Siga-nos nas redes

Vídeos

Rota dos Presépios em Pedome desafia criatividade da população

Publicado

em

Até 6 de janeiro, Dia de Reis, é possível ver “A Rota dos Presépios”, a grande novidade deste ano na programação do Natal n´Aldeia, organizado, na freguesia de Pedome, pelo Grupo Recreativo Amigos de Calça Ferros – Gracafe – que conta também com a colaboração da Câmara Municipal de Famalicão e Junta de Freguesia de Pedome.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Inaugurada árvore de Natal de croché

Publicado

em

Ao final da tarde desta sexta-feira, 2 de dezembro, foi inaugurada uma árvore de Natal feita em rosetas de croché de 20 centímetros, num total de seis metros e meio de altura.

O momento de inauguração desta árvore feita com um material diferente contou ainda com crianças da comunidade escolar a cantar, a chegada do pai Natal, entre outras dinâmicas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Mercado Municipal recebe Mostras Comunitárias de Natal

Publicado

em

O Pelouro do Associativismo da Câmara Municipal de Famalicão aliou-se à iniciativa Comunidades (En)Coro para promover as Mostras Comunitárias de Natal, na Praça – Mercado Municipal.

Até 18 de dezembro, são vários os dias reservados a esta iniciativa, sendo que, as diferentes freguesias do concelho estão agrupadas por dias.

A primeira Mostra Comunitária de Natal ocorreu na passada quinta-feira, 1 de dezembro, e contemplou Famalicão, Calendário, Antas, Abade Vermoim, Brufe e Gavião.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Alunos do Mundos de Vida garantem entrega de geradores em escola e hospital da Ucrânia (VÍDEO)

Publicado

em

As crianças do Colégio Mundos de Vida da freguesia de Lousado, em Famalicão são as embaixadoras do projeto “ACENDE UMA LUZ – Geradores da Esperança para a Ucrânia”, que consiste na angariação de fundos para o envio de geradores de eletricidade para este país, que está aser destruído por uma guerra.

Com os sistemas de eletricidade públicos inoperacionais devido às bombas, estas são pessoas que “não vão ter Natal, nem Ano Novo, mas vão sobreviver porque a sua esperança não foi destruída”, dizem os responsáveis da escola.

Os alunos das turmas do 5º e do 6º anos, em nome de toda a comunidade escolar, participaram numa videoconferência com a Diretora da Escola de Brovary, em Kiev, que conta com 480 alunos.

Aqui, ficaram a par das dificuldades vividas por estes alunos estrangeiros, que sofrem com o frio e falhas de luz, que impactam de forma negativa o seu estudo.

Chegam mesmo a ter de ficar abrigados numa cave, sempre que é emitido um alerta de bombardeamento.

Mais concretamente, os alunos da creche, jardim de infância, escola e ATL irão garantir a entrega de dois geradores trifásicos a gasóleo de 7,5 Kw, um na Escola de Brovary e o outro para o Hospital do Instituto de Neurocirurgia, ambos de Kiev.

“Os dois geradores vão ser levados na sexta-feira (dia 09 de dezembro), através de uma empresa portuguesa de transportes internacionais, diretamente do nosso Colégio até à porta da Escola e do Hospital em Kiev, onde chegarão dentro de duas semanas, ainda antes do começo do inverno”, dizem os responsáveis.

Os responsáveis da escola ucraniana “agradecem muito” este ato de altruísmo e garantem que “no fim da guerra, gostaria de receber os alunos do Colégio Mundos de Vida, em Kiev, que são os primeiros amigos dos alunos da escola de Brovary no estrangeiro”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Margarida Malvar dedica homenagem a todas as mulheres que não puderam ter voz

Publicado

em

Margarida Malvar dedicou a homenagem que Famalicão lhe prestou esta quinta-feira, 1 de dezembro, a todas as mulheres que não puderam ter voz.

A decana das advogadas famalicenses, de 78 anos, foi homenageada numa iniciativa da Associação Casa da Memória Viva, que reuniu na Casa das Artes famalicenses de todos os quadrantes políticos, socias e cívicos.

Um gesto que a homenageada estendeu a todas as mulheres.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Trânsito condicionado após acidente na Avenida Marechal Humberto Delgado (VÍDEO)

Publicado

em

Um acidente rodiviário está a condicionar o trânsito na Avenida Marechal Humberto Delgado, que atravessa o centro da cidade de Famalicão.

Tal como apurou a Fama TV, tudo terá acontecido nas imediações do posto de abastecimento da Galp.

(em atualização)

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Enterro do Pinheiro trouxe os tradicionais bombos e foliões à cidade de Guimarães (VÍDEO)

Publicado

em

E foi assim esta terça-feira, 29 de novembro, data em que se assinalou mais uma Noite do Pinheiro, a festa que dá o mote para o início das populares Festas Nicolinas de Guimarães.

Acompanhado pelo som dos bombos tocados pelos participantes e o célebre pinheiro, cortado durante a tarde do mesmo dia” atravessou as ruas da cidade atrelado a um carro de bois tradicional.

Como é habitual, os foliões acompanharam o tronco da árvore até ao local, já preparado, com um furo no solo para a receber.

As Festas Nicolinas são as festas dos estudantes de Guimarães, celebradas em honra de São Nicolau de Mira. A primeira referência às Festas Nicolinas é em 1664, ano em que foi construída em Guimarães a Capela de São Nicolau. Em 1691 surgem os primeiros estatutos académicos, os estatutos da Irmandade de S. Nicolau.

O Enterro do Pinheiro e as Ceias Nicolinas iniciam as celebrações em honra de São Nicolau e assinalam o momento em que os estudantes das secundárias de Guimarães e os antigos alunos das mesmas se reúnem para jantar nos restaurantes da cidade.

Tradicionalmente comem rojões com grelos e papas de sarrabulho e bebem vinho verde. No final do jantar concentram-se todos no Cano, ao lado do Campo de São Mamede, e começam o cortejo do Pinheiro pelas ruas do centro de Guimarães, ao som dos bombos e das caixas, entoando os característicos “Toques Nicolinos”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Flor de Lima, uma ideia que nasceu da pandemia

Publicado

em

A Famatv conheceu a história de Rita Lima, uma famalicense que, na altura da pandemia, criou a Flor de Lima – uma empresa com o selo Made IN, que se dedica ao fabrico de sabonetes artesanais vegan.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Ricardo Leite é o grande vencedor do Ymotion com a curta “2020: Odisseia no 3º esquerdo”

Publicado

em

Ricardo Leite é o grande vencedor da oitava edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, com o filme “2020: Odisseia no 3º esquerdo”.

A cerimónia de encerramento do Festival decorreu, este sábado, dia 26 de novembro, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel, com a presença de David Fonseca, Soraia Chaves, Tiago Bettencourt e Joaquim de Almeida.

A sala encheu com os jovens que competiam com as curtas-metragens do Ymotion, que este ano selecionou 40.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Veja os golos! FC Famalicão empata a uma bola frente ao Ac. Viseu FC para a Taça da Liga.

Publicado

em

O FC Famalicão recebeu esta tarde no Estádio Municipal de Famalicão e empatou a uma bola frente ao Académico de Viseu FC em jogo a contar para a jornada 2 da fase 1 da Allianz Cup também conhecida por Taça da Liga.

Os golos foram apontados por André Clóvis do Ac. Viseu FC e Jhonder do FC Famalicão aos 17 e 61 minutos de jogo, respetivamente. Veja os vídeos dos golos aqui em baixo.

Fonte da fotografia: Página oficial do Facebook FC Famalicão
Fonte vídeos: vSports

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão vai ter biblioteca do futuro em 2023

Publicado

em

Famalicão vai ter uma nova biblioteca em 2023. A novidade foi avançada à FamaTV por Augusto Lima, vereador da Educação na Câmara Municipal durante o 15º encontro anual “Bibliotecas de Famalicão: Partilha de Boas Práticas”, que está a decorrer esta sexta e sábado, dias 25 e 26 de novembro.

Na tarde desta sexta-feira, aconteceu um dos pontos altos do encontro, com a discussão à volta da “Cibersegurança, Ética e Privacidade” .

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Paíshá 13 minutos

Criança com queimaduras graves devido acidente com água a ferver

Um acidente com uma panela de água a ferver provocou, no início da noite desta sexta-feira, queimaduras graves numa criança...

Paíshá 49 minutos

Perto de 70% das crianças internadas com síndrome inflamatória pós-covid eram saudáveis

Quase sete em cada dez crianças que estiveram internadas com a síndrome inflamatória multissistémica, uma manifestação rara e grave da...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Inaugurada árvore de Natal de croché

Ao final da tarde desta sexta-feira, 2 de dezembro, foi inaugurada uma árvore de Natal feita em rosetas de croché...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Homem de 42 anos ferido após despiste na freguesia de Delães

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de um automóvel, na zona da...

Bragahá 15 horas

Criança de 6 anos perde a vida após queda de 2.º andar de prédio em Braga

Uma criança de seis anos perdeu a vida, esta sexta-feira, depois de ter caído do segundo andar de um prédio,...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Projeto “ADN” da Pasec é o vence Programar em Rede 2022

Explorar e valorizar o “ADN” de Famalicão por via das artes é o intuito da Pasec – Plataforma de Animadores...

Famalicãohá 17 horas

Hospital de Famalicão assinala Dia Internacional do Voluntariado esta segunda-feira

A Associação do Voluntariado Hospitalar do Hospital de Famalicão vai celebrar, no próximo dia 5 de dezembro, o Dia Internacional...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Mercado Municipal recebe Mostras Comunitárias de Natal

O Pelouro do Associativismo da Câmara Municipal de Famalicão aliou-se à iniciativa Comunidades (En)Coro para promover as Mostras Comunitárias de...

Desportohá 17 horas

Seleção Nacional perde com a Coreia do Sul por 2-1 no Mundial 2022

Portugal conquistou hoje o Grupo H do Mundial de futebol de 2022, apesar de perder por 2-1 com a Coreia...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Cada vez mais empresas contratam pessoas com deficiência. A ACIP é quem as forma.

Aprender para crescer e ser capaz de agarrar uma oportunidade de emprego. Este é um dos objetivos da formação profissional...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES