Siga-nos nas redes

Famalicão

Paulo Cunha reclama medidas urgentes para reabertura do Registo Civil e Segurança Social

Publicado

em

Paulo Cunha reclamou medidas urgentes para a reabertura dos serviços concelhios da Segurança Social e do Registo Civil e Notariado, encerrados devido à pandemia de covid-19.

Paulo Cunha refere que o fecho daqueles serviços configura “um cenário muito grave” e apela a “respostas urgentes” para “colmatar a falta de capacidade de resposta” daqueles serviços, em cartas dirigidas às ministras do Trabalho e da Justiça.

Segundo o autarca de Famalicão, o problema resulta do “emagrecimento” daquelas estruturas que se vem registando ao longo dos anos.

“Se houvesse quantidade de funcionários, podia-se criar equipas espelho, que se fossem revezando”, referiu.

Face à escassez de recursos humanos, a solução foi encerrar os serviços.

“É muito mau”, sublinhou Paulo Cunha, lembrando que aqueles são serviços a que a Câmara não se pode substituir.

Na Segurança Social de Famalicão, registou-se um caso positivo de infeção pelo novo coronavírus e os poucos funcionários que estavam a trabalhar nas instalações foram colocados em isolamento profilático.

Atualmente, e segundo a Câmara, estão ao serviço apenas duas funcionárias, a realizar contactos telefónicos com a população.

No Registo Civil e Notariado, os três funcionários que ali estavam a trabalhar foram também colocados em isolamento, na sequência de um caso positivo.

A agravar a situação, a equipa que se encontrava a trabalhar “em espelho” permanece ainda em isolamento profilático.

As instalações dos dois serviços fecharam e tanto num caso como no outro não há “qualquer previsão” para a reabertura.

“Estamos preocupados com a situação e reclamamos que rapidamente haja substituição de funcionários ou uma solução para que não haja descontinuidade demasiado longa destes serviços”, rematou Paulo Cunha.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.350.275 mortos resultantes de mais de 56,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.701 pessoas dos 243.009 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Famalicão

Ministra da Saúde visitou hoje o Hospital de Famalicão

Publicado

em

Por

A ministra da Saúde, Marta Temido, esteve esta quarta-feira, no Hospital de Famalicão numa das visitas incluídas no roteiro da Saúde.

Segundo apurou a Fama TV, a ministra esteve reunida com a administração do hospital onde se inteirou do trabalho e das condições do hospital no combate à covid-19.

(em atualização)

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Hospital de Famalicão já realizou 20 mil testes à covid-19

Publicado

em

Por

Disponibilizando, recentemente, mais 40 camas, devido à progressão da doença, o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) já efetuou 20 mil testes à Covid 19.

Saiba mais sobre este assunto em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Iluminação de Natal já chegou à freguesia de Bairro

Publicado

em

Por

A freguesia de Bairro ligou esta terça-feira a sua iluminação de Natal, num gesto de esperança pelo retorno à normalidade, num ano marcado pelas limitações impostas pela pandemia.

A junta de freguesia apela ainda “a todos os Bairrenses e amigos que comprem no nosso comércio local. Usufruam do melhor que a nossa freguesia e as freguesias vizinhas nos oferecem. Em Bairro, os nossos restaurantes, cafés, mini-mercados, papelarias, bares, padarias, pastelarias, floristas, ourivesarias, lojas de roupa, lojas de conveniência, gabinetes de estética, cabeleireiros, ginásios, e outras lojas e empresas que prestam outro tipo de serviços, estão sempre disponíveis e a cumprir com todas as regras para vos receber,” sublinham.

Em comunicado, a junta conclui com um apelo ao espírito de responsabilidade e respeito pelo próximo neste ano atípico.

“Usem máscara, protejam-se e cuidem dos vossos”, finalizam.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

jornal opinião pública

fama rádio

Artigos recentes

Arquivo

FAMA NAS REDES

Mais vistos