Siga-nos nas redes

Sociedade

À Conversa com a Nutricionista Ana Pedro

Publicado

em

Vamos desmistificar questões ligadas com a alimentação, processos de emagrecimento ou engorda.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Temperaturas muito altas trazem “noites tropicais” a partir de quarta-feira

Publicado

em

Por

A partir de quarta-feira prevê-se que as temperaturas aumentem com termómetros a atingir mais de 30°C na maior parte do país, com temperaturas até 40 graus “nas regiões e vales interiores do Tejo e Sado, com valores ocasionais mais elevados não sendo excluídos”, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Espera-se também que as temperaturas mínimas aumentem, com “noites tropicais (mínimas acima dos 20°C) previstas em algumas regiões”.

O aumento das temperaturas, a partir de meados desta semana, deve-se à “circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores”, que “transportará uma massa de ar quente e seco sobre o país”.

“A tendência aponta para uma persistência de valores de temperaturas elevadas nos dias seguintes, pelo que é provável que sejam emitidos avisos de tempo quente”, o IPMA também menciona.

Tendo em conta estas condições meteorológicas, associadas a “baixos valores de humidade relativa do ar”, o IPMA alerta para um “aumento significativo do perigo de incêndios rurais”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Dia da Cidade celebra-se este sábado nos Paços do Concelho

Publicado

em

Por

“É uma forma de valorizarmos o nosso percurso coletivo e os seus protagonistas e de mostrarmos o orgulho que sentimos em pertencermos a esta comunidade empreendedora, forte e com um grande sentido do coletivo”. É desta forma que o presidente da autarquia famalicense olha para as comemorações do 37.º aniversário da elevação de Vila de Famalicão à categoria de cidade, marcadas para este sábado, 9 de julho, às 18h00, nos Paços do Concelho.

Mário Passos fala numa “grande celebração comunitária” para a qual convida todos os famalicenses.

Recorde-se que este ano serão atribuídos 37 galardões municipais nas mais diversas áreas de ação na comunidade, desde a benemerência, à cultura, do desporto à economia e ao mérito autárquico, com especial destaque para a entrega da medalha de Cidadão Honorário a Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara Municipal.

Refira-se que para além de Paulo Cunha, que foi presidente da autarquia entre 2013 e 2021, Mário Passos vai entregar a medalha de mérito cultural aos chefes Álvaro Costa e Lígia Santos, aos jornalistas Rui Lima, Cristina Azevedo e Sandra Gonçalves, aos professores Lopes Cordeiro e Martins Vieira (a título póstumo) e ao presidente do Núcleo de Ribeirão da Liga dos Combatentes.

A medalha de mérito económico será atribuída aos empresários Albino Mesquita Ribeiro, António Martins Couto, Carlos Alberto Fernandes da Silva, Carlos Moreira da Silva, Francisco Oliveira, Manuel Leitão de Oliveira e Silva e Maria Leonor Seara Barroso Oliveira.

Já o mérito Desportivo vai este ano para Carlos Alberto Perliteiro, do Liberdade Futebol Clube, e para Rui Grenha (a titulo póstumo), do Grucamo. No mérito autárquico, nota ainda para a homenagem a seis vereadores – Célia Castro, José Santos, José Pedro Sena, Leonel Rocha, Nuno Sá e Vitor Pereira – que cessaram funções e aos ex-presidentes de Junta de Riba de Ave, Susana Pereira, de Vermoim, Manuel Carvalho, e de Carreira e Bente, Agostinho Veiga.

Em termos de instituições, a autarquia vai distinguir na dimensão cultural os agrupamentos de escuteiros de Gavião, São Cosme, Oliveira Santa Maria e Cruz, e a Koklus – Associação juvenil de Fradelos. Com o mérito económico as empresas Fogos de Artifício Varziela, Lavandaria Tamico e Manuel de Sousa Lopes, S.A. No desporto, a Escola de Karatté Shotokan de Delães.

A cerimónia terá transmissão em direto a partir do Facebook e do site do Município.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Hélder Pereira eleito líder do CDS-PP de Famalicão

Publicado

em

Por

Hélder Pereira viu confirmada a eleição para a liderança da Concelhia de Famalicão do CDS PP. Foram 168 os militantes que participaram nas eleições, deste sábado, com 164 votos a confirmarem a eleição do único candidato às eleições, registando-se ainda quatro votos em branco.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Uber gerou 7 mil empregos em Portugal entre 2013 e 2019 e cresceu 71%

Publicado

em

Por

A plataforma Uber, que comemora oito anos de existência em Portugal, divulgou hoje um estudo que indica que entre 2013 e 2019, o número de empresas no setor cresceu 71%, tendo sido criados mais de sete mil empregos.

Segundo a UBER, o relatório “Uber e o TVDE em Portugal: A tecnologia ao serviço da comunidade”, sobre o impacto económico-social do setor TVDE em Portugal, e dados até janeiro de 2022 do Instituto Nacional de Estatística (INE) demonstram o “impacto positivo” que o modelo flexível teve no país e na atividade do transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros (que inclui serviço de táxi e TVDE).

“Entre 2013, ano anterior ao lançamento da operação da Uber em Portugal, e 2019, o número de empresas no setor cresceu 71%. O emprego no setor cresceu 51% e foram criados mais de 7.000 empregos líquidos. O volume de negócios aumentou 84% em comparação com o período anterior à entrada da Uber em Portugal”, pode ler-se no documento.

Desde 2013 até 2019, a receita fiscal total do setor aumentou 43% e, mesmo em 2020, “um ano em que todas as atividades ligadas à mobilidade foram fortemente afetadas pelas restrições resultantes da pandemia” de covid-19, os dados do INE indicam que o número de empresas do setor “cresceu ainda assim 7,1% e o número de empregos cresceu 2,8%”.

Atualmente, de acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes citado no relatório, existem mais de 39.000 motoristas TVDE, exercendo a atividade através de mais de 9.500 empresas licenciadas como Operadores de TVDE.

De acordo com o relatório, o equilíbrio conseguido em Portugal a partir de 2018 com a entrada em vigor do regime jurídico do TVDE que regula a atividade “tem permitido dar uma resposta flexível e ajustada às múltiplas necessidades de motoristas, utilizadores e comunidades em todo país”.

O documento revela também que a flexibilidade das oportunidades de trabalho está ajustada às preferências e às necessidades individuais dos motoristas ativos na plataforma da Uber em Portugal, com 68% a indicarem a possibilidade de escolher onde e quando trabalham, assim como as aplicações que melhor respondem às suas necessidades, como sendo o que mais valorizam no TVDE.

Segundo a Uber, 45% dos motoristas ativos nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e nos distritos de Faro, Coimbra e Braga fizeram viagens em mais do que um distrito ou área metropolitana.

“Só em 2019, Portugal recebeu utilizadores Uber oriundos de 81 países. Para dar resposta a esta procura turística, no verão de 2019, 72% dos motoristas das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e dos distritos de Coimbra e Braga que mudaram temporariamente para outras regiões durante a época alta turística fizeram-no mudando-se para o Algarve, em resposta ao aumento da procura”, é revelado no relatório.

Ainda de acordo com o estudo, em Lisboa e no Porto 23% das viagens são viagens isoladas de sentido único, ou seja, os utilizadores não usam a Uber para voltar ao seu ponto de partida, nem para seguir para um segundo destino, indicando uma multi-modalidade de meios de transporte.

Por outro lado, apenas 24% das viagens realizadas através da aplicação da Uber em Lisboa e no Porto são feitas “em alturas de pico [entre as 07:00 e 10:00 ou entre as 16:00 e as 19:00], indicando a preferência por meios de transporte mais eficientes durante as horas de ponta e aliviando congestionamento nesses períodos”.

No relatório é relembrado o compromisso de sustentabilidade que a Uber tem vindo a desenvolver em Portugal desde 2016, ano em que foi lançado o serviço de viagens em veículos 100% elétricos pela primeira vez a nível mundial.

Em 2020, a Uber assumiu o compromisso de eletrificar, até 2025, pelo menos 50% dos quilómetros percorridos na Área Metropolitana de Lisboa e outras seis capitais europeias. Entre 2020 e a primeira metade de 2021, a percentagem de quilómetros 100% elétricos percorridos na plataforma na AML aumentou 55% para mais de 9%.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Aqui perto: Câmara Municipal define multa de 750 euros para quem urinar no mar

Publicado

em

Por

A Câmara Municipal de Vigo em Espanha introduziu uma proibição de urinar nas suas praias este Verão, com a medida incluindo a proibição de urinar na areia ou no mar, punível com uma multa de 750 euros.

Os regulamentos de praia de Vigo emitidos este Verão, declaram que “a evacuação fisiológica no mar ou na praia” não é permitida. Para o presidente da câmara, Abel Caballero, este costume constitui uma violação das regras de higiene e saúde e a proibição de urinar também ajudará a mitigar os impactos ambientais, de acordo com o site Heraldo.

A medida pioneira e sem precedentes já gerou uma onda de reações.

Até agora, o município não foi capaz de responder como, na prática, a medida será aplicada. Contudo, para ajudar a motivar uma mudança no comportamento dos frequentadores das praias, pretendem instalar uma ampla rede de casas de banho ao longo das praias.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Jovem de 23 anos esfaqueado nas costas em Gaia. PSP identificou 2 suspeitos de 17 anos

Publicado

em

Por

Um jovem de 23 anos foi esfaqueado nas costas, na madrugada deste domingo, no decorrer das Festas do São Pedro da Afurada, em Gaia.

Tudo terá acontecido já perto das 05:00.

Elementos da PSP conseguiram intercetar dois suspeitos de 17 anos.

Os factos serão agora remetidos para a PJ do Porto que irá investigar o sucedido.

O ferido foi transportado para o Hospital Eduardo Santos Silva, pelos Bombeiros Voluntários de Coimbrões.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: MP quer que alunos que faltaram a Cidadania fiquem à guarda da escola “durante o período escolar”

Publicado

em

Por

O Ministério Público (MP) quer que os dois alunos de Vila Nova de Famalicão proibidos pelos pais de frequentarem a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento sejam colocados à guarda da escola “durante o período escolar”.

Nas alegações do processo de promoção e proteção dos dois alunos, o MP no Tribunal de Família e Menores de Famalicão diz que aquela é a única medida “que se apresenta como do superior interesse dos jovens e com potencial a, definitivamente, afastar situação de perigo existencial dos mesmos”.

Em causa estão dois alunos, irmãos, que frequentam o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Famalicão, distrito de Braga, e cujos pais os impedem, desde o ano letivo 2018/2019, de frequentarem a disciplina Cidadania e Desenvolvimento.

Os pais alegam que a educação para a cidadania é uma competência deles e sublinham que lhes suscitam “especiais preocupação e repúdio” os módulos “Educação para a igualdade de género” e “Educação para a saúde e sexualidade”, que fazem parte da disciplina em questão.

Dizem ainda que os restantes módulos da disciplina são uma “perda de tempo”.

Nos últimos quatro anos, os alunos, que são de excelência, foram dados como “chumbados”, por causa das faltas àquela disciplina, mas, por decisão do Ministério da Educação, têm transitado, de forma condicionada, de ano, enquanto se aguarda pelo desfecho dos processos judiciais relacionados com o assunto.

Entretanto, o assunto passou também para a alçada do Tribunal de Família e Menores.

Nas alegações, o MP considera que os pais “põem em perigo” a formação, educação e desenvolvimento dos filhos, adiantando ainda que há o perigo de os jovens sofrerem “maus-tratos psíquicos”, “não receberem os cuidados ou a afeição adequados às suas idades” e “estarem sujeitos a comportamentos dos pais que afetam gravemente o seu equilíbrio emocional”.

Além disso, acrescenta o MP, há o perigo de retenção e de consequente dificultação de acesso ao ensino superior, quando em causa estão “alunos de excelência, com um percurso académico irrepreensível”.

Diz que fica também em perigo a formação em matérias como direitos humanos, igualdade de género, saúde, sexualidade, segurança, defesa, paz e bem-estar animal, entre outras.

O MP considera que a atitude dos pais pode configurar “coerção emocional”, além de dar “exemplo de foras da lei, que decidem não cumprir, decidindo em causa própria como se juízes fossem”.

“Atuam como agentes de infrações”, acrescenta.

Alerta ainda que os alunos em questão podem ser vítimas de ‘bullying’ por parte da restante comunidade escolar que respeita as leis, “o que já vem acontecendo nas redes sociais”.

“Os pais parecem ignorar que a criança ou o jovem é um ser autónomo, com autonomia jurídica”, lê-se ainda nas alegações do MP.

Por tudo isto, o Ministério Público quer que os alunos sejam colocados à guarda da escola, apenas durante o período escolar.

“A medida que se configura como efetivável a ultrapassar o impasse da situação de perigo, passado, presente e futuro, será a de confiança a pessoa idónea, no concreto circunstancialismo, a confiança dos jovens à entidade mais indicada para o concreto perigo: a própria Escola. A colocação dos jovens, apenas durante o período escolar, sob a guarda da própria escola”, refere o MP.

Especifica que a escola, na pessoa do diretor do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Carlos Teixeira, e/ou da interlocutora da primeira linha, a psicóloga Marta Silva, “serão as pessoas de quem se não duvida da idoneidade, até pelas funções que lhes estão confiadas.

Segundo o MP, uma medida de apoio junto dos pais não se afigura viável, porque os perigos foram criados pelos próprios pais.

Da mesma forma, o MP diz que não é possível uma medida de apoio junto da família, “porque nenhum familiar se prontificou a mediar uma solução, talvez por conhecerem o feitio contumaz” do pai dos alunos.

O pai dos alunos, Artur Mesquita Guimarães, disse que está marcada para terça-feira uma audiência de julgamento no Tribunal de Família e Menores de Famalicão.

“Naturalmente que não concordamos com estas alegações e amanhã [terça-feira] diremos de nossa justiça”, acrescentou.

Os alunos têm 14 e 16 anos e vão frequentar, em 2022/2023, o 9.º e o 11.º anos, respetivamente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Auchan procura 35 colaboradores para as lojas de Famalicão, Guimarães e Santo Tirso

Publicado

em

Por

A Auchan está a recrutar carca de 35 trabalhadores para as suas lojas em Famalicão, Guimarães e Santo Tirso.

Várias posições para funções em loja estão disponíveis, tanto em regime part-time, como full-time, incluindo assistente de saúde e bem-estar para parafarmácia, vigilante, operador de frutas e verduras, operador de reposição, operador de charcutaria e queijaria, operador de caixa, cortador de carnes verdes, operador pescado, operador de manutenção e operador cafetaria e gastronomia.

Todos os interessados deverão enviar os seus currículos e preencher o formulário disponível nesta ligação, indicando qual a vaga a que se candidatam:
https://bit.ly/3I51R1d

De salientar que atualmente cerca de 90% dos colaboradores da Auchan são acionistas da
empresa e beneficiam de um conjunto de vantagens, como um Seguro de Saúde que inclui o
agregado familiar direto (igual para todos os colaboradores independentemente da função que
têm na empresa), Seguro de Vida e Acidentes Pessoais, desconto de 5% em compras, que
acumulam com todas as campanhas existentes, e telemóvel com pacote de minutos, incluindo
utilização familiar a custos reduzidos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Cerveja faz bem ao intestino e não engorda -diz estudo do CINTESIS

Publicado

em

Por

Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), no Porto, concluíram que “beber cerveja faz bem à microbiota intestinal”, fator que tem sido associado à prevenção de doenças crónicas como a obesidade.

Em comunicado, o CINTESIS revela que o estudo, publicado no “Journal of Agricultural and Food Chemistry” e que também envolveu investigadores da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas, concluiu que “beber cerveja faz bem à microbiota intestinal”.

“O consumo de cerveja contribui para a melhoria da composição da microbiota intestinal, fator que tem sido associado à prevenção de doenças crónicas muito comuns, tais como a obesidade, a diabetes e as doenças cardiovasculares”, refere o comunicado, divulgado esta segunda-feira.

No decorrer da investigação, a equipa recrutou homens saudáveis, entre os 23 e 58 anos, para participarem num ensaio, ao longo de quatro semanas, que consistia em beber diariamente 330 mililitros (ml) de cerveja, com ou sem álcool.

Os resultados provaram que o consumo de cerveja, bebida que resulta da fermentação de cereais, “aumenta a diversidade da microbiota intestinal, sem aumentar o peso e a massa gorda”.

Ao mesmo tempo, os investigadores concluíram que a ingestão desta bebida “não interfere significativamente em biomarcadores cardiometabólicos”, como a glicose, colesterol e triglicéridos.

“Curiosamente, a fosfatase alcalina, um importante biomarcador de danos no fígado, rins e ossos, diminuiu no decurso do ensaio”, salienta o CINTESIS, acrescentando que o benefício da cerveja na saúde intestinal “provou ser independente do teor alcoólico”, ou seja, ocorre quer a cerveja tenha álcool ou não.

Os investigadores acreditam que o efeito benéfico da cerveja poderá estar ligado com os polifenóis presentes na bebida, à semelhança do que acontece com o vinho tinto.

Citados no comunicado, os investigadores salientam que o estudo “vem demonstrar que este tipo de bebidas ricas em polifenóis, no caso a cerveja, é uma abordagem interessante para aumentar a diversidade da microbiota intestinal”.

O estudo, que foi liderado pelas investigadoras Ana Faria e Conceição Calhau, contou ainda com a participação de outros especialistas do CINTESIS.

Foto: ELTON MONTEIRO/LUSA

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Saiba onde vão estar os radares de controlo de velocidade da PSP em Julho

Publicado

em

Por

A PSP já divulgou a lista com as localizações e horas onde estarão presentes os seus radares de controlo de velocidade para o mês de julho.

Em Famalicão, a PSP terá o seu sistema de controlo de velocidade ativo no dia 19 de julho (terça-feira), cerca das 09:00, na Variante à Estrada Nacional 14.

Nas restantes localizações do distrito de Braga a distribuição será a seguinte:

06/jul/22 08H30 Circular Urbana de Guimarães – Guimarães

06/jul/22 14H00 Circular de Barcelos – Barcelos

13/jul/22 10H00 Av. Frei Bartolomeu dos Mártires – Braga

20/jul/22 14H00 Circular de Barcelos – Barcelos

22/jul/22 15H00 Av. António Macedo – Braga

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Paíshá 12 horas

Temperaturas muito altas trazem “noites tropicais” a partir de quarta-feira

A partir de quarta-feira prevê-se que as temperaturas aumentem com termómetros a atingir mais de 30°C na maior parte do...

Desportohá 12 horas

A palavra “Famalicão” foi uma das mais mencionadas no Twitter este domingo

Os rumores da contratação de Owen Beck, defesa esquerdo do Liverpool, assim como de Guga, avançado do FC Porto (já...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Dia da Cidade celebra-se este sábado nos Paços do Concelho

“É uma forma de valorizarmos o nosso percurso coletivo e os seus protagonistas e de mostrarmos o orgulho que sentimos...

Famalicãohá 13 horas

Hélder Pereira eleito líder do CDS-PP de Famalicão

Hélder Pereira viu confirmada a eleição para a liderança da Concelhia de Famalicão do CDS PP. Foram 168 os militantes...

Paíshá 13 horas

Uber gerou 7 mil empregos em Portugal entre 2013 e 2019 e cresceu 71%

A plataforma Uber, que comemora oito anos de existência em Portugal, divulgou hoje um estudo que indica que entre 2013...

Paíshá 13 horas

Aqui perto: Câmara Municipal define multa de 750 euros para quem urinar no mar

A Câmara Municipal de Vigo em Espanha introduziu uma proibição de urinar nas suas praias este Verão, com a medida...

Desportohá 14 horas

Famalicão: Inês e Tânia do Liberdade FC medalhadas no campeonato distrital absoluto

Disputou-se nos dias 1 e 2 de julho, na Pista do Estádio 1º de Maio, em Braga, os Campeonatos Absolutos do...

Paíshá 16 horas

Jovem de 23 anos esfaqueado nas costas em Gaia. PSP identificou 2 suspeitos de 17 anos

Um jovem de 23 anos foi esfaqueado nas costas, na madrugada deste domingo, no decorrer das Festas do São Pedro...

Desportohá 17 horas

Ministra Ana Catarina Mendes elogia “heroínas” da seleção lusa de futsal

A ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, definiu hoje as jogadoras da seleção portuguesa de futsal como “heroínas”,...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: MP quer que alunos que faltaram a Cidadania fiquem à guarda da escola “durante o período escolar”

O Ministério Público (MP) quer que os dois alunos de Vila Nova de Famalicão proibidos pelos pais de frequentarem a...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES