Famalicão
Famalicão: Rota dos Presépios em Pedome desafia população à criatividade (fotos)

“A Rota dos Presépios” é a grande novidade deste ano na programação do Natal n´Aldeia, organizado na freguesia de Pedome pelo Grupo Recreativo Amigos de Calça Ferros (Gracafe), com a colaboração da Câmara Municipal de Famalicão e Junta de Freguesia de Pedome.

Desafiando a criatividade da população, à conta desta iniciativa, Pedome conta com 13 presépios de rua espalhados pela freguesia. “Todos diferentes, mas em comum encontra-se a dedicação, empenho, bom gosto, entusiasmo e brio de todos aqueles que os construíram”, diz a associação em nota enviada à redação.

A Rota dos Presépios é uma das várias iniciativas no “Natal n´Aldeia” que já contou com uma festa de Natal para os seniores da freguesia com a colaboração do agrupamento de escuteiros 558, FNA e Guias de Pedome.

Depois, no fim de semana passado, os mais pequenos foram visitados pelo Pai Natal numa charrete com cavalos e lhes ofereceu um presente.

O Natal n´Aldeia inclui também iniciativas do agrupamento de Escuteiros 558, FNA e Guias de Pedome, assim como também Comissão de Festas e Grupo Coral.


Famalicão
AMOB apresenta soluções tecnológicas de última geração em duas feiras internacionais

A AMOB vai estar presente em duas feiras internacionais no próximo mês de junho. A empresa com sede do Louro, em Famalicão, vai apresentar soluções tecnológicas da indústria metalomecânica na BIEMH, em Bilbao, e na TUBE, Düsseldorf, dois dos maiores eventos profissionais do mundo dedicados à indústria 4.0.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Famalicão
Câmara de Famalicão instala painel para medir Radiação Ultravioleta

Foi instalado nas Piscinas Municipais de Famalicão o primeiro Painel de Monitorização da Radiação Ultravioleta que alerta o público, particularmente os frequentadores das piscinas municipais exteriores, que abrem no dia 1 de junho, para os índices de radiação ultravioleta que Famalicão está a ser alvo a cada momento.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Famalicão
Famalicão: Engenho celebra 28 anos na sexta-feira

A Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, celebra, na próxima sexta-feira, dia 27, o seu 28º aniversário.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Famalicão
Famalicão: Associação de Pais da Camilo Castelo Branco Sorteiam bilhetes para o festival Meo Marés Vivas
A Associação de País e Encarregados de Educação da Escola Secundária Camilo Castelo Branco está a realizar um sorteio de três bilhetes diários para o Festival Meo Marés Vivas.
O sorteio será realizado a 09 de junho e é válido apenas para Associados da associação.
Para o aluno se habilitar a este sorteio, o encarregado de educação do aluno , só tem de ser sócio da APEE.

Famalicão
Famalicão: Homem e mulher detidos com 307 doses de cocaína

Um homem e uma mulher com 52 e 37 anos respectivamente foram detidos pela PSP, esta quarta-feira, no decurso de uma ação de combate ao tráfico
de estupefacientes, em Vila Nova de Famalicão.
No momento da abordagem, os detidos tinham em sua posse cocaína suficiente para cerca
de 307 doses, que lhe foram apreendidas, bem como a quantia de 115,00€ em dinheiro.
Os detidos vão ser presentes no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.
Famalicão
Famalicão: Auditório António Gomes, em Avidos recebe concertos e exposições este sábado

A associação Forma D’Arte realiza, este sábado, no Auditório António Gomes, em Avidos, Famalicão, um dia dedicado às artes, no qual promete concertos exposições e mais atividades.
O evento irá começar às 15:00 com uma exposição de trabalhos de André Faria e de bonsais do grupo Bonsai Ave, que dura até às 19:00.
Às 20:00 inicia-se uma série de concertos das bandas Our New Lie, Lux Yuri e Katana.
Famalicão
Investigadora de Famalicão vence Prémio Res Publica com ensaio sobre a Nova Direita

A investigadora do Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS) da Universidade do Minho (UMinho) Patrícia Fernandes venceu o Prémio Res Publica 2021, com o ensaio “A Nova Direita no século XXI: identitária, nacionalista e cristã”, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a UMinho acrescenta que a distinção, no valor de 2500 euros, vai ser entregue na quarta-feira, 25 de maio, na sede da Fundação Res Publica, em Lisboa.
“Analisei as bases ideológicas da Nova Direita contemporânea e as ligações à Nova Direita francesa surgida nos anos 1970. Por outro lado, mostrei as razões que levam os partidos e movimentos associados à Nova-Nova Direita a cativarem um número crescente de eleitores. A junção destas duas perspetivas é pouco trabalhada em Portugal e o júri decidiu reconhecer-me o mérito”, resumiu Patrícia Fernandes.
Os seus estudos nos últimos anos mostram como os discursos políticos hegemónicos tendem a silenciar os discursos que estão nas margens.
“Mas esse silenciamento acaba por fracassar com o tempo, pois os projetos políticos têm um prazo-limite de eficácia e, além disso, o silenciamento reforça o sentimento de revolta de quem é silenciado”, explicou, citada no comunicado.
Para a investigadora, “o consenso que nasceu com o final da II Guerra Mundial tendeu a silenciar uma margem da população menos globalista, mais nacionalista, mais religiosa e mais identitária, mas os efeitos económicos e sociais desse consenso político têm vindo a engrossar as margens”.
“As elites políticas estão a optar por intensificar o silenciamento, mas hoje isso é infrutífero, já que nas redes sociais e nas plataformas mais obscuras da internet as margens reforçam o sentimento de revolta e, também, o de pertença a um grupo, sentem que não estão sozinhas”, sustenta.
Acrescenta que essa realidade foi evidente nos EUA, com a eleição e o mandato de Donald Trump, e nas recentes eleições em França, com o crescimento sustentado dos “enraizados”, como define o autor britânico David Goodhart.
A parte final do ensaio de Patrícia Fernandes debruça-se sobre o contexto em Portugal, onde “o fenómeno está a chegar com atraso, mas o crescimento e a afirmação do Chega como terceira força política demonstram a mesma dinâmica”.
“Será que as nossas elites políticas vão reconhecer a legitimidade democrática dessas vozes ou, então, vão repetir a tentativa de silenciamento de outros países? É essa a análise que vou continuar a desenvolver”, disse ainda.
A Fundação Res Publica galardoa a cada ano um ensaio inédito sobre temas políticos e económico-sociais.
O júri desta terceira edição foi composto por Edite Estrela (presidente), Constança Urbano de Sousa, Pedro Bacelar de Vasconcelos, Filipe Nunes e Rui Pena Pires.
Esta é a segunda distinção do CEPS na iniciativa, já que a edição inaugural laureou Roberto Merrill e o seu ensaio sobre rendimento básico.
Famalicão
Famalicão: Temperaturas chegam aos 33.º graus esta sexta-feira

O calor irá intensificar-se nos próximos dias, no concelho de Famalicão, são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
As temperaturas deverão atingir os 33.º graus já esta sexta-feira, mantendo-se altas até ao final da próxima semana.
No que toca às temperatura mínimas, estas deverão fixar-se entre os 14.º e os 17.º graus.
O vento será fraco.
Famalicão
Trilho da Cangosta do Estevão com sinalética para ajudar a explorar Camilo

O “Trilho da Cangosta do Estevão” já pode ser calcorreado por exploradores modernos que buscam conhecer melhor a história e os lugares evocativos de Camilo Castelo Branco. Ao longo do caminho de três quilómetros, entre a moradia onde o escritor residiu com a sua família, em S. Miguel de Seide, e a Igreja do Mosteiro de Landim, foi colocada sinalética identificativa do percurso, que alia o exercício físico ao conhecimento cultural.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Famalicão
Cada corporação de bombeiros de Famalicão ganha mais uma nova Equipa de Intervenção Permanente (EIP)

As corporações de bombeiros de Famalicão, que incluem os Bombeiros Voluntários de Famalicão, Bombeiros Voluntários Famalicenses e Bombeiros de Riba de Ave irão dispor, cada uma, de mais uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP), avança o JN, passando assim o concelho a dispor de seis destas.
Para garantirem assistência em permanência às corporações de bombeiros, estas equipas de intervenção foram criadas para a intervenção no caso de acidentes, incêndios, urgências pré-hospitalares e minimização de riscos.
O orçamento destinado a estas equipas era, até agora, de 105 mil euros, valor que irá duplicar com este aumento de mais três.