Siga-nos nas redes
Publicidade

Economia

PCP propõe redução de horário de trabalho para 35 horas semanais

O secretário-geral do PCP insistiu hoje no aumento do salário mínimo nacional para 850 euros e reivindicou uma redução do horário de trabalho a “todos os trabalhadores” para as 35 horas semanais para combater o desemprego.

Publicado

em

O secretário-geral do PCP insistiu hoje no aumento do salário mínimo nacional para 850 euros e reivindicou uma redução do horário de trabalho a “todos os trabalhadores” para as 35 horas semanais para combater o desemprego.

Jerónimo de Sousa fez estas reivindicações num encontro com sindicalistas e trabalhadores na sede do PCP do centro Vitória, em Lisboa, sobre os salários, e em que falou, durante 10 minutos, sobre a “ação geral” do partido, sem as ligar ao Orçamento do Estado de 2021.

O aumento do salário mínimo e o “aumento geral dos salários é uma necessidade, é uma emergência nacional”, disse o líder comunista, perante uma plateia de pouco mais de 20 pessoas, separadas entre si devido às medidas sanitárias de combate à pandemia de covid-19.

Para Jerónimo de Sousa, o país precisa da “redução do horário de trabalho para o limite máximo das 35 horas semanais”, que seja aplicado “a todos os trabalhadores”, sejam da administração pública, sejam do setor privado.

Esta medida, justificou, colocaria “a necessidade de centenas de milhar de trabalhadores para cumprir as mesmas horas de trabalho, com igual produtividade”.

Um meio de “combate ao desemprego e na criação de postos de trabalho”, disse.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Economia

Nova fase do projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho começa esta segunda-feira

Publicado

em

O projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho arranca esta segunda-feira, com a adesão de 39 empresas e cerca de mil trabalhadores, revelou o Ministério do Trabalho.

As empresas aderentes “estão distribuídas por 10 distritos, com Lisboa, Porto e Braga a serem as principais localizações das empresas”, refere a agência Lusa, citando fonte do ministério.

Entre estas 39 empresas “está um instituto de investigação, uma creche, um centro de dia, um banco de células estaminais que trabalha sete dias, e empresas do setor social, indústria e comércio”, menciona a mesma informação, referenciando que “ao todo, o piloto arranca com cerca de mil colaboradores”.

Deste universo de empresas, há 12 que são associadas do projeto e iniciaram a semana de quatro dias no final de 2022, ou início de 2023, e que “vão usufruir do apoio da equipa de coordenação nas novas formas de gestão e equilíbrio dos tempos de trabalho”.

As principais áreas representadas na segunda fase do projeto são atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares, com quase 40%, seguindo-se educação e atividades de informação e de comunicação, com cerca de 15%, cada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Preço dos alimentos essenciais está no valor mais baixo deste ano -DECO

Publicado

em

Segundo a associação de defesa dos direitos dos consumidores DECO, O cabaz dos 63 produtos alimentares essenciais monitorizado custava, no último dia deste mês e maio, 217,60 euros, sendo este o valor mais baixo registado este ano.

“Este valor representa uma diminuição de 2,49 euros (menos 1,13%) em comparação com o preço da semana passada”, afirma a defesa do consumidor.

Comparativamente ao mesmo período do ano passado, o preço do cabaz subiu 11,62 euros (mais 5,64%). Há um ano, comprar exatamente os mesmos bens essenciais custava 205,98 euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Novas moedas de 5 euros entraram em circulação esta quinta-feira

Publicado

em

Entrou em circulação, esta quinta-feira, uma nova moeda colecionável, de 5 euros, anunciou o Banco de Portugal.

A moeda será distribuída ao público através de instituições de crédito, tesourarias do Banco de Portugal e lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Serão emitidas 30.000 dessas moedas e elas poderão ser usadas para fazer pagamentos, mas apenas em Portugal.

A moeda chama-se Miragaia longicollum e faz parte da série Dinossauros de Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Entretenimentohá 5 horas

ANTONINAS 2023: Maninho Anima noite chuvosa

Famalicãohá 8 horas

Famalicense Paulo Brandão abandona Theatro Circo após 10 anos numa “decisão partilhada”

 O diretor artístico do Theatro Circo, Paulo Brandão, vai deixar o cargo, 10 anos depois de o assumir, devendo a...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Campo de festas de Delães recebe Arraial Santos Populares a 17 de junho

O Agrupamento de Escuteiros 89, da freguesia de Delães, realiza, no dia 17 de junho, sábado, um “Arraial dos Santos...

Entretenimentohá 10 horas

ANTONINAS: Maninho atua esta noite em Famalicão

Famalicãohá 10 horas

Famalicão espera fim de semana de chuva e máximas de 23.º graus

Famalicão espera um sábado e domingo com períodos de chuva e temperaturas máximas a oscilar entre os 22.º e 23.º...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Vermoim atribui mais um cheque de apoio à natalidade à mais nova habitante da freguesia

A Junta de Freguesia de Vermoim, em Famalicão, atribuiu mais um cheque de apoio à natalidade local, desta vez entregue...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Marchas Antoninas Infantis realizam-se na próxima segunda-feira às 14:30

Já foi reagendada a Marcha Antonina Infantil, inicialmente agendada para esta sexta-feira, mas depois cancelada devido ao mau tempo. Entretanto,...

Desportohá 12 horas

FC Famalicão: Colombatto alvo de processo disciplinar após alegados insultos a Pepe do FC Porto

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou ter instaurado um processo disciplinar ao argentino Santiago Colombatto, do...

Famalicãohá 14 horas

Mostra de talentos “Bernardino Got Talent” esta sexta-feira em Joane

A Escola Secundária Padre Benjamin Salgado, na freguesia de Joane, em Famalicão, realiza, esta sexta-feira, o espetáculo “Bernardino Got Talent”,....

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: CESPU recebe forum ‘Pensar as Cidades’ a 16 de junho

A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) vai acolher, no próximo dia 16 de junho, o fórum intitulado...

Arquivo

Mais Vistos