Siga-nos nas redes

País

Teletrabalho: Quem paga internet luz, e telefone?

Publicado

em

Com a imposição do teletrabalho em 121 concelhos portugueses emergem várias dúvidas sobre as regras e obrigações dos trabalhadores e empresas.

Uma das questões mais frequentes diz respeito aos custos extra que o teletrabalho traz ao trabalhador como os gastos com a eletricidade e internet.

A Resolução do Conselho de Ministros, publicada esta segunda-feira, não responde diretamente a esta pergunta.

Na descrição da medida, publicada pelo Governo, somos informados que “o empregador deve dar ao trabalhador “condições de segurança e saúde adequadas à prevenção de riscos de contágio decorrentes da pandemia da doença covid-19, podendo, nomeadamente, adotar o regime de teletrabalho”.

O documento especifica ainda que “sem prejuízo da possibilidade de adoção do regime de teletrabalho nos termos gerais previstos no Código do Trabalho, este regime é obrigatório quando requerido pelo trabalhador, independentemente do vínculo laboral e sempre que as funções em causa o permitam”.

Algumas das situações concretas em se prevê esta medida são os trabalhadores imunodeprimidos ou doentes crónicos, trabalhadores com grau de incapacidade igual ou superior a 60% e quem tenha a seu cargo filhos ou outros dependentes, menores de 12 anos, que sejam doentes de risco e não possam frequentar a escola.

Esta medida prevê que quando o regime de teletrabalho não puder ser implementado “dentro dos limites máximos do período normal de trabalho e com respeito pelo direito ao descanso diário e semanal previstos na lei ou em instrumento de regulamentação coletiva de trabalho aplicável, medidas de prevenção e mitigação dos riscos decorrentes da pandemia”.

Aqui serão concretamente aplicadas escalas de rotatividade entre os trabalhadores, desfasamento de horários entre colaboradores sobretudo no que toca aos horários de entrada, saída e pausas para refeições.

Embora o Governo já tenha referido a intenção de criar um enquadramento para resolver problemas que surgem quando um empregador refere que não tem condições para o teletrabalho, a proposta do Governo não especifica a quem cabe o pagamento dos custos com o teletrabalho.

A informação disponibilizada até ao momento refere apenas que o empregador “deve disponibilizar os equipamentos de trabalho e de comunicação necessários”, “competindo ao empregador a devida programação e adaptação”.

O especialista em direito laboral, Gonçalo Delicado, em entrevista ao Público reforçou que “se um trabalhador não tiver uma cadeira ou uma secretária para trabalhar em casa em condições que entende que são as necessárias para a prestação da atividade, pode solicitá-las ao empregador”, finaliza.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Rancho de Gondifelos realiza hoje Desfolhada Tradicional

Publicado

em

O Rancho Folclórico de Gondifelos realiza, este sábado a sua Desfolhada Tradicional, um evento que celebra a chegada do outono, com os seus costumes locais.

A festa terá início às 19h00, com a atuação do grupo “Amigos do Minho”.

A desfolhada realiza-se a partir das 21h00.

O encontro tem lugar marcado no Parque de Lazer de Gondifelos, onde haverá diversos petiscos, como as tradicionais bifanas, vinho novo e caldo verde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Já conhece a chave do Euromilhões que vale 29 milhões?

Publicado

em

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada esta sexta-feira, é composta pelos números 3 – 23 – 24 – 34 – 35 e pelas estrelas 5 e 8.

Nota: esta informação não dispensa a consulta das listas oficiais de resultados.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Foi encontrada com vida mulher de 68 anos desaparecida Há 2 dias em Monção

Publicado

em

A mulher de 68 anos dada como desaparecida, em Monção, na quarta-feira foi encontrada hoje pelas 09:54, “com sinais de alguma hipotermia, mas estável”, disse o comandante dos bombeiros.

Em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros de Monção, no distrito de Viana do Castelo, José Passos adiantou que a mulher, que sofre de Alzheimer, foi encontrada “num pinhal a cerca de dois quilómetros do local onde desapareceu, no lugar de Gandra, freguesia de Mazedo”.

“Está na ambulância a ser estabilizada e a ser avaliada. Deverá ser encaminhada para o hospital para ser reavaliada”, adiantou.

Na quarta-feira, José Passos, referiu que a mulher desapareceu cerca das 14:00, quando se encontrava junto de familiares no lugar de Gandra, freguesia de Mazedo.

“A senhora estava junto de familiares que se encontravam a trabalhar numa obra de construção. Desapareceu sem que se tivessem apercebido. Iniciaram as buscas e, às 16:40, alertaram a proteção civil”, especificou José Passos.

As operações de busca foram suspensas na quinta-feira às 20:35 e retomadas hoje às 08:00.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 39 minutos

BTT: Luís Pereira e Raquel Cunha vencem no Concelhio de Resistência BTT de Vale de S. Cosme

Os betetistas Luís Pereira e Raquel Cunha venceram a prova de BTT concelhio de Vale de S. Cosme. S. Cosme...

Desportohá 6 horas

Geórgia trava página histórica de Portugal no rugby

A seleção nacional de rugby esteve perto de alcançar uma inédita vitória num Mundial, este sábado, mas acabou por empatar...

Famalicãohá 7 horas

Teatro: “Mulheres de Shakespeare” na Casa das Artes de Famalicão

A Casa das Artes de Famalicão apresenta esta noite a peça Mulheres de Shakespeare, que será mais tarde apresentada também...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão pedala para sensibilizar para a preservação do ambiente

A Câmara Municipal de Famalicão, em cooperação com os núcleos locais do Lions Club e Rotary Club, realiza, este sábado,...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Mouquim cumpre tradição e realiza Desfolhada este sábado

A Junta de Freguesia de Mouquim, realiza, este sábado, a sua Desfolhada, um evento que celebra a chegada do outono...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Bairro realiza Mostra Comunitária este sábado

A freguesia de Bairro, no concelho de Famalicão, realiza, este sábado, a sua Mostra Comunitária, um evento dedicado a mostrar...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Rancho de Gondifelos realiza hoje Desfolhada Tradicional

O Rancho Folclórico de Gondifelos realiza, este sábado a sua Desfolhada Tradicional, um evento que celebra a chegada do outono,...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Riba de Ave acolhe Mostra Comunitária este fim de semana

A freguesia de Riba de Ave, em Famalicão, realiza, este sábado e domingo, a sua Mostra Comunitária, um evento dedicado...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Oliveira S. Mateus é palco de Mostra Comunitária

Na freguesia de Oliveira S. Mateus, Famalicão, continua, no Parque do Quinteiro, a Mostra Comunitária. O dia de hoje é...

Paíshá 12 horas

Já conhece a chave do Euromilhões que vale 29 milhões?

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada esta sexta-feira, é composta pelos números 3 – 23 – 24 –...

Arquivo

Mais Vistos