Sociedade
Famalicão homenageia os seus atletas na Gala do Desporto

Esta edição da Gala marca o regresso do evento ao seu formato original, numa cerimónia dedicada a distinguir o mérito desportivo dos atletas, técnicos, associações e clubes do concelho famalicense.
São 21 os nomeados da edição deste ano, havendo a atribuição do galardão do júri nas categorias ‘Associação/Clube Desportivo do Ano’, ‘Dirigente do Ano’, ‘Treinador do Ano’, ‘Atleta Revelação do Ano Feminino’, ‘Atleta Revelação do Ano Masculino’, ‘Árbitro do Ano’ e ‘Prémio Excelência’ – este último, sem lista de nomeados.
O Evento Desportivo do Ano em Famalicão, é mais um prémio que será entregue na VII Gala do Desporto de Famalicão que acontece pelas 21h00 no Pavilhão Municipal.
O Torneio Internacional Cidade de Famalicão 2022 do Clube de Xadrez A2D / Associação Académica da Didáxis, o Famalicão Dança 2021 da Academia Gindança e a organização das Finais da Taça Concelhia da Associação de Futebol Salão Amador de Famalicão (AFSA) foram, segundo o júri formado por jornalistas, os melhores eventos do ano, tendo cabido ao público definir o melhor. As votações decorreram online.
Para além dos prémios do júri, o município atribui o galardão Famalicense d’Ouro a todos os campeões nacionais e internacionais de diferentes modalidades desportivas.
GALA DO DESPORTO DE FAMALICÃO 2022
– Lista de Nomeados –
Associação/Clube Desportivo do Ano
Escola Atletismo Rosa Oliveira
Núcleo de Árbitros de Futebol de V.N. Famalicão
Academia Gindança
Dirigente do Ano
Conceição Rodrigues – Famalicense Atlético Clube
Márcio Sousa – Associação de Futebol Salão Amador de Famalicão (AFSA)
Mário Oliveira – Clube de Xadrez A2D / Associação Académica da Didáxis
Treinador do Ano
Luís Silva – Associação de Boccia Luís Silva
Cidália Silva – Famalicense Atlético Clube
Sérgio Costa e Rita Almeida – Academia Gindança
Atleta Revelação Feminino
Ana Marinho – Escola Atletismo Rosa Oliveira
Adriana Rocha – Sport Lisboa e Benfica
Rita Silva – Academia Gindança
Atleta Revelação Masculino
Ballas Júnior (Trial)
Tiago Pereira – Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão
Tomás Araújo – Sport Lisboa e Benfica
Árbitro do Ano
João Pinheiro – Núcleo de Árbitros de V. N. Famalicão
José Barbosa – Associação de Voleibol de Braga
Filipe Antunes – Associação de Atletismo de Braga
Evento Desportivo do Ano (Votação Online)
Torneio Internacional Cidade de Famalicão 2022 – Clube de Xadrez A2D / Associação Académica da Didáxis
Famalicão Dança 2021 – Academia Gindança
Finais da Taça Concelhia – Associação de Futebol Salão Amador de Famalicão (AFSA)

Famalicão
PSD Famalicão lembra protagonismo do Município na criação do Campus da Proteção Civil em Bairro

Os dirigentes do núcleo famalicense do Partido Social Democrata elaboraram um comunicado, enviado à redações, considerando a recente visita de uma delegação do Partido Socialista, ao Campus da Proteção Civil, na freguesia de Bairro, no concelho de Famalicão, e as suas afirmações após tal presença.
Comunicado:
” 1. O Campus da Proteção Civil, inaugurado em 1 de julho de 2022, é uma referência a nível nacional, contemplando um Centro Municipal de Proteção Civil, um Heliporto e uma Base de Apoio Logístico – esta última construída mediante protocolo celebrado entre o Município de Vila Nova de Famalicão e a ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), sem qualquer custo para a ANEPC, já que o Município assumiu os encargos com todo o edificado, nomeadamente ao nível das rendas e manutenção das diversas valências;
- O Campus da Proteção Civil está instalado numa área de cerca de 30.000 m2, após um longo processo de negociação entre o Município de Famalicão e a entidade proprietária do recinto, do qual resultou um acordo de arrendamento;
- O papel ativo e a postura determinada da Câmara Municipal, assumindo uma responsabilidade que cabia à Administração Central, foi condição absolutamente decisiva para a concretização desta relevante infraestrutura em Bairro, donde goza de uma localização privilegiada para as operações em toda a região;
- Por muito que o PS apregoe que o Campus da Proteção Civil “é um dos mais recentes investimentos do Governo em Famalicão” – certamente referindo-se aos meios humanos e aéreos, e outros –, não pode ocultar que esta infraestrutura é uma realidade no nosso concelho graças à intervenção da Câmara Municipal de Famalicão. E disso deu devida nota o Ministro da Administração Interna, José Luis Carneiro, na cerimónia de inauguração do Campus;
- Mas há outros exemplos em que a intervenção da Câmara Municipal foi absolutamente decisiva para a concretização de investimentos estruturantes, substituindo-se à Administração Central. Veja-se o caso da Loja do Cidadão de Famalicão, inaugurada em 2021, em que foi responsabilidade direta do Município a realização das obras necessárias à construção e instalação dos serviços, num investimento de 2 milhões de euros;
- Não basta chamar a si os louros de obra feita; é preciso, de facto, fazê-la. É essa marca que caracteriza a ação governativa da Coligação Mais Ação, Mais Famalicão, com uma gestão séria e responsável ao serviço de todos os famalicenses”, explicam.
País
Idosos com Complemento Solidário têm desconto de 50% nos medicamentos a partir de hoje

Os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) têm desde hoje um desconto imediato de 50% na compra dos medicamentos comparticipados, anunciou o Governo.
“Com esta alteração, introduzida no âmbito do programa SIMPLEX, os beneficiários deste apoio ficam automaticamente dispensados do pagamento de 50% da parcela não comparticipada no preço dos medicamentos”, refere um comunicado conjunto das áreas governativas da Digitalização e Modernização Administrativa, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e da Saúde,
Até agora este desconto era feito através de um pedido de reembolso.
A partir de hoje, os utentes deixam de ter de apresentar a fatura de aquisição dos medicamentos no centro de saúde, de requerer os Benefícios Adicionais de Saúde (desconto de 50% na parcela do preço não comparticipada pelo Estado), e de aguardar pelo processamento e pagamento do reembolso, juntamente com a pensão e o CSI.
A medida entra hoje em vigor em Portugal continental e resulta da aplicação de procedimentos eletrónicos que permitem que todas as pessoas abrangidas tenham acesso imediato e automático ao benefício.
Além do apoio nos medicamentos, cuja atribuição passa a ser automática no ato da compra, os beneficiários do CSI continuam a ter direito ao reembolso das despesas que tenham com a aquisição de óculos e lentes (75% da despesa, até ao limite de 100 euros, de dois em dois anos) e com a aquisição de próteses dentárias removíveis (75% da despesa, até ao limite de 250e e, de três em três anos).
Estes beneficiários podem ainda aceder, de forma gratuita, às consultas de dentista/estomatologista, através do cheque-dentista, entre uma lista de profissionais de saúde oral disponível no centro de saúde.
Famalicão
Famalicão: Mário Passos assina auto de consignação da construção do campo de jogos na EB 2,3 D. Maria II em Gavião

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, assina, esta segunda-feira, auto de consignação da construção do campo de jogos na EB 2,3 D. Maria II, em Gavião, cerca das 17:30.
Esta será uma obra que envolverá um investimento municipal de aproximadamente 95 mil euros. Ela compreenderá o trabalho de pavimentação do campo de jogos, a construção de uma bancada e a instalação de uma área de areia para a prática do salto em comprimento.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Mário Passos sublinha importância do ensino profissional no arranque do ano letivo
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Esmeriz recebe Formação de Catequistas esta quinta-feira
-
Desportohá 6 dias
Famalicenses do Riba d’Ave HC disputam 18.º Torneio Cidade de Valongo esta sexta e sábado
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Centros de saúde do Norte com adesão à greve próxima dos 95% -Sindicato Independente dos Médicos