Siga-nos nas redes

Famalicão

Tecnologia famalicense na linha da frente da proteção à covid-19

Publicado

em

O Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes de Famalicão (CeNTI) criou em parceria com a empresa famalicense Oldtrading uma tecnologia de deteção de humidade, a ser usada em máscaras, que aplica um sistema de mudança automática de cor quando é necessária uma substituição das mesmas.

De acordo com o CeNTI esta será uma “máscara de proteção facial inovadora, com acrescidas propriedades de sinalização” que “incorporará um sistema em que, na face externa, ocorrerá uma mudança percetível da cor desse mesmo sistema e indicará ao utilizador o momento em que deverá substituí-la, sob pena da sua eficácia poder ficar comprometida”, explica.

David Ramada, coordenador do projeto HydroMask refere ainda que este produto tem “um sistema baseado em pigmentos hidrocrómicos [que mudam de cor em contacto com água em estado líquido] que é acoplado à parte externa da máscara, onde uma mudança percetível de cor indicará a altura correta para o utilizador a substituir”.

No que toca à investigação o coordenador explica que “a incorporação destas partículas em fibras têxteis e também estamos a desenvolver um revestimento com propriedades hidrocrómicas, utilizando esses tais pigmentos hidrocrómicos”.

Contando com o apoio monetário do programa Norte 2020, totalizando 115 mil euros, e conclusão prevista para o final do ano, as novas máscaras são esperadas nas lojas “brevemente”.

A cargo da produção estará a empresa Oldtrading, também sediada em Famalicão, especialista em seamless.

No futuro serão conhecidos outras parcerias entre estas duas empresas nomeadamente na criação de um sensor que deteta a infeção pela covid-19 baseando-se nos padrões de respiração do utilizador, assim como de uma viseira de proteção com propriedades antivíricas e anti-embaciamento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Economia

Este fim de semana, 65 restaurantes chegam até si sem custos de transporte

Publicado

em

Por

Durante este fim de semana de 28 e 29 de novembro, todos os famalicenses vão poder usufruir das suas refeições favoritas no conforto das suas casas, sem ter de pagar mais por isso.

A Câmara Municipal de Famalicão vai novamente assegurar os custos de entrega ao domicílio de 65 restaurantes do concelho, entre as 19 e as 22:30 horas, para que estes possam minimizar os efeitos económicos causados pelo confinamento obrigatório.

Como tal, os restaurantes aderentes (cuja lista pode consultar abaixo) farão entregas gratuitas por todo o concelho, desde as ruas do centro da cidade até à freguesia mais distante. A campanha é válida em encomendas superiores a 10 euros  e para pagamentos através de MBWAY ou transferência bancária (diretamente ao restaurante). 

Consulte abaixo a lista de restaurantes aderentes:

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

BV de Famalicão prestam auxílio em incêndio urbano em Lousado

Publicado

em

Por

Esta tarde de sábado, os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram acionados para um Incêndio Urbano na rua das Pedreiras, em Lousado. A corporação dirigiu-se ao local com 3 veículos e 9 operacionais, que conseguiram dominar o fogo de imediato.

O incêndio em questão provocou um ferido ligeiro, com queimaduras numa mão e na face, que foi de imediato transportado para o hospital de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão cai em casa do Paços de Ferreira (2-0)

Publicado

em

Por

O Paços de Ferreira subiu hoje provisoriamente ao quinto lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Famalicão, por 2-0, no jogo de abertura da oitava jornada.

Luther Singh (20 minutos) e Zé Uilton (88) marcaram os golos dos pacenses, que somaram o quarto jogo sem perder na I Liga e subiram ao quinto lugar, com 11 pontos.

O Famalicão, que apenas venceu um dos últimos seis jogos, é 10.º classificado, com nove pontos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

jornal opinião pública

fama rádio

Artigos recentes

Arquivo

FAMA NAS REDES

Mais vistos