País
Câmara do Porto suspende árvore de Natal e fogo de artifício em ano de pandemia

A Câmara do Porto anunciou esta terça-feira que a tradicional árvore de Natal, a inauguração das luzes na Avenida dos Aliados e o tradicional fogo-de-artifício da passagem de ano foram suspensos devido à situação de pandemia.
“A Árvore de Natal que, anualmente, se ergue imponente diante dos Paços do Concelho, não será este ano montada, entendendo a autarquia que a sua existência poderia tornar-se foco de aglomeração de pessoas”, assinala a câmara, numa nota publicada na sua página oficial.
Para além da montagem da árvore de Natal, o município decidiu não realizar o tradicional fogo de fogo-de-artifício na noite de passagem de ano, que nos últimos anos tem levado milhares de portuenses e visitantes à Avenida dos Aliados.
As atividades promovidas pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto ficam também suspensos em 2020, nomeadamente concertos na Avenida dos Aliados, pistas de gelo, teatros de rua, contos para crianças, entre outros.
“Reconhecendo a importância da celebração da data para os portuenses, a Câmara do Porto apela, contudo, à compreensão dos cidadãos para a adoção destas medidas, dada a situação excecional que este ano se vive por conta da pandemia”, salienta a Câmara do Porto.
O município esclarece, contudo, que as medidas anunciadas não comprometem a iluminação das ruas da cidade e que, no contexto atual de pandemia, “assume ainda maior relevância para o estímulo ao comércio tradicional”.
Na nota publicada ao início da noite, a autarquia apela aos munícipes que optem por antecipar as suas compras de Natal, iniciando-as, desde já, por forma a não sobrecarregar o comércio da cidade nos dias que antecedem 25 de dezembro.
Segundo a autarquia, esta posição foi coordenada com os comerciantes, constituindo para os próprios, “um fator de proteção acrescido para a manutenção da sua atividade”.
Devido ao cenário de crise vivido no comércio tradicional, na segunda-feira, o autarca do centro histórico do Porto, António Fonseca, desafiou as autarquias, o Governo e entidades públicas a antecipar o pagamento do subsídio de Natal para ajudar à sua sobrevivência do setor, instando-os a seguir o exemplo da junta.

País
Gasóleo aumenta 2,5 cêntimos esta segunda-feira. Gasolina sobe 2 cêntimos

As previsões desta sexta-feira apontam para uma subida do preço dos combustíveis mais utilizados, apontando para aumentos superiores a 2 cêntimos, em ambos os casos.
Assim, os condutores que se dirigirem aos postos de abastecimento, esta segunda-feira, vão encontrar o gasóleo mais caro cerca de 2,5 cêntimos, enquanto que a gasolina deverá registar uma subida de 2 cêntimos.
Antes que se verifiquem qualquer uma destas previsões, o preço do litro de gasóleo custa, em Portugal, cerca de 1,458 euros, enquanto que o litro de gasolina está fixado em cerca de 1,681 euros.
País
Mais de dois terços dos portugueses descontente com o combate à corrupção

Mais de dois terços dos portugueses estão insatisfeitos com a luta contra a corrupção feita ao nível da União Europeia (UE), em linha com as opiniões dos cidadãos dos outros 26 Estados-membros, foi hoje anunciado.
De acordo com um Eurobarómetro do Parlamento Europeu (PE) apresentado hoje de manhã, a menos de um ano das próximas eleições europeias, 67% dos portugueses inquiridos estão insatisfeitos com a luta contra a corrupção e apenas 29% estão satisfeitos.
A percentagem de cidadãos descontentes com a luta contra a corrupção em Portugal é superior à média dos 27, com 60% insatisfeitos. Em oposição, 35% consideram que a UE está a fazer o suficiente para contrariar o flagelo da corrupção.
Um total de 26.376 cidadãos de todos os Estados-membros da União Europeia participaram neste Eurobarómetro, entre 02 e 26 de março deste ano.
Desta fatia, 1.002 portugueses responderam, presencialmente e por videoconferência, às mesmas questões que os concidadãos europeus, entre 04 e 21 de março.
País
Faleceu Laura Rodrigues Dady ex-cantora das Delirium

A cantora Laura Rodrigues, ex-integrante da ‘girls band’ Delirium, que teve o seu sucesso nos anos 90, faleceu, esta terça-feira, foi revelado, nas ree sociais por Telmo Miranda, ex-integrante do grupo Sétimo Céu, que partilhou vivências com a cantora.
“A Dady. Participou e fez parte da girl band Delírium, no final dos anos 90, assim como eu na boy band Sétimo Céu. E tive a oportunidade de me cruzar várias vezes com ela, quer em programas de televisão, quer em estrada, durante as digressões de qualquer uma das bandas. Vivemos algumas noites juntos no social e só posso lamentar esta perda”, escreveu Telmo Miranda.
A ex-colega de banda, Mónica Sofia, também recordou a contora, numa sentida publicação, em que recorda o seu trajeto na vida e música,e o talento que sempre teve.
“Dady… A vida nem sempre foi perfeita! Tu sempre tiveste tantos talentos mas os caminhos foram duros e tortos, incompatíveis com tamanha qualidade.
Via-te como uma Whitney Houston, tinhas pose de diva e uma voz que permitia cantar qualquer coisa que desejasses, desde o mais rock ao mais lírico. Fazias da voz o que querias e podias ter encantado o mundo, se to permitissem!
De feitio eras teimosa e de ideias fixas…. Fixas demais!
Não falávamos há muito tempo… espero que tenhas partido em paz e com o teu coração no sítio certo. Que brilhes muito aí neste universo tão grande quanto o teu talento”, escreveu Mónica Sofia.
-
Desportohá 1 semana
Publicação de Alex Dobre pode indicar fim do seu percurso no FC Famalicão
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Sexta-feira chuvosa mas um pouco mais quente são as previsões meteorológicas para o concelho
-
Paíshá 7 dias
Crime e violência: mais de 30% das vítimas menores são filhos de agressores
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação do CHMA realizou 1.ª Reunião Científica