Siga-nos nas redes

Famalicão

Morreu o surrealista “famalicense” Cruzeiro Seixas

Publicado

em

O artista plástico Artur do Cruzeiro Seixas morreu hoje no Hospital Santa Maria, Lisboa, aos 99 anos, revelou a Fundação Cupertino de Miranda.

“A Fundação Cupertino de Miranda lamenta profundamente a perda deste vulto da Cultura Nacional, que apoiou e acompanhou ao longo dos anos”, lê-se no comunicado que a fundação divulgou no Facebook.

Cruzeiro Seixas, um dos nomes fundamentais do Surrealismo em Portugal, é autor de um vasto trabalho no campo do desenho e pintura, mas também na poesia, escultura e objetos/escultura.

Em outubro tinha sido distinguido com a Medalha de Mérito Cultural, pelo “contributo incontestável para a cultura portuguesa”, ombreando, com Mário Cesariny, Carlos Calvet e António Maria Lisboa, como um dos nomes mais revelantes e importantes do Surrealismo em Portugal, desde finais dos anos 1940.

Cruzeiro Seixas, cuja obra está representada em coleções como as do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Cupertino de Miranda, faria cem anos a 03 de dezembro.

Artur do Cruzeiro Seixas, nascido na Amadora em 03 de dezembro de 1920, doou a sua coleção em 1999 à Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, onde está situado o Centro Português de Surrealismo e onde está patente uma exposição permanente com as obras do autor.

Atualmente estavam em curso várias iniciativas que assinalariam os 100 anos de aniversário do artista plástico, nomeadamente exposições na Biblioteca Nacional de Portugal e da Perve Galeria, em Lisboa, ambas patentes até dezembro, e a edição da obra poética de Cruzeiro Seixas, iniciada em junho e que se estenderá até 2021.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Famalicão

Casa Mortuária de Esmeriz inicia construção em janeiro de 2021

Publicado

em

Por

Arrancam em janeiro do próximo ano as obras de construção da Casa Mortuária de Esmeriz. Esta foi a principal novidade saída da visita trabalho que o presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, realizou à União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, na última terça-feira.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Câmara de Vila Nova de Famalicão promove cabazes de Natal 100% locais

Publicado

em

Por

A Câmara de Vila Nova de Famalicão lançou um projeto de valorização e promoção dos produtos locais, que resultou em quatro cabazes sugeridos para prendas de Natal, anunciou hoje o município.

Os quatro cabazes – Sabores Doces, Sabores Clássicos, Sabores Ancestrais e Sabores Tradicionais – podem ser adquiridos a partir de sexta-feira em 15 pontos de venda – três supermercados do concelho, oito espaços de comércio local e quatro espaços de venda de produtores locais, sendo que ao projeto já estão associados 80 produtos de 30 produtores locais.

Podem também ser encomendados através dos números 926984666 e 252111884 ou do email [email protected]

O vinho verde da região, os enchidos, as compotas em bisnaga da Meia Dúzia e os queijos do Senras Dairy são alguns dos produtos comercializados nos cabazes e que contam com a chancela “Selo Made IN Famalicão – Produto que é Nosso”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: GNR recupera ferramentas e bebdias alcoólicas roubadas

Publicado

em

Por

A GNR recuperou ferramentas e bebidas alcoólicas furtadas na freguesia de Castelões, concelho de Vila Nova de Famalicão, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a GNR acrescenta que foi constituído arguido um homem de 31 anos.

O material furtado foi apreendido e vai ser restituído ao seu legítimo proprietário.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

jornal opinião pública

fama rádio

Artigos recentes

Arquivo

FAMA NAS REDES

Mais vistos