Sociedade
À Conversa Com…
Esta semana, a nossa convidada é Ana Francisca Fernandes, autora do livro “Depois de ti o amor reconheci”, no qual partilha a partida prematura do seu pai, que perdeu a batalha contra o cancro.
A jovem escritora, de apenas 19 anos, partilha connosco alguns dos momentos da sua história, do seu processo de escrita e do seu dia-a-dia.
“Logo na noite seguinte, uma voz suave perguntou¬-me: “Como viverias se o teu pai tivesse partido?” A noite terminou, um novo dia iniciou, era hora de levar o meu super-herói para o hospital. Enquanto a minha mãe foi levá-lo ao Porto, eu fiquei em casa a pensar naquela última frase que nos deixou de rastos, chegando à conclusão de que aquela amarga pergunta, que alguém me fez no sonho, iria tornar-se uma inevitável realidade. “

Famalicão
Famalicão: Chuva regressa esta quinta-feira após sol e calor dos últimos dias

Apesar do sol que se faz sentir esta quarta-feira, acompanhado por uma máxima de 24.º graus, a chuva deve regressar já esta quinta-feira, mantendo-se até este sábado.
Este período de chuva vem acompanhado por uma ligeira descida das temperaturas máximas, que deverão oscilar entre os 22.º e os 17.º graus.
Já as temperaturas mínimas, nos mesmos dias, deverão registar uma ligeira subida, podendo atingir os 13.º graus.
Famalicão
Famalicão: Agrupamento de Escolas de Pedome passará a chamar-se “Agrupamento de Escolas Terras do Ave”

O Agrupamento de Escolas de Pedome passará a chamar-se “Agrupamento de Escolas Terras do Ave”, foi deliberado em reunião de Conselho Geral, esta segunda-feira, após um período de auscultação à comunidade no ano letivo anterior sobre uma nova denominação para o agrupamento.
De acordo com uma nota informativa, divulgada sobre o assunto, esclarece-se que “o que esteve sempre em causa em todo este processo foi
a alteração do nome do agrupamento e não da escola sede. Contudo, por inerência
de enquadramento legal, a denominação do agrupamento de escolas e a
denominação da respetiva escola sede devem coincidir – Escola Básica Terras do
Ave, facto ao qual éramos alheios”.
Seguem-se agora a abertura do procedimento concursal prévio à
eleição de um(a) novo(a) Diretor(a), bem como a abertura do concurso de pessoal docente.
Famalicão
Famalicão reconhecido mais uma vez pelas boas práticas de apoio aos cuidadores informais

O concelho de Vila Nova de Famalicão, através do programa Cuidar Maior, foi novamente reconhecido pelas boas práticas e medidas de apoio aos cuidadores informais.
A autarquia de Famalicão é uma das 42 autarquias portuguesas distinguidas com o Selo de Mérito na 2ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), um projeto promovido pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais com o apoio institucional da Merck, que tem como objetivo destacar, divulgar e ampliar as melhores práticas nesta área realizadas por municípios e freguesias em todo o país.
O estandarte e o selo de mérito desta nova distinção foram entregues na terça-feira, dia 28 de março, ao presidente da autarquia, Mário Passos, e à vereadora da Saúde, Sofia Fernandes, pelas técnicas responsáveis pelo projeto Cuidar Maior. Este projeto foi criado em 2020 pelo Centro Social e Paroquial de Requião para ser um apoio a todos os cuidadores informais do concelho de Famalicão em áreas como saúde, formação, entre outras.
Mário Passos mostrou-se satisfeito com o reconhecimento, destacando a importância deste projeto social no concelho que já orienta, apoia e capacita 327 cuidadores informais e que recentemente recebeu um apoio financeiro de 26 mil euros na última reunião do executivo municipal.
O autarca referiu que “o trabalho do Cuidar Maior é de uma importância enorme porque tem um impacto positivo na qualidade de vida de quem cuida, mas também da pessoa cuidada”.
De acordo com um inquérito realizado pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, as principais necessidades apontadas pelos cuidadores informais vão desde a falta de apoio emocional/psicológico, apoios relacionados com o Estado, apoios financeiros, até à necessidade de receber formação específica.
Famalicão
Famalicão: Escuteiros de Ribeirão comemoram 10.º aniversário com almoço convívio

O Agrupamento de Escuteiros 1374 de Ribeirão celebram o seu 10.º aniversário com uma festa em comunidade, dirigida ” todos os ribeirenses, e em particular antigos escuteiros e dirigentes”, que se irá realizar no dia 16 de abril (domingo), a partir das 12:00.
O evento inclui um almoço partilhado entre os presentes, seguido de uma missa campal “com promessas”, anunciam os responsáveis do agrupamento.
Aos interessados é pedido que tragam comida para partilhar no almoço, enquanto que o bolo será oferta do coletivo de escuteiros.
Famalicão
Famalicão: Incêndio deflagra na freguesia de Requião

Um incêndio deflagrou, durante a tarde desta quarta-feira, nas imediações de algumas habitações, na freguesia de Requião, em Famalicão.
As forças de socorro destacadas para o local totalizam, até ao momento, dois veículos e seis operacionais.
É desconhecido, até ao momento, se resultaram feridos desta ocorrência, assim como a extensão dos danos causados pelas chamas.
O alerta foi registado às 16:32.
(em atualização)
Famalicão
Famalicão atribuiu o maior número de sempre de bolsas de estudo aos jovens do concelho

O concelho de Vila Nova de Famalicão pretende oferecer “um futuro melhor e mais promissor” aos jovens da região e, por isso, a autarquia vai continuar a investir no apoio aos estudantes universitários.
A garantia foi dada no passado sábado, dia 25 de março, pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, durante a cerimónia de atribuição do maior número de bolsas de estudo de sempre aos jovens do concelho que frequentam o ensino superior.
Para o ano letivo de 2022/2023, a autarquia concedeu 421 bolsas de estudo, num esforço financeiro municipal de quase 257 mil euros.
“O nosso objetivo é ajudar as famílias e os jovens a investirem nas suas formações, para que sejam cada vez mais qualificados e valorizados. Famalicão beneficia desta realidade e é nossa intenção continuar a investir nesta área e, se possível, aumentar o número de bolsas ano após ano”, afirmou Mário Passos.
O autarca, acompanhado pela vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, salientou ainda a importância deste e de outros apoios sociais num momento em que as famílias portuguesas enfrentam dificuldades acrescidas. “Em Famalicão, estamos a fazer o nosso caminho para responder aos problemas e dificuldades dos nossos concidadãos. Estamos atentos, mas precisamos que o Estado Central vá mais além”, acrescentou.
Importa referir que os apoios atribuídos para o ano letivo de 2022/2023 variam entre 500 e 1100 euros. Foram beneficiados 231 jovens com 500 euros, 72 com 600 euros, 5 com 700 euros, 65 com 750 euros, 17 com 850 euros, 2 alunos com 950 euros, 23 jovens com 1000 euros e 6 com 1100 euros.
No ano letivo de 2021/2022, a autarquia concedeu um total de 401 bolsas de estudo, num investimento global de 243 mil euros.
Há mais de dez anos que a autarquia famalicense, através do pelouro da Juventude, atribui anualmente bolsas de estudo aos alunos do concelho que frequentam o ensino superior.
País
Venda de carros novos com motor de combustão proibida a partir de 2035

O Conselho da União Europeia (UE) decidiu hoje proibir, a partir de 2035, a venda de automóveis ligeiros novos com motor a combustão, sendo só permitidos os de emissões zero de dióxido de carbono (CO2).
Os ministros do Ambiente da UE, reunidos em conselho, em Bruxelas, acordaram ainda que, entre 2030 e 2034, as emissões de CO2 por carros novos deve ser reduzida em 55%, comparado com níveis de 2021.
O texto aprovado prevê ainda, segundo um comunicado, “um mecanismo de incentivo regulamentar para veículos com emissões zero e baixas, que estará em vigor a partir de 2025 até ao final de 2029”.
Como parte deste mecanismo, integrado no pacote ‘Fit for 55’ (Objetivo 55), se um fabricante cumprir determinados padrões de referência para as vendas de veículos com emissões zero e baixas, poderá ser recompensado com objetivos menos rigorosos de emissões de CO2, sendo o valor de referência fixado em 25% para automóveis e 17% para furgonetas.
O documento aborda ainda o tema dos combustíveis ecológicos, prevendo que a Comissão Europeia apresente uma “proposta de registo de veículos que funcionem exclusivamente com combustíveis neutros em termos de CO2, após 2035, em conformidade com a legislação da UE, fora do âmbito das normas da frota, e em conformidade com o objetivo de neutralidade climática da UE”.
O pacote Objetivo 55 é um conjunto de propostas destinadas a rever e atualizar a legislação da UE e a criar novas iniciativas com o objetivo de assegurar que as políticas da UE estejam em consonância com os objetivos climáticos acordados pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu.
Barcelos
Tony Carreira Pedro Abrunhosa José Cid e Diogo Piçarra na Festa das Cruzes em Barcelos

José Cid, Pedro Abrunhosa, Diogo Piçarra e Tony Carreira integram o cartaz da Festa das Cruzes, que vai decorrer de 28 de abril a 03 de maio, em Barcelos, anunciou hoje o município.
Na festa, participarão ainda Vítor Rodrigues e Jorge Loureiro, cantores “da casa”.
Segundo o município, as principais novidades da edição deste ano são a realização do desfile etnográfico pelos grupos de folclore do concelho e a recriação da passagem da rainha Santa Isabel por Barcelos.
Famalicão
Famalicão: Problema em quadro elétrico provoca incêndio em habitação em Landim

Um incêndio deflagrou num quadro elétrico, numa habitação, na rua das Campas, na freguesia de Landim, em Famalicão.
De acordo com os Bombeiros Voluntários Famalicenses não se registaram feridos e os estragos provocados na habitação não foram significatívos.
O alerta foi registado às 14:12.
Famalicão
Famalicão: Um ferido após atropelamento na Avenida Eng. Pinheiro Braga

Uma pessoa ficou ferida, ao início da tarde desta terça-feira, depois de ter sido atropelada por um veículo ligeiro, na Avenida Engenheiro Pinheiro Braga.
De acordo com os Bombeiros Voluntários Famalicenses, a vítima sofreu ferimentos ligeiros.
O alerta foi registado às 14:30.