Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Enfermeiros anunciam possibilidade de greve

Publicado

em

Ponderando uma greve nacional caso o Governo não retome as negociações do acordo coletivo de trabalho e proceda a novas contratações, a Federação Nacional dos Sindicatos de Enfermeiros (Fense) realiza hoje um Dia de Luto.

“Hoje é um protesto simbólico, mas aguardamos dias melhores, ou seja, dias que não tenham as características dos atuais, para fazermos uma greve nacional a sério, para ensinar este Governo que tem muito pouca consideração pelos enfermeiros”, afirmou José Azevedo, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros, que integra a Fense, com o Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPenf).

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Em conferência de imprensa, José Azevedo referiu que “dado que estamos numa situação de pandemia e a população precisa dos enfermeiros”, estes não podem “manifestar objetivamente” a sua “revolta contra a forma como estão a ser tratados”.

“É por isso que recorremos aos símbolos”, sublinhou o dirigente sindical, referindo-se ao Dia de Luto Nacional, que inclui um minuto de silêncio agendado para as 15:00 e aos laços/braçadeiras utilizados em “todas as unidades funcionais” pelos enfermeiros que decidiram aderir ao protesto.

Este dia é “a reafirmação de que não aceitamos ser vítimas desta governação e exigimos aquilo que é nosso por direito próprio, ou seja, o descongelamento das progressões para todos, segundo as regras aplicáveis à Carreira Especial de Enfermagem e a conclusão urgente do Acordo Coletivo de Trabalho da Fense”, acrescentou.

No entender dos dirigentes da Fense, “o custo do justo enquadramento remuneratório e do descongelamento das progressões dos enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é de 597 milhões de euros”.

A federação refere que “bastaria um terço do valor que vai ser empregue na TAP (1.700 milhões de euros) para acabar com as injustiças e desigualdades nas remunerações e progressões dos Enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde”.

Num documento distribuído aos jornalistas, a Fense lembra que “o Orçamento do Estado para 2021 prevê para a Saúde a verba de 12,565 mil milhões. Este OE, relativamente a 2020, contempla mais 1.176 milhões de euros com despesas com o pessoal (sobretudo, novas contratações)”.

“As despesas com pessoal são cerca de um terço do orçamento global para a saúde, ou seja, cerca de 4 mil milhões, pelo que o pagamento aos enfermeiros do novo enquadramento remuneratório e após progressões, de acordo com a legislação específica (Carreira Especial de Enfermagem), teria um impacto de cerca de 5% no orçamento global e cerca de 10% nas despesas com pessoal”, sustenta.

Para o descongelamento das progressões, segundo as regras aplicáveis à Carreira Especial de Enfermagem, “seriam necessários mais 308 milhões de euros anuais”, acrescenta a Fense, apelando para que seja colocado “um ponto final nas injustificáveis injustiças e desigualdades criadas em 2005, agravadas em 2009 e não resolvidas até ao dia de hoje”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 12 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo esta quinta-feira: Espera-se chuva persistente e ventos até 85km/h

Famalicão espera, esta quinta-feira, mais um dia de chuva, cuja previsão se alonga durante todo o dia e noite, assim...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: IP lança concurso público para reabilitação da Nacional 206

A Infraestruturas de Portugal (IP) já lançou o concurso público para a reabilitação do troço da Estrada Nacional 206 entre...

Desportohá 16 horas

FC Famalicão: Sorriso faz “preview” do jogo que marca estreia de Armando Evangelista no comando técnico

Sorriso, o talento brasileiro recém chegado ao FC Famalicão (e já autor do Golo do Mês da I Liga em...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão/Mau Tempo: Rajadas de vento fortes fazem Ecoponto tombar em Ribeirão

O mau tempo fez-se sentir na tarde desta quarta-feira, em Famalicão, com vento e chuva intensa, que ocorrem dentro de...

Bragahá 17 horas

“Procissão da Burrinha” em Braga cancelada devido ao mau tempo

A “Procissão da Burrinha”, que estava agendada para a noite de hoje e que é um dos números mais emblemáticos...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Junta de Nine alerta para suspensão do serviço da recolha de lixo após acidente trágico desta manhã

A Junta de Freguesia de Nine, do concelho de Famalicão alertou, esta quarta-feira, para a suspensão do serviço de recolha...

Famalicãohá 18 horas

ATAUALIZAÇÃO: Vítima de acidente com camião tinha 30 anos e vivia em Mouquim

Um homem foi hoje mortalmente atropelado por um camião em Arnoso Santa Eulália, concelho de Vila Nova de Famalicão, no...

Famalicãohá 19 horas

Fotógrafo famalicense destacado na National Geografic

José Alves, fotógrafo de Vila Nova de Famalicão que se dedica a fotografar a vida animal, viu uma foto sua...

Paíshá 19 horas

Reservas de sangue “em baixo”. IPST e FEPODABES apelam à dádiva de todos os que possam

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelam...

Paíshá 20 horas

Depressão “Nelson” traz chuva forte e trovoada até ao domingo de Páscoa

O IPMA prevê para o continente “precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovada” até domingo de Páscoa, que...

Arquivo

Mais Vistos