Siga-nos nas redes

Região

Surto de legionella já matou 8 pessoas e infetou 79

Publicado

em

Mais três casos de ‘legionella’, decorrentes do surto que atualmente atinge Póvoa de Varzim e Vila do Conde, foram confirmados esta segunda-feira pelo centro hospitalar destas localidades.

O número de atingidos pelo surto passa para 79, número total de pessoas que, desde 30 de outubro, recorreram a assistência hospitalar devido à doença na área do Grande Porto, sendo que 37 continuam internadas, e oito morreram.

Dos três novos casos detetado pelo Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, apenas um ficou internado na unidade, que agora presta a assistência a 17 pessoas com ‘legionella’, sendo os outros dois encaminhados para o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e S. João, no Porto.

Segundo fonte da unidade de saúde matosinhense, estão agora internadas 14 pessoas com ‘legionella’, 10 em enfermaria, três em cuidados intermédios e uma em cuidados intensivos.

Mantêm-se em seis os óbitos registados deste o início de surto, entre a s 44 pessoas que deram entrada no hospital devido a doença.

No Hospital S. João, no Porto, estão internadas seis pessoas, quatro estão em enfermaria e duas na unidade de cuidados intensivos.

O Ministério Público (MP) anunciou a abertura de um inquérito para investigar as causas do surto, que se mantêm com origem desconhecida, tendo a Câmara de Vila do Conde confirmado que os técnicos das Delegações de Saúde locais já estão no terreno a fazer análises e várias estruturas fabris e comerciais

A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila’, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Região

Covid-19: Número de infeções baixa em 43 concelhos do Norte e aumenta em 12

Publicado

em

Por

Um relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) revela que o número de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 diminuiu em 43 concelhos da região Norte e aumentou mais de 30% em 12 concelhos.

De acordo com o documento, a que a Lusa teve hoje acesso, dos 43 concelhos que registaram uma descida, entre a segunda e quarta semana de novembro, 17 são no distrito do Porto.

O boletim, o mais recente da ARS-N, reporta a situação epidemiológica nos concelhos da região Norte entre a primeira (05 a 11) e a quarta semana de novembro (19 a 25).

Entre os 17 municípios com maior diminuição de novos casos de infeção no distrito do Porto, destacam-se Paços de Ferreira (que passou de 735 para 397 novos casos), Penafiel (855 para 539), Amarante (440 para 283) e Felgueiras (675 para 444).

Dos 18 concelhos do distrito do Porto – que contabiliza um decréscimo de 22% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 -, apenas Baião não acompanhou esta tendência, registando um crescimento de 17% de novos casos.

No distrito de Braga, foram sete os concelhos que registaram uma diminuição, destacando-se Vizela e Celorico de Basto, com um decréscimo de 44% e 34%, respetivamente.

Segundo o relatório, o distrito de Braga foi o único a Norte que não registou aumento ou diminuição de novos casos, estabilizando-se nos 0%.

Olhando para o distrito de Aveiro [onde a ARS-N abrange sete concelhos], todos, à exceção de Espinho, acompanharam esta tendência, com Castelo de Paiva a registar uma diminuição de 45%, São João da Madeira de 33%, Oliveira de Azeméis de 24%, Arouca de 19%, Santa Maria da Feira de 16% e Vale de Cambra de 6%.

Segundo o boletim, o distrito de Aveiro contabiliza agora uma diminuição de 17% do número de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19.

Em Viana do Castelo, distrito que contabiliza uma subida de 20% de novos casos, quatro concelhos registaram uma diminuição, nomeadamente, Caminha, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova de Cerveira.

O boletim revela também que no distrito de Vila Real, que registou um aumento de 9% de novos casos, os concelhos de Alijó, Mesão Frio, Peso da Régua, Ribeira de Pena, Santa Marta de Penaguião e Vila Real tiveram uma diminuição de novos casos de infeção.

Por sua vez, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Vinhais foram os únicos concelhos de Bragança que contabilizaram um decréscimo, com os novos casos a registarem uma diminuição de 39%, 56% e 6% respetivamente.

Neste distrito, o número de novos casos de infeção regista um crescimento de 2%

A par destes 43 municípios, o relatório da ARS-N revela que 12 concelhos do Norte tiveram um crescimento superior a 30%, nomeadamente Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso, Mirandela, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Boticas, Mondim de Basto, Montalegre, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

O relatório revela ainda que Freixo de Espada à Cinta é o município com a maior incidência, seguindo-se os concelhos de Guimarães, Lousada, Fafe, Vila Nova de Famalicão, Povoa de Lanhoso, Trofa e Vizela.

Nestes oito municípios a incidência é superior a 2.000 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias, sendo que a média da região Norte se fixa nos 1.400 casos.

Portugal contabiliza pelo menos 4.276 mortos associados à covid-19 em 285.838 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 08 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Mini Cooper roubado esta madrugada na antiga estação de comboios da Trofa

Publicado

em

Por

Um Mini Cooper, modelo D, de cor branca, desapareceu na madrugada desta sexta-feira na zona da antiga estação ferroviária da Trofa.

Com a matricula 95-OH-29, o veículo apresenta algumas particularidades tal como é indicado nas fotos.

Qualquer informação sobre o paradeiro do veículo deverá ser comunicado às autoridades ou através da página de Facebook da proprietária:





Por favor, partilhem!!! Roubaram-me o carro no centro Trofa, na aladema da estação antiga. Mini Cooper D branco – 95-OH-29 Caso tenham informações, por favor entrem em contacto!!!!

Publicado por Mafalda De Sá em Quinta-feira, 26 de novembro de 2020
PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Homem de 70 anos e sobrinha vítimas de assalto e sequestro em Barcelos

Publicado

em

Por

Uma mulher de 50 anos e o seu tio de 70 foram sequestrados na manhã desta sexta-feira, em Barcelos, por um grupo de três homens.

De acordo com a CMTV as vítimas terão sido obrigadas a indicar onde tinham guardados os seus valores e de seguida foram ambos fechados dentro de uma casa de banho.

Os assaltantes puseram-se em fuga ao volante de um carro roubado às mesmas vítimas.

A investigação ficará a cargo da Polícia Judiciária.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

jornal opinião pública

fama rádio

Artigos recentes

Arquivo

FAMA NAS REDES

Mais vistos