detetados esta segunda-feira em Portugal. 37 infetados no total

Mais 14 casos da varíloa do macaco foram detetados em Portugal, esta segunda-feira, informou a Direção-Geral da Saúde, aumentando assim...

Paíshá 3 horas

Governo prevê ganhar 129 milhões em multas de trânsito. Mais 47 milhões do que em 2021

O Governo português espera arrecadar em multas de trânsito cerca de 129 milhões de euros, assim o diz o valor...

Mundohá 4 horas

Tribunal ucraniano condena soldado russo de 21 anos a prisão perpétua pela morte de um civil

Um tribunal em Kiev condenou um soldado russo a prisão perpétua pela morte de um civil ucraniano, no primeiro veredicto...

Desportohá 4 horas

ASAE: Nove detidos por venda irregular de bilhetes para a Taça de Portugal

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, deteve nove pessoas em...

Desportohá 4 horas

Português Rafael Leão eleito o melhor jogador do campeonato italiano

O futebolista internacional português Rafael Leão foi eleito o melhor jogador da Série A na época 2021/22, em que o...

Paíshá 5 horas

Hospital de Braga reconhece “sérios constrangimentos” na urgência de Obstetrícia

O Hospital de Braga reconheceu “sérios constrangimentos” na urgência de Obstetrícia devido à saída de cinco obstetras, depois de o...

Guimarãeshá 5 horas

Operária com o salário mínimo condenada a pagar 60 euros de pensão de alimentos à filha de 21 anos em Guimarães

Uma mulher de Guimarães foi processada pela filha, de 21 anos, depois de estar ter saído de casa, apenas com...

Desportohá 5 horas

Famalicão: FAC sagra-se campeão da 3.ª divisão nacional de voleibol

A equipa de voleibol do Famalicense Atlético Clube sagrou-se, este fim de semana, campeão nacional da 3.ª divisão. Depois de...

Desportohá 6 horas

Fernando Pimenta e João Duarte ganham medalhas de ouro na final da Taça do Mundo de canoagem

A dupla portuguesa Fernando Pimenta/João Duarte conquistou hoje a medalha de ouro na final A do K2 1.000 metros da...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES