Siga-nos nas redes

Famalicão

Campanha solidária de Natal da Auchan dá “lugar aos verdadeiros heróis” do nosso país

Publicado

em

A Auchan convida-o dar lugar aos verdadeiros heróis com o casto Júlio na campanha solidária deste Natal.

Com os seus uniformes de médico, polícia, bombeiro e colaborador da Auchan, o castor Júlio, representa os heróis das áreas da saúde, segurança e grande distribuição que mantêm a sociedade em funcionamento nesta fase tão difícil.

Este peluche, que é a cara das campanhas solidárias da Auchan desde 2018, está agora disponível nas lojas Auchan e no site por 5€, com 1,5€ a reverter para instituições de apoio à saúde por cada Júlio vendido.

Esta iniciativa já entregou, desde 2018, cerca de 145 mil euros a dezenas de associações representando a política de responsabilidade social de que a Auchan tanto se orgulha.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Cooperativa Frutivinhos ganha nova sede

Publicado

em

O Município de Vila Nova de Famalicão e a Frutivinhos – Cooperativa Agrícola de Vila Nova de Famalicão assinaram, esta segunda-feira, a escritura de cedência de direito de superfície de uma propriedade, por 71 anos, que se irá tornar na nova sede desta entidade.

A propriedade, com cerca de 1418 m2 e sob alçada municipal, encontra-se localizada no Lugar do Longo, na Rua D. Sancho I, União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, e será cedida a título gratuito à cooperativa famalicense. Destina-se única e exclusivamente a construção de um equipamento destinado ao desenvolvimento da atividade da Frutivinhos, que permita dar resposta às necessidades de crescimento da cooperativa, ficando esta construção a cargo da entidade.

O projeto inclui uma área de construção que ronda os 600 m2 e que inclui a criação de uma loja, aberta ao público, para venda dos vinhos da cooperativa, bem como produtos de parceiros locais, uma zona de degustação e prova de vinhos, uma sala de formação e pequeno auditório, gabinetes, um armazém para acondicionamento dos produtos e zona de cargas e descargas.

Recorde-se que a Frutivinhos é uma cooperativa sem fins lucrativos famalicense, constituída em 1960, que tem como objetivo a transformação, conservação e venda de produtos agrícolas provenientes dos seus cooperadores.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Mel – Piquenique das Artes regressa ao Parque da Devesa com concertos cinema e circo

Publicado

em

Realiza-se entre 19 e 20 de agosto, no Parque da Devesa de Famalicão, o festival MEL – Piquenique das Artes 2022.

Num cartaz repleto de ofertas musicais, serão também apresentados projetos de cinema, vídeo e circo.

Baseado num manifesto de multicultural, interdisciplinar e inclusivo, com consciência, ecologia e cidadania, O MEL – Piquenique terá como cabeças de cartaz os artistas/bandas Luíz Caracol, Baleia Baleia Baleia e os Killimanjaro.

19 de Agosto (sexta-feira)
16:00 | Serviço de Aprendizagem | CÂMARA OBSCURA | Fotografia
20:00 | Piquenique
21:30 | ÁS DE ESPADAS, de Rúben Marques | Cinema
22:30 | LUÍZ CARACOL | Música

20 de Agosto (sábado)
16:00 | Serviço de Aprendizagem | CÂMARA OBSCURA | Fotografia
20:00 | Piquenique
21:00 | BEM-VINDOS AO ANTROPOCENO | Música e Vídeo
22:00 | BALEIA, BALEIA, BALEIA | Música
23:15 | KILLIMANJARO | Música

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Colisão entre 3 veículos faz um ferido em Vermoim

Publicado

em

Uma pessoa ficou ferida, na sequência de uma colisão, que envolveu três veículos, na freguesia de Vermoim, em Famalicão.

A vítima acabou por ser transportada para o Hospital de Famalicão.

O alerta foi registado cerca das 09:30.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão cria Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas

Publicado

em

O concelho de Vila Nova de Famalicão vai ter que uma Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, anunciou o município.

Em comunicado, o município refere que a equipa trabalhará sob coordenação do vereador do Ambiente e terá como missão o acompanhamento da política climática e das políticas setoriais com impacto nos objetivos municipais em matéria de descarbonização e alterações climáticas.

Acrescenta que a equipa vem no seguimento do desenvolvimento da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Em 2017, o município de Famalicão assumiu o compromisso de cumprir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), tendo obtido, no Índice de Sustentabilidade Municipal do Centro de Estudos e Sondagem de Opinião (CESAOP) da Universidade Católica, um índice global de 69,5%, em 2021, superando a média nacional que se situa nos 65,7%.

No âmbito da ação climática, o município destaca o projeto municipal “Life – Natural Adapt 4 Rural Áreas”, que avançou para o terreno este ano e que visa a minimização das alterações climáticas no território.

“Através deste projeto, estão a ser implementadas soluções baseadas no ecossistema, nomeadamente, a replicação e aproveitamento dos ‘serviços’ que a natureza providencia naturalmente, bem como a recuperação de habitats naturais que têm a capacidade de reter a água e infiltrá-la nos lençóis freáticos, evitando assim o efeito das cheias a montante e aumentando a quantidade de água nos lençóis para utilização durante o verão, em períodos de seca”, explica.

A criação da Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas surge no seguimento da Lei 98/2021, de dezembro de 2021, que impõe aos municípios que, no prazo de dois anos, a partir da sua entrada em vigor, procedam à elaboração de um Plano Municipal de Ação Climática.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Miguel Cunha vence torneio de verão de ténis ANAG

Publicado

em

O torneio de verão Ala Nun’Álvares de Gondomar (ANAG) decorreu entre os dias 4 e 7 de agosto, em Gondomar, tendo-se sagrado campeão, no escalão de maiores de 35 anos, o famalicense Miguel Cunha.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

HumanitAVE de Famalicão conclui construção de furo de água na Guiné-Bissau

Publicado

em

A Associação de Emergência Humanitária, HumanitAVE, sediada em Pedome, Famalicão, conseguiu, esta segunda-feira, concluir a construção de um furo de água em Malbuloto, na Guiné-Bissau.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Sociedade dos Viveiros da Vitória recebe 193 mil euros da Infraestruturas de Portugal por expropriação de terrenos

Publicado

em

A Sociedade Predial e Agrícola dos Viveiros da Vitória, Lda, de Famalicão, irá receber 193 mil euros da Infraestruturas de Portugal pela expropriação de duas parcelas de terreno, usadas para a obra de extensão do do troço da EN14 entre Vitória e a rotunda de ligação à Variante Sul de Famalicão, avança o jornal O Minho.

Depois de declarada a utilidade pública deste espaço, em 2017, através do Secretário de Estado das Infraestruturas, ficou assinalada como urgente a ” expropriação dos bens imóveis e direitos a eles inerentes necessários à construção da obra”.

Ambas entidades, a Sociedade Predial e Agrícola dos Viveiros da Vitória, Lda e a Infraestruturas de Portugal recorreram da decisão no Tribunal da Relação:

A Sociedade alegando que a decisão do tribunal não teve em conta a desvalorização de algumas das parcelas de terreno cedidas, uma delas devido à construção de um muro, junto à EN 14, que alegavam ter potencial para construção.

Por sua vez, a Infraestruturas de Portugal afirma que ocorreram “lapsos graves” no processo de avaliação destes terrenos, o que levou a que o valor acertado para as indemnizações supere o que “justamente devia ser atribuído”.

O Tribunal da Relação entendeu manter a decisão da primeira instância, afirmando que este foi “o critério mais adequado ou mais apto para alcançar uma compensação integral do sacrifício patrimonial infligido ao expropriado e para garantir que este, em comparação com outros cidadãos não expropriados, não seja tratado de modo desigual e injusto, é o do valor do mercado”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão sob “Aviso Amarelo” devido à probabilidade de chuva trovoada e granizo

Publicado

em

O concelho de Famalicão está, esta quarta-feira, sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, devido à probabilidade de trovoada e aguaceiros, que poderão ser de granizo, e acompanhados de rajadas de vento de origem convectiva.

Este alerta irá estar em vigor até às 18:00.

Apesar destas previsões, este será um dos dias mais quentes da semana, em Famalicão, com as temperaturas máximas a atingirem os 33.º graus.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: 20 trabalhadores subcontratados pela Continental despedidos. GNR chamada à empresa

Publicado

em

Cerca de 20 trabalhadores da Continental Mabor, subcontratados pela multinacional Schnellecke, foram informados, esta terça-feira, que iriam ser despedidos, uma situação que causou revolta nesta equipa de manobradores de empilhadores e supervisores.

Junto das suas fontes, a Fama TV apurou que este grupo de colaboradores chamou as autoridades às instalações da empresa, alegando ilegalidades no despedimento.

De acordo com a mesma fonte, estes trabalhadores cumprem aqui a sua função há 20 anos, apesar de serem subcontratados por uma entidade exterior, neste caso a Schnellecke Logistics.

O grupo de colaboradores abandou as instalações ao final desta tarde.

A Fama TV tenta agora recolher, junto das empresas envolvidas, informações sobre o despedimento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Feira das Cebolas recebe mostra comunitária de Gondifelos

Publicado

em

A Feira das Cebolas está agendada para o fim de semana de 27 e 28 de agosto e irá decorrer no Parque de Lazer de Gondifelos.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Regiãohá 3 horas

Adeptos do Hajduk Split fazem grupo de “centenas” na estação de comboios da Trofa

Estão a agrupar-se, na estação ferroviária da Trofa, centenas de adeptos do Hajduk Split, os mesmos acusados de causarem distúrbios...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Cooperativa Frutivinhos ganha nova sede

O Município de Vila Nova de Famalicão e a Frutivinhos – Cooperativa Agrícola de Vila Nova de Famalicão assinaram, esta segunda-feira, a escritura...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Mel – Piquenique das Artes regressa ao Parque da Devesa com concertos cinema e circo

Realiza-se entre 19 e 20 de agosto, no Parque da Devesa de Famalicão, o festival MEL – Piquenique das Artes...

Barceloshá 5 horas

Três suspeitos de assalto em Barcelos detidos em Operação Stop da GNR

Foram interceptados, durante uma Operação Stop da GNR, três suspeitos de um assalto a um armazém, em Barcelos, de onde...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Colisão entre 3 veículos faz um ferido em Vermoim

Uma pessoa ficou ferida, na sequência de uma colisão, que envolveu três veículos, na freguesia de Vermoim, em Famalicão. A...

Guimarãeshá 5 horas

Presidente da Câmara de Guimarães não quer “arruaceiros” do Hajduk Split no estádio D. Afonso Henriques

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, exigiu hoje que os “arruaceiros” adeptos do Hajduk Split identificados pela PSP...

Economiahá 5 horas

Seguradoras vão pagar cerca de 8 milhões em indemnizações pelos incêndios deste verão

As seguradoras estimam o pagamento de indemnizações de 8 milhões de euros por incêndios ocorridos durante a situação de contingência...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão cria Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas

O concelho de Vila Nova de Famalicão vai ter que uma Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, anunciou o...

Paíshá 6 horas

Chuva de meteoros e “super-lua” serão visíveis no céu esta sexta-feira

Uma nova super-lua iluminará novamente o céu na sexta-feira, ao mesmo tempo que se espera que a chuva de meteoros...

Guimarãeshá 6 horas

Adeptos do Hajduk Split causam “momentos de terror” nas ruas de Guimarães (VÍDEOS)

 A Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) criticou hoje a alegada falta de vigilância policial que conduziu a “momentos de terror”...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES