Siga-nos nas redes

Famalicão

Mostra Comunitária da freguesia de Cruz decorre durante este fim de semana

Publicado

em

Atividades desportivas, culturais e as tradicionais barraquinhas das associações dão o mote para muita animação nesta freguesia do concelho de Vila nova de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Secretário de Estado do Planeamento discute Plano de Recuperação e Resiliência do concelho em Esmeriz

Publicado

em

O partido Socialista realiza-se no dia 18 de fevereiro um colóquio para discussão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no concelho famalicense, com a presença de de Eduardo Pinheiro, pós-graduado em Gestão de Entidades Públicas e Autárquicas e atual secretário de Estado do Planeamento.

O evento terá lugar na Casa de Esmeriz, às 21:00, onde serão abordados a “Resiliência” “Transição Climática” e “Transição Digital” e a importância deste plano de investimentos para o concelho de Vila Nova de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Despiste de ligeiro faz um ferido em Novais

Publicado

em

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta segunda-feira, após o despiste de um veículo ligeiro na Rua das Almas, na freguesia de Novais, em Famalicão.

De acordo com os Bombeiros Voluntários de Famalicão, a vítima foi transportada para o Hospital de Famalicão, com ferimentos ligeiros.

O alerta foi registado às 18:40.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Incêndio deflagra em habitação em Arnoso Santa Eulália

Publicado

em

Um incêndio deflagrou, ao final da tarde desta segunda-feira, na cozinha de uma habitação na rua da Igreja, na freguesia de Arnoso Santa Eulália, em Famalicão.

De acordo com os Bombeiros Voluntários Famalicenses não resultaram feridos desta ocorrência, apenas danos materiais.

Os meios de socorro destacados para o local totalizaram 9 operacionais e 3 veículos.

O alerta foi registado às 18:37.

(notícia atualizada às 20:29)

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Transdev diz que greve teve adesão abaixo dos 10%. Sindicato aponta para 95% em Guimarães

Publicado

em

O grupo de transportes Transdev diz que a greve de hoje “teve uma adesão de 9,61%”, enquanto o sindicato indicou anteriormente uma adesão de 80% a nível nacional e de 95% em Guimarães e nos concelhos limítrofes.

“A taxa de adesão à greve convocada para hoje é de 9,61%”, refere a empresa, em comunicado enviado à agência Lusa.

Durante a manhã, José Manuel Silva, do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN), que convocou a greve de 24 horas (00:00/24:00), deu conta de uma adesão de 80% a nível nacional e de 95% em Guimarães (sede da empresa) e nos concelhos à volta.

Os trabalhadores, que reivindicam da empresa de transporte rodoviário aumentos salariais e melhores condições, começaram por se concentrar em frente à sede do grupo, em Guimarães, distrito de Braga, seguindo depois a pé em direção ao edifício da Câmara de Guimarães, onde se concentraram cerca de 70 motoristas.

Os trabalhadores do grupo Transdev aprovaram também hoje novas greves de 24 horas para 01 de março e 17 de abril.

No comunicado, o grupo Transdev diz que “em julho de 2022 assinou um acordo amplo de contratação coletiva com todas as estruturas sindicais representativas dos seus trabalhadores (FECTRANS/CGTP, STTAMP e SNMOT) com impactos positivos para o futuro”.

“Esse acordo aumentou a remuneração dos motoristas em mais de 8% para o ano 2022. Também marcou uma evolução muito positiva na organização dos tempos de trabalho e na formalização de direitos há muito reclamados pelos trabalhadores, bem como concedeu novos benefícios sociais acrescidos, donde se destaca a atribuição de um seguro de saúde para todos os trabalhadores”, frisa a empresa.

Contudo, o STRUN, afeto à CGTP, não assinou o acordo.

“O principal aqui são direitos dos trabalhadores que lhes foram retirados, porque houve outras organizações sindicais que assinaram um contrato coletivo de trabalho com a Transdev, que não foi assinado por nós, e a empresa está a querer aplicar a todos os trabalhadores e nós não aceitamos isso”, explicou o dirigente sindical José Manuel Silva, aos jornalistas, durante a concentração hoje em frente à Câmara de Guimarães.

A Transdev refere que para este ano “já avançou para um aumento de 55 euros para todos os trabalhadores, com efeitos desde janeiro”.

“Este aumento em nada prejudica as negociações em curso com os representantes sindicais, mas possibilita que os trabalhadores não tenham de esperar pelo fim das negociações para verem a sua situação melhorar, sobretudo numa altura de forte impacto inflacionista”, salienta a empresa.

O acordo coletivo de trabalho assinado estabelece, segundo a Transdev, “a existência de uma comissão paritária que constitui a estrutura estabelecida para o diálogo em torno do acordo coletivo, o que tem vindo a ocorrer com regularidade, e com sentido de co-construção”.

“A Transdev não deixa nenhuma estrutura sindical fora deste processo. A empresa está sempre disponível a negociar com todos os seus trabalhadores e representantes. Apelamos a que esta vontade seja partilhada”, apela a empresa.

Também hoje, os cerca de 70 trabalhadores em protesto aprovaram uma moção e uma delegação foi recebia pela vereadora da Câmara de Guimarães Sofia Fernandes, que tem o pelouro dos transportes.

No documento, os trabalhadores exigem, nomeadamente, aumentos salariais no mesmo valor da inflação de 2022 (8,12%), a reposição da devolução do pagamento do pequeno almoço aos motoristas que iniciem o transporte antes das 06:00, e que o horário do almoço e de jantar seja, no mínimo, de uma hora, entre as 11:00 e as 14:30, e as 19:00 e as 22:30, “como sempre foi, e não entre a 3.ª e a 4.ª hora de trabalho”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão iniciou hoje a a recuperação da Bacia Hidrográfica do Ave

Publicado

em

No final deste ano, os famalicenses vão poder desfrutar de mais 20 quilómetros de zonas ribeirinhas totalmente recuperadas.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão assinalou esta segunda-feira, 6 de fevereiro, o arranque das obras de recuperação e valorização hidrográfica da Bacia do Ave. O primeiro rio a ser intervencionado é o Pelhe, mas, entretanto, os trabalhos vão também chegar ao rio Ave e Guisande e ao ribeiro de Beleco, em Ribeirão.

“Vamos criar percursos pedonais, plantar mais de 10 mil árvores nas zonas ribeirinhas, tratar dos rios, renatulizando-os, ou seja, estamos a olhar para os nossos rios para que possamos devolver este património natural tão importante aos famalicenses”, disse hoje o presidente da autarquia, Mário Passos, que se fez acompanhar pelo vereador do Ambiente, Hélder Pereira, e pelo vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado.

Refira-se que o projeto prevê a renaturalização de ribeiras em espaço urbano, sobretudo com a estabilização do seu leito; a estabilização das margens e a beneficiação de habitat para espécies ribeirinhas em domínio hídrico; a melhoria das condições de escoamento e desobstrução da rede hidrográfica; a mitigação dos efeitos das cheias; a reabilitação de infraestruturas degradadas, a contenção de espécies invasoras e o reforço dos sistemas de monitorização da qualidade da água.

José Pimenta Machado fala num projeto “muito ambicioso, mas também muito importante”. O representante da APA lembrou ainda que “mais gente a desfrutar das zonas ribeirinhas é também sinónimo de mais gente a vigiar e a cuidar dos rios”.

A esse propósito, Mário Passos acrescentou ainda que a autarquia famalicense e a APA estão a desenvolver esforços para que haja uma maior vigilância dos rios que atravessam o concelho.

Recorde-se que a intervenção resulta de uma candidatura no valor de 1.2 milhões de euros e abrange uma extensão total de cerca de 20 quilómetros, atravessando zonas agrícolas/florestais e aglomerados urbanos, com incidência nas freguesias de Ribeirão, Fradelos, Lousado, UF de Vila Nova de Famalicão e Calendário, UF de Esmeriz e Cabeçudos e UF de Arnoso e Sezures.

A candidatura foi apresentada em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e é financiada pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), no montante de 1.285.283,60 euros, dos quais 1.284.990,00 são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Um ferido grave após colisão entre mota e veículo ligeiro em Avidos

Publicado

em

Uma pessoa ficou gravemente ferida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão entre uma mota e um veículo ligeiro de passageiros, nas imediações da Igreja Paroquial de Avidos, no concelho de Famalicão.

De acordo com os Bombeiros Voluntários de Famalicão a vítima foi transportada para o Hospital de São João, no Porto.

Os meios de socorro destacados para o local totalizaram sete operacionais e três veículos.

O alerta foi registado às 16:23.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Galheiros são tradição ancestral e voltam a arder em Fradelos

Publicado

em

A Queima do Galheiro, na freguesia de Fradelos, volta ser realizada na noite do dia 21 de fevereiro nos lugares de Ferreirinhos e Sapugal/Quinta, assinalando o final das festividades carnavalescas e o início da época quaresmal.

A partir das 22:00, tal como manda a tradição, o Galheiro terá de arder, completamente, para garantir boas colheitas agrícolas na presente época.

Este é um costume ancestral relacionado com o Entrudo, aos quais se associam rituais de purificação e expulsão das forças malignas do Inverno, dando início ao período renovador da Quaresma. Ao longo de vários dias, em vários lugares da freguesia, a população sai à rua amontoando os restos das sementeiras, os galhos velhos das árvores e o silvado, em redor de um tronco de pinheiro (galheiro), no topo coloca-se um boneco a que se chama ‘entrudo’ e pega-se fogo. Os galheiros chegam a atingir os 15 metros de altura e há um despique entre os lugares da freguesia para ver quem queima o maior galheiro.

Para além desta tradição popular, também terá lugar no mesmo dia o XXIV Desfile de Carnaval de Fradelos, organizado pela associação juvenil, Koklus, entidade que também promove o concurso de Galheiros. Para a dinamização destas atividades, a associação conta com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, do Município de Vila Nova de Famalicão, da Junta de Freguesia de Fradelos e de empresas locais.

O corso carnavalesco arranca às 14h30 no Largo dos Reis, sendo que a entrega dos prémios, e término do desfile, acontece na Escola Básica de Valdossos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão quer devolver o rio Pelhe à comunidade

Publicado

em

Arrancaram esta segunda-feira, em Famalicão, as obras de recuperação e valorização hidrográfica da Bacia do Ave. 

Este projeto resulta de uma candidatura que a Câmara Municipal viu aprovada, no valor de 1.2 milhões de euros, para a recuperação e valorização dos rios Ave, Pelhe, Guisande e do ribeiro de Beleco, em Ribeirão.

A primeira intervenção arrancou no rio Pelhe e foi testemunhada pelo presidente da autarquia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Leonel Rocha apresenta recandidatura à Junta de Freguesia de Ribeirão este sábado

Publicado

em

Leonel Rocha, da Coligação Mais Ação, Mais Famalicão, que recentemente se demitiu da presidência da Junta de Freguesia de Ribeirão, volta a apresentar a sua candidatura ao cargo, este sábado, pelas 18h00, no Salão Nobre da Casa do Povo de Ribeirão.

De acordo com um comunicado enviado às redações, Leonel Rocha voltará a “apresentar as linhas-mestras do projeto que levou à sua eleição em 2021 e que assenta na continuidade do trabalho realizado pela Coligação, ao longo das últimas duas décadas, na Vila, com os resultados que são reconhecidos”, diz o PSD Famalicão.

A recente demissão de Leonel Rocha aconteceu após o chumbo do orçamento para a freguesia, do ano de 2023, que resultaram num aprofundar das divergências entre o grupo social democrata e o movimento Juntos Por Ribeirão, resultando num impasse político.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Sortudo ganha 77.777 euros com raspadinha de 5 em Cabeçudos

Publicado

em

Um sortudo ganhou,«, 77,777 euros numa raspadinha na freguesia de Cabeçudos, em Famalicão, com uma aposta de apenas 5 euros.

O cartão premiado terá sido comprado esta sexta-feira, tendo sido reclamado, esta segunda-feira, junto da Santa Casa da Misericórdia.

De acordo com os responsáveis pelo estabelecimento, o vencedor foi um cliente habitual do espaço, que ficou muito feliz pelo montante ganho

O prémio foi entregue no estabelecimento Pão Quente O Guedes, que vendeu a raspadinha intitulada “77.777”, que custa 5 euros, e que atribuiu assim o seu prémio máximo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Secretário de Estado do Planeamento discute Plano de Recuperação e Resiliência do concelho em Esmeriz

O partido Socialista realiza-se no dia 18 de fevereiro um colóquio para discussão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Despiste de ligeiro faz um ferido em Novais

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta segunda-feira, após o despiste de um veículo ligeiro na Rua das...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em habitação em Arnoso Santa Eulália

Um incêndio deflagrou, ao final da tarde desta segunda-feira, na cozinha de uma habitação na rua da Igreja, na freguesia...

Famalicãohá 14 horas

Transdev diz que greve teve adesão abaixo dos 10%. Sindicato aponta para 95% em Guimarães

O grupo de transportes Transdev diz que a greve de hoje “teve uma adesão de 9,61%”, enquanto o sindicato indicou...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão iniciou hoje a a recuperação da Bacia Hidrográfica do Ave

No final deste ano, os famalicenses vão poder desfrutar de mais 20 quilómetros de zonas ribeirinhas totalmente recuperadas. A Câmara...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Um ferido grave após colisão entre mota e veículo ligeiro em Avidos

Uma pessoa ficou gravemente ferida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão entre uma mota e um veículo...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Galheiros são tradição ancestral e voltam a arder em Fradelos

A Queima do Galheiro, na freguesia de Fradelos, volta ser realizada na noite do dia 21 de fevereiro nos lugares...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão quer devolver o rio Pelhe à comunidade

Arrancaram esta segunda-feira, em Famalicão, as obras de recuperação e valorização hidrográfica da Bacia do Ave.  Este projeto resulta de...

Famalicãohá 16 horas

Leonel Rocha apresenta recandidatura à Junta de Freguesia de Ribeirão este sábado

Leonel Rocha, da Coligação Mais Ação, Mais Famalicão, que recentemente se demitiu da presidência da Junta de Freguesia de Ribeirão,...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Sortudo ganha 77.777 euros com raspadinha de 5 em Cabeçudos

Um sortudo ganhou,«, 77,777 euros numa raspadinha na freguesia de Cabeçudos, em Famalicão, com uma aposta de apenas 5 euros....

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES