Mundo
Símbolos da Jornada Mundial da Juventude são hoje entregues a Portugal

Portugal recebe hoje, na missa presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que Lisboa acolhe em 2023, e que devem depois percorrer as dioceses portuguesas e países de língua portuguesa.
A entrega dos símbolos, a Cruz Peregrina, com 3,8 metros de altura, e a réplica do ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, deveria ter acontecido em abril, mas devido à pandemia de covid-19 foi adiada.
O ato constitui “o pontapé de saída para a organização de Lisboa”, como explicou recentemente à agência Lusa o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, Américo Aguiar.
Os símbolos estavam até agora na posse do Panamá, cuja capital foi palco da última JMJ, em janeiro de 2019.
A Jornada Mundial da Juventude é o maior evento organizado pela Igreja Católica.
Na celebração de hoje vai estar uma dezena de jovens, em vez da centena que estava prevista antes da pandemia, disse também à Lusa o secretário executivo da JMJ Lisboa 2023, Duarte Ricciardi.

Mundo
Depois do internamento, Papa preside a Missa do Domingo de Ramos

Após ter tido alta hospitalar, confirmou-se. O Papa Francisco presidiu este domingo, às cerimónias do Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, no Vaticano, que marcam o início da Semana Santa.

“Peçamos hoje esta graça: saber amar Jesus abandonado e saber amar Jesus em cada abandonado, em cada abandonada. Peçamos a graça de saber ver e reconhecer o Senhor que continua a clamar, neles. Não permitamos que a sua voz se perca no silêncio ensurdecedor da indiferença”, disse Francisco, na homilia da Missa do Domingo de Ramos, citado pela agência Ecclesia.
“Para nós, discípulos do Abandonado, ninguém pode ser marginalizado, ninguém pode ser deixado por sua conta”, acrescentou.

“Há povos inteiros explorados e deixados à própria sorte; há pobres que vivem nas encruzilhadas das nossas estradas e cujo olhar não temos a coragem de fixar; migrantes, que já não são rostos, mas números; reclusos rejeitados, pessoas catalogadas como problemas”, elencou o Papa Francisco.
A celebração, que reuniu milhares de pessoas na Praça de São Pedro, começou com a bênção dos ramos.

Devido aos problemas que o afetam no joelho, há vários meses, o Papa não acompanhou a procissão de entrada, com cerca de 400 participantes.
Francisco presidiu à celebração que marca o início da Semana Santa, após ter recebido alta, este sábado, do Hospital Gemelli, onde esteve internado desde quarta-feira devido a uma infeção respiratória.


Mundo
Papa já deixou o hospital

Tal como estava previsto, o papa Francisco teve alta este sábado, logo de manhã. Estava internado no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma infeção respiratória.
À saída da unidade hospitalar, o Santo Pontífice, de 86 anos, parou para falar com os fiéis que o esperavam.
Francisco foi internado na quarta-feira, com dificuldades respiratórias. A equipa médica explicou, no dia seguinte, que o Papa foi diagnosticado com uma “bronquite infeciosa que exigia a administração de antibióticos”. O tratamento resultou “numa melhoria acentuada no seu estado de saúde”.
Logo na quinta-feira de manhã, o Vaticano dava conta de que Francisco se sentia suficientemente bem para comer, rezar e trabalhar na sua suíte particular no décimo andar do hospital.
A infeção do Papa, apenas algumas semanas depois de ter completado dez anos como chefe da Igreja Católica, gerou preocupação generalizada, alimentando especulações sobre o seu futuro. O argentino, que teve parte de um pulmão removido quando era jovem, sofreu problemas de saúde crescentes nos últimos anos e este é o seu segundo internamento hospitalar desde 2021.
Mundo
Morreu atropelado cantor da dupla Zé Henrique & Matheus

O cantor Matheus, da dupla com Zé Henrique, faleceu na madrugada desta quarta-feira. O cantor sertanejo regressava do Rio de Janeiro e parou o carro para trocar de lugar com o sogro quando foi atropelado por outro veículo.
O acidente ocorreu na Rodovia Dom Pedro I, em Valinhos, no interior de São Paulo.
De acordo com a Polícia Civil, o condutor que provocou o acidente teria adormecido ao volante, invadido a pista contrária e causado a colisão. O homem de 36 anos foi preso em flagrante e responderá por homicídio e lesão corporal culposa, uma vez que o teste do quantitativo acusou álcool.
Nas redes sociais da dupla multiplicam-se as mensagens de solidariedade.
-
Paíshá 1 semana
Arcebispo de Braga D. José Cordeiro admite encobrimento da Igreja em casos de abuso
-
Economiahá 1 semana
Regulamento interno e critérios de seleção do NORTE 2030 aprovados pelo Comité de Acompanhamento
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão marcou presença na Assembleia Geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras em Sevilha
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Incêndio deflagra na freguesia de Requião